O carnaval e as festas da Ilha da Madeira


  Madeira, Portugal, Funchal  2710 visualizações

Uma menina com cerca de 5 anos sai de casa de mãos dadas com seu pai. Perucas, chapéus, rostos pintados, sapatos grandes, roupas coloridas e largas. Os dois vestidos de palhaço saem a pé de casa para pular o carnaval no centro de Funchal, a capital da Ilha da Madeira.

O carnaval da Ilha da Madeira é o maior de Portugal e um dos mais famosos da Europa. E foi curioso ver as semelhanças e as diferenças com o carnaval brasileiro. Vou contar aqui pra vocês sobre isso ...

DUBBI  adicionou foto de Madeira,Portugal,Funchal Foto 1

  • Semelhanças e Diferenças

No Brasil a gente sabe que quase tudo para no Carnaval, que o evento faz o país pulsar e até mesmo quem não gosta muito da festa, de um jeito ou de outro, acaba sendo absorvido por ela.

Na Madeira o carnaval também é bem divertido. Nos postes de Funchal são colocadas caixas de som onde se toca música brasileira o dia inteiro! Sim, só toca música brasileira! É Beth Carvalho, é marchinha, é Raça Negra, é Ivete Sangalo ... o som realmente faz a gente se sentir no Brasil e eu achei isso fantástico!

Mas como você já deve suspeitar, o ambiente na Madeira é mais leve. E quando digo leve é que tem música, mas ela não é tão alta. Tem gente, mas não tanta gente. E mesmo adorando o carnaval no Brasil, vi coisas no carnaval madeirense que eu até gostei mais.

Uma das coisas que me chamou atenção foi o "Cortejo Trapalhão" - um desfile onde foliões se organizam para interagir com os expectadores fazendo sátiras, brincadeiras e, muitas vezes, fazendo protestos de um jeito muito engraçado. Alguns foliões se organizam e formam grupos com carros alegóricos, outros simplesmente montam sua própria fantasia e desfilam individualmente passando sua mensagem.

Vi grupos circenses, jovens satirizando empresas e governo, um homem vestido de abelha voando no topo de um carro alegórico e bebendo copos e copos de poncha - uma bebida feita com aguardente que é tradicional da ilha. Ri muito.

DUBBI  adicionou foto de Madeira,Portugal,Funchal Foto 2

É um teatro ao ar livre, com várias peças diferentes e um show de criatividade que arranca risadas e gargalhadas de quem assiste. E é muito bom que qualquer pessoa pode participar ou assistir. Tudo de graça.

  • Outras festas

Além do Cortejo Trapalhão, a programação de carnaval da Madeira também tem a noite do desfile principal com baterias, carros alegóricos e foliões com fantasias ornamentadas. Lembrando, que sempre de um jeito bem mais leve que o do Brasil ... mas tudo muito divertido!

E para quem quiser sentir ainda mais o espírito do carnaval da Ilha da Madeira, basta entrar na brincadeira das noites temáticas, como a noite hippie e a noite onde os homens se vestem como mulher e as mulheres se vestem como homem.

Tudo com muita paz e, de novo, muitas risadas.

Essa festa obviamente acontece entre fevereiro e março, mas a Ilha da Madeira é um destino com grandes festas e atividades culturais ao longo do ano. E já informando que a TAP tem voos diários e diretos entre Lisboa e a Ilha da Madeira, aqui vai uma lista com os principais eventos culturais e festas deste lugar tão incrível:

Abril e Maio: Festa das Flores

Junho: Festival do Atlântico (início do Verão)

Agosto e Setembro: Festival de Vinho

Outubro: Festival da Natureza 

Dezembro: A maior queima de fogos de Reveillon da Europa


E é por isso que se você me perguntar qual a melhor época para se visitar a Ilha da Madeira, a minha resposta é: o ano todo.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Caroline Ávila

Caroline Ávila comentou 5 anos atrás

Também me apaixonei pela Ilha Madeira :-)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Madeira, Portugal, Funchal,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.