Intercâmbio com 16 anos de idade: Porque você deve fazer intercâmbio o mais cedo possível


  Austrália, Oceania  2134 visualizações

Com apenas 16 anos de idade ele passou 1 ano fazendo intercâmbio na Austrália, longe dos pais, dos amigos e do conforto de casa. Você teria coragem? Ou melhor, você mandaria o seu filho para uma experiência como essa?

A maioria do pais que eu converso me dizem a mesma coisa: Jamais! Como ele vai se virar? E o risco de fazer coisas erradas? Com 16 anos é muito cedo!

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Austrália,Oceania Foto 1

Eu discordo! E o Rafa, que passou por isso, também. Quer descobrir por quê?

Esse é o terceiro episódio da série 10 Minutos no Sofá, e dessa vez o papo é justamente esse, porque você deve mandar o seu filho para um intercâmbio o mais cedo possível.


A série 10 Minutos no Sofá

Com objetivo de transmitir a essência de sair da zona de conforto, quebrar preconceitos e conhecer novas culturas, surgiu a série 10 Minutos no Sofá.

Uma série onde eu chamo uma galera pra bater um papo, pessoas que fizeram viagens transformadoras. Experiências que influenciaram o seu jeito de viver e seus valores.

Deixe-se levar pela conversa e inspire-se a Tirar a Bunda do Sofá.


10 minutos no sofá com Rafa

Para o terceiro episódio, busquei uma experiência totalmente diferente dos dois primeiros, que foram baseados em trabalho voluntário pelo mundo. Nesse, a transformação através da viagem veio ainda mais cedo, quando Rafa tinha apenas 16 anos.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Austrália,Oceania Foto 2

Rafa é um colega meu de tempo já, mas nunca tínhamos conversado a fundo sobre a sua viagem, e é claro que não podia deixar de bater um papo com ele para essa série.

Assista esse bate papo inspirador no video abaixo, ou se preferir, apenas ouça enquanto faz outra coisa.

 Intercâmbio cultural na Austrália com apenas 16 anos

Confira abaixo os pontos principais dessa conversa com o Rafa. Para saber tudo sobre essa incrível experiência, assista o video acima.

Quando teu pai deu a ideia, o que você pensou?

Rafa: Eu lembro que eu abracei a ideia na hora, em nenhum momento eu hesitei. Minha mãe não foi contra, mas ficou um pouco receosa, e já meu pai tinha na cabeça a ideia de que se ele pudesse ele teria feito também.

Quais foram os principais benefícios desse intercâmbio?

Rafa: A primeira coisa que vem na mente é a rede de contatos que você faz. Conhecer pessoas e a cultura delas. Teve pessoas que eu conheci lá e que depois de 5 anos me falaram “Rafa eu to indo pro Brasil”. Na hora eu falei: Fica aqui em casa. E isso é muito legal.

E além disso a maturidade que você desenvolve, a capacidade de se virar e se tornar uma pessoa mais responsável.

O que mudou no Rafael depois do intercâmbio?

Rafa: É difícil dizer “eu sou assim hoje devido ao intercâmbio”, mas sem dúvida essa experiência me deixou muito mais aventureiro. Eu vi que o mundo é muito pequeno e está ai para ser explorado. Todos os lugares que você visita estão sempre lá, é só você tirar a bunda do sofá e ir até ele.

---------------------------------------------------------------------------------------

Esses são apenas alguns pontos desse bate papo incrível que tive com o Rafa. Quer conferir a matéria completa? Clique no link abaixo. Além de mais perguntas, tem todo a conversa em video, com muito mais informação!

Intercâmbio com 16 anos de idade - Matéria completa!

Esse é o terceiro episódio, confira também os dois primeiros!

---------------------------------------------------------------------------------------

Quer mais conteúdo sobre viagem? Confira meu blog: Tire a Bunda do Sofá

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Daniel Leandro de Miranda Trento

Daniel Leandro de Miranda Trento comentou 6 anos atrás

A vida é curta, ainda bem que o Rafa descobriu cedo o que é realmente importante aqui: passar bons momentos e ser feliz. Parabéns.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Austrália, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.