Poncha - A caipirinha portuguesa que você só encontra na Ilha da Madeira
Costumo dizer que se for viajar sem intenção de imersão cultural, é melhor ficar casa. Até porque, qual o sentido de visitar um lugar novo sem entender sua cultura e suas particularidades? Experimentar novos sabores é umas das coisas que mais me encantam em uma viagem, pois me apaixono ainda mais pelo local, e sinto-me em um percurso pelos sabores do mundo.
Quando cheguei na Ilha da Madeira, só pensava no pastel de Belém e no bolinho de bacalhau, queria comer o máximo possível , não sei porque, mas pensava que a culinária Portuguesa se resumia a isso e acabei descobrindo outras delícias inimagináveis, uma culinária rica em sabor e variedade.
Assim foi com os drinks também. Quem gosta de festa, como eu, deve achar que isso é bem importante. Pensava em consumir os meus vinhos Portugueses favoritos, mas acabei conhecendo a Poncha e me apaixonei mais uma vez. Bebida essa, que faz parte da história da Madeira desde o século XVI. Há controvérsias sobre a origem, mas o mais comentado é que a Poncha foi criada por pescadores que a tomavam para se aquecerem nas noites frias. Já uma outra versão diz que a bebida foi trazida da India pelos ingleses e uma terceira história conta que ela vem dos tempos das navegações portuguesas e castelhanas que criaram a poncha para aproveitar o limão que estragava com facilidade nas viagens.
A verdade é que independente da sua origem, a Poncha é uma bebida regulamentada pelo Governo da Ilha da Madeira desde 2014, portanto nem pense na possibilidade de comercializar fora daqui. Que tal aproveitar para conhecer essa ilha mágica e beber direto da fonte? A TAP tem ótimas opções de voos saindo de Lisboa, que nas minhas pesquisas, ainda é a forma mais econômica para conhecer a ilha.
Meu primeiro passeio aqui foi no bar da Barreirinha, onde pude provar essa “iguaria” alcoólica servida em um copo de 100mls, quase um shot, mas que é para tomar bebericando mesmo. Ele é feita com aguardente, suco de fruta (limão, laranja, tangerina e outras variações) e mel... Te lembrou alguma coisa? Sim! A nossa caipirinha é muito similar, e o sabor seria bem parecido se não fosse o mel, que faz toda a diferença.
A Poncha é um bebida muito popular em toda a ilha, e o preço varia de 1,30€ até 3,50€ cada copo, preço um tanto salgado se você comparar com a cerveja daqui, mas vale a pena cada centavo. Quase impossível trocar por qualquer outra coisa depois de provar. Ah! Não se esqueça de beber sempre com o copo na mão esquerda se estiver com um grupo de portugueses, se alguém começar a cantar: “mão direita, mão direita é pênalti!” prepare-se para beber a poncha toda em um gole só.
Uma dica: No centro de Funchal, você encontra uma das Ponchas mais tradicionais da ilha. A Farmácia do Bento, apesar do nome, é um bar-mercearia com um preço bem acessível. É lá que os locais se encontram para beber sua poncha.
Se pretende comprar umas garrafas para presentear no Brasil, lembre-se que a poncha tem que ser consumida no máximo em 1 semana, e não recomendo comprar as que vendem nos supermercados locais pois não é mesma coisa. O ideal é bebê-la fresca, assim como fazemos com a caipirinha.
Poncha, bebida para lembrar-se além das fronteiras...
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Caroline Ávila comentou 5 anos atrás
Também adorei esta bebidinha :-)