O carnaval e as festas da Ilha da Madeira
Uma menina com cerca de 5 anos sai de casa de mãos dadas com seu pai. Perucas, chapéus, rostos pintados, sapatos grandes, roupas coloridas e largas. Os dois vestidos de palhaço saem a pé de casa para pular o carnaval no centro de Funchal, a capital da Ilha da Madeira.
O carnaval da Ilha da Madeira é o maior de Portugal e um dos mais famosos da Europa. E foi curioso ver as semelhanças e as diferenças com o carnaval brasileiro. Vou contar aqui pra vocês sobre isso ...
- Semelhanças e Diferenças
No Brasil a gente sabe que quase tudo para no Carnaval, que o evento faz o país pulsar e até mesmo quem não gosta muito da festa, de um jeito ou de outro, acaba sendo absorvido por ela.
Na Madeira o carnaval também é bem divertido. Nos postes de Funchal são colocadas caixas de som onde se toca música brasileira o dia inteiro! Sim, só toca música brasileira! É Beth Carvalho, é marchinha, é Raça Negra, é Ivete Sangalo ... o som realmente faz a gente se sentir no Brasil e eu achei isso fantástico!
Mas como você já deve suspeitar, o ambiente na Madeira é mais leve. E quando digo leve é que tem música, mas ela não é tão alta. Tem gente, mas não tanta gente. E mesmo adorando o carnaval no Brasil, vi coisas no carnaval madeirense que eu até gostei mais.
Uma das coisas que me chamou atenção foi o "Cortejo Trapalhão" - um desfile onde foliões se organizam para interagir com os expectadores fazendo sátiras, brincadeiras e, muitas vezes, fazendo protestos de um jeito muito engraçado. Alguns foliões se organizam e formam grupos com carros alegóricos, outros simplesmente montam sua própria fantasia e desfilam individualmente passando sua mensagem.
Vi grupos circenses, jovens satirizando empresas e governo, um homem vestido de abelha voando no topo de um carro alegórico e bebendo copos e copos de poncha - uma bebida feita com aguardente que é tradicional da ilha. Ri muito.
É um teatro ao ar livre, com várias peças diferentes e um show de criatividade que arranca risadas e gargalhadas de quem assiste. E é muito bom que qualquer pessoa pode participar ou assistir. Tudo de graça.
- Outras festas
Além do Cortejo Trapalhão, a programação de carnaval da Madeira também tem a noite do desfile principal com baterias, carros alegóricos e foliões com fantasias ornamentadas. Lembrando, que sempre de um jeito bem mais leve que o do Brasil ... mas tudo muito divertido!
E para quem quiser sentir ainda mais o espírito do carnaval da Ilha da Madeira, basta entrar na brincadeira das noites temáticas, como a noite hippie e a noite onde os homens se vestem como mulher e as mulheres se vestem como homem.
Tudo com muita paz e, de novo, muitas risadas.
Essa festa obviamente acontece entre fevereiro e março, mas a Ilha da Madeira é um destino com grandes festas e atividades culturais ao longo do ano. E já informando que a TAP tem voos diários e diretos entre Lisboa e a Ilha da Madeira, aqui vai uma lista com os principais eventos culturais e festas deste lugar tão incrível:
Abril e Maio: Festa das Flores
Junho: Festival do Atlântico (início do Verão)
Agosto e Setembro: Festival de Vinho
Outubro: Festival da Natureza
Dezembro: A maior queima de fogos de Reveillon da Europa
E é por isso que se você me perguntar qual a melhor época para se visitar a Ilha da Madeira, a minha resposta é: o ano todo.
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Caroline Ávila comentou 5 anos atrás
Também me apaixonei pela Ilha Madeira :-)