Kunming, a cidade da "Eterna Primavera" (Relato de viagem).


  Kunming, China  2768 visualizações

Kunming é a capital da República de Yunnan na República popular da China e é conhecida como a cidade da "Eterna Primavera", devido ao clima moderado e pelas flores que florescem o ano todo (se você quer comprar flores, estará no lugar certo, são maravilhosas e muito baratas!).

Antes de chegar em Kunming eu realmente não imaginei o quão apaixonada eu ia ficar por aquele lugar mágico, essa é a palavra, MÁGICO. Cheguei quase meia noite no aeroporto, depois de um voo com muita turbulência, daquelas que você pensa que não vai chegar vivo (minha comida caia em cima de mim e as luzes piscavam, medo, rsrs), mas no final deu certo, desembarquei e procurei por um táxi, tinha uma fila enorme, não arrisquei pegar o ônibus porque não ia até o hostel e eu não tinha internet pra achar o caminho e não sabia se ia ter táxi onde eu ia descer (depois confirmei, não tinha). Enfim, tudo isso pra explicar porque peguei um táxi, haha. Entrei no táxi, mostrei o papel com o endereço e por cerca de 50,00 estava eu no "Kunming Cloudland International Youth Hostel", depois de quase 1 hora. 

Cheguei, paguei, peguei o cartão do quarto e subi, sentei por alguns minutos em frente ao quarto, em um sofá de frente pra varanda e simplesmente admirei aquele lugar, aquela névoa, aquela atmosfera e me dei conta de que eu tava na China e que eu tinha chegado ali sozinha, não sei se todo mundo sente essa sensação de realização ao chegar a algum lugar que queria muito, mas essa foi a minha sensação por naquele momento. Entrei no dormitório feminino, com 6 camas, meio perdida, as meninas estavam dormindo, tava tudo escuro e eu acabei acordando uma delas, sem querer, porque eu sempre tropeço em tudo, ela, muito gentil me mostrou minha cama e tentou achar a senha do wi-fi, sem sucesso (detalhe que todo o tempo que eu estive lá eu não tinha internet se não a do hostel, isso me rendeu algumas horas perdida por dia, haha), enfim, dormi, acordei, andei pelo hostel que paguei 23,00 por uma cama por noite e vi que tinha feito um bom negócio de cara. 

A melhor coisa de ficar hospedado em um hostel são as pessoas, a oportunidade de interagir com gente de diferentes culturas não tem preço. A maioria dos turistas em Kunming são asiáticos, logo não estranhe se as pessoas ficarem te olhando e algumas vezes até comentando algo sobre você na sua cara em chinês, eles não fazem isso por mal, simplesmente você não é um rosto comum por lá, e se for você é alta que nem uma girafa. como eu, se prepare, você será visto. Algumas vezes, se você pede uma informação pra alguém, é bem possível que depois essa pessoa peça pra tirar uma foto com você, isso aconteceu comigo várias vezes, já tava até pensando em ficar por lá e viver uma vida de fama, rsrsrs.

A moeda utilizada na China é o Yuan Renminbi chinês (CNY), eu levei em dólar e troquei parte em Seoul antes de embarcar e o resto fui trocando lá. Muita gente me diz "Ah, você deve ter comprado muita coisa né, porque na China é muito barato", então, não é bem assim. O que achei bem barato lá, na verdade não tinha uma qualidade tão boa, a cidade também é um paraíso pra quem quer comprar marcas caras, tem pra todos os gostos, mas se você quer algo mais barato, não vá esperando tanta qualidade, não tome isso como exemplo para outras cidades da China, pois minha amiga de Guangzhou me falou que roupa lá é muito barato e flores eram muito caras, ao contrário de Kunming, onde as roupas não eram tão baratas e você podia comprar flores a "preço de banana".

E por falar em bananas, as frutas da Cidade são as mais deliciosas que eu já comi na minha vida, são muito saborosas e muito baratas, pra quem não se dá bem com temperos diferentes e tem dificuldade para comer a comida local, nã dá pra errar comendo frutas fresquinhas que são vendidas no mercado do centro da cidade e até na subida das montanhas. 

Outra coisa que chama a atenção em Kunming é sem dúvida o trânsito, gente, vocês não tem noção da quantidade de motocicletas que existe, e que não respeita sinalização, só vai vendo, é carro, moto, tudo passando ao mesmo tempo, e eu, pobre pedestre tentando passar, rezando pra não me atropelarem. Eu sempre esperava até tá calmo pra passar, mas o ruim é que nunca ficava calmo, até que conheci um israelense no hostel que me explicou que eu simplesmente tinha que passar e eventualmente as motos iam parar (só não sabia se era antes ou depois que passassem por cima, haha). Cheguei a pegar uma carona em uma dessas motocicletas com uma aluna de medicina que conheci na cidade, posso dizer que foram os 40 minutos mais tensos e ao mesmo tempo divertidos da minha vida.

 Andando pela cidade, podemos ver o quanto os idosos em Kunming são ativos, estes sempre enchem as praças, dançando, cantando, jogando, se exercitando, chega a ser contagiante. Eu, frequentemente me juntava a eles pra dançar e o fato de eu não ser boa nisso não tinha muita importância pra eles, aproveitar o momento era a lei.

Não só os idosos, como todas as pessoas de Kunming ganharam meu coração, escrevendo aqui, ainda lembro com muito carinho das chinesas que dividiram o quarto comigo no hostel, das aulas de inglês que eu ministrava pra elas sentada na escada da cama, de como eu fui recebida e acolhida como se fosse um dos nativos quando participava das rodas de dança na praça, de como todos apontavam meus cadarços desamarrados e não descansavam até que eu amarrasse pra não cair. Kunming não é encantadora só por suas montanhas, florestas de pedra, flores, entre outros atrativos, as pessoas são a cereja do bolo e se você puder gastar pelos menos alguns dias na cidade vai conseguir perceber e guardar boas memórias desse lugar.

Ai vão algumas fotos ...

Natasha Esteves adicionou foto de Kunming,China Foto 1

Natasha Esteves adicionou foto de Kunming,China Foto 2

Natasha Esteves adicionou foto de Kunming,China Foto 3

Natasha Esteves adicionou foto de Kunming,China Foto 4

Natasha Esteves adicionou foto de Kunming,China Foto 5

 Natasha Esteves adicionou foto de Kunming,China Foto 6

Se quiserem saber mais sobre Kunming ou se tem alguma sugestão de post é só deixar embaixo ... :D

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

David Andrade

David Andrade comentou 6 anos atrás

Sensacional Natasha, uma inspiração para todos!! Parabéns :)

Natasha Esteves

Natasha Esteves comentou 6 anos atrás

Obrigada Davi, fico feliz que alguém gostou do meu relato, pois sou iniciante, haha :D

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Kunming, China,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.