Lidar com a Crise


  Brasil, Europa, Ásia, América, América Central, América do Sul, África, Oriente Médio, Oceania

Olá amigos e amigas do Dubbi:

No momento de crise mundial que afetou o setor de turismo em cheio, cabe fazer uma boa avaliação do setor e seus seguimentos.

Como várias pessoas, sigo (sempre que possível) uma linha filosófica que mostra que o ser humano precisa de parâmetros para viver e que o que te acontece, tem 2 lados. Como uma brincadeira, bem simples de criança. Peça a uma pessoa para fazer o desenho mais simples que existe. Em tese é um circulo. Pergunte quantos lados tem um circulo? Aprendemos que circulo não tem lado, por não ter reta angular, no máximo no colegial, teremos a visão de trigonometria com tangente, cotangente, etc; mas, voltando a tese, sim tem 2 lados: interno e externo.

A vida humana tem a mesma conotação.

Deste princípio, o que avaliar no turismo, com essa crise?

Planejamento de uma viagem, exigirá mais delicadeza de avaliação nos detalhes.

Não no básico: passaporte, bilhete ida e volta, hospedagem, reservas, tickets, bilhetes, etc.

Mas, sim, seguro viagem, reserva financeira, opção de hospedagem alternativa, medicamentos, receitas médicas, contatos, pesquisas mais técnicas, são alguns lembretes que me vieram em mente nesse momento.

Reserva Financeira: Como tudo na vida de boa parte das pessoas, para viajar, o dinheiro é um fator limitante e importante. Fazer as contas dos custos e gastos são fundamentais, desde a compra da passagem, escolha do passeios, tipo de hospedagem, estilo de viagem, etc. Mas, com essa crise, deixa uma mensagem no ar: Tenha uma reserva de no mínimo de 5% a 10% do valor da viagem, ou do custo médio da sua viagem, uma reserva de 5 dias. Seja no banco, cartão travel, aplicação de fácil resgate, pois desse modo, mesmo não resolvendo o problema nessa crise atual, mas em um momento emergencial de viagem, terá mais calma para poder decidir e não ficar desesperado/atrapalhado e não conseguir concentrar-se no melhor a fazer. A reserva pode te dar uma segurança nesse sentido.

Hospedagem Alternativa: Independente do seu voucher de reserva, contato com o hotel, em todo caso, é bom ter um segundo ponto de hospedagem em cada localidade, como um emergencial. Pode ser que não gostem da hospedagem escolhida até mesmo o bairro do local ser desaconselhável, são alguns motivos simples para uma eventual mudança repentina, mas se voce não tem uma alternativa, terá que ficar procurando, pesquisando, fazendo ligações locais, novos deslocamentos pela localidade, etc; o que pode gerar stress, nervosismo, chateação na viagem tão desejada.

Seguro viagem: Muitos que viajam, sabem que para viagem internacional, as agencias de turismo, cias aéreas, cartões de crédito internacionais, tem seus parceiros de seguro viagem, mas quem aqui lê com calma as cláusulas e direitos/deveres. Numa situação dessas, se lembram que precisam fazer a prorrogação do prazo da data do seguro? No Brasil , é comum termos seguro saúde, seja por plano empresarial ou particular. Mas vocês sabem até onde abrangem? Se é local? Estadual? Nacional? Como proceder em caso de necessidade estando fora do seu domínio de cobertura?

Receitas Médicas: É fácil a nossa "farmacinha" particular, socar na necessaire, por na mala e resolvido. Já pensou em pessoas que precisam de remédios contínuos - asma, diabetes, coração, pressão, antidepressivos - que em um eventual problema regional, local, tenha que comprar e não tem receita. O que fazer? (em vários países, há regras diferentes de vendas de medicamentos ao consumidor).

Contatos: Normalmente, os apps ajudam nesse caso. Hospedagem, cia aéreas, transfers, passeios locais, restaurantes, basta baixar no celular e pronto. Desde que voce tenha wi-fi/ dados móveis internacional/local para usar. Mas, já pensaram em ter o telefone do Consulado Brasileiro no celular, dos países que voce irá visitar?

Pesquisas Técnicas: Todos que viajam, tem seus desejos de visitação. Alguns são tão específicos que já sabem , melhores dias, horas, tickets de entrada com descontos, dias que são gratuitos a visita, ingressos compartilhados com outros lugares, tudo bem explicado. Mas, lembram de verificar o tempo e temperatura da cidade, nos dias que estão visitando? Sabem se estarão, em época de feriado/dia comemorativo local/nacional? Eventual problema social na localidade como greve, protestos, passeatas?

Bom são algumas informações para ajudar no futuro.

Fernando Ceron

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil, Europa, Ásia, América, América Central, América do Sul, África, Oriente Médio, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.