Indo para Morretes de Trem


  Morretes, Paraná  3331 visualizações

Analúcia Batista adicionou foto de Morretes,Paraná Foto 1

O Rio de Janeiro tem Paraty, São Paulo tem Embu das Artes e Curitiba tem Morretes para chamar de sua cidade fofa estilo colonial com calçamento de pedras e casas antigas que hoje abrigam hospedagens, restaurantes, cafés e lojas de souvenir e artesanatos feitos em série que você tanto acha para comprar em Morretes, como em Paraty ou em Embu das Artes.

E o que Morretes tem de tão especial que faça com que vala a pena ir até lá?

Para começar uma viagem de trem. Com 130 anos de idade, a estrada de ferro é considerada umas das cem obras de engenharia mais importantes do Brasil e está localizada em uma das porções mais preservadas de Mata Atlântica do país. Túneis, pontes, picos e montanhas ligam Curitiba ao litoral do estado e é neste cenário que circulam a Litorina de Luxo e o Trem da Serra do Mar, dois dos passeios turísticos mais procurados no Paraná.

O ponto de partida da viagem é a Estação Ferroviária de Curitiba e o destino final é a histórica cidade de Morretes. A beleza do trajeto torna-se exuberante em trechos que passam pelo conjunto montanhoso do Marumbi, Cascata Véu da Noiva e tem como ápice a Ponte São João, inaugurada em 1885, e que até hoje tira o fôlego dos viajantes que passam pelo seu vão livre de 110 metros de altura.

O trem parte da estação ferroviária que está anexa a rodoviária da Curitiba, por isso, se você chegar na cidade de ônibus e quiser fazer esse passeio de trem já pode aproveitar a comprar as passagens lá mesmo na rodoviária. Comprar com antecedência de pelo menos 1 dia é uma boa ideia.

Eu escolhi pegar o trem que saia às 8:30 da manhã. Eu e mais todo mundo, porque a estação estava abarrotada. Naquele dia desceram para Morretes mais de 1000 pessoas que lotaram 22 vagões. Não tem necessidade de chegar muito cedo, chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência. A estação é bem pequena e se houver uma quantidade muito grande de pessoas para pegar o trem muitas ficarão para fora da estação esperando em pé. 

É bem comum fazer a viagem em um só dia descendo de trem para almoçar em Morretes e subir de volta a Curitiba de ônibus ou van, mas é bom lembrar que a viagem pode demorar até 4 horas e que o trem pode não sair exatamente as 8:30, por isso é bom marcar a volta para mais o final do dia para conseguir aproveitar bem a cidade.

Analúcia Batista adicionou foto de Morretes,Paraná Foto 2

A cidade de Morretes e cortada pelo rio Nhundiaquara o que confere a cidade lindas fotos de cartão postal e para aqueles que curtem esportes de aventura, uma agencia no centro da cidade oferece algumas opções para apreciar o rio dentro dele como canoagem e boia cross. Se você quer aproveitar o calor e se refrescar no rio não esqueça de levar toalha, roupa de banho e protetor solar. Mas caso você prefira curtir a cidade em terra firme existem muitas lojas de artesanato, cafés, sorveterias e barracas por todo o centro.

Analúcia Batista adicionou foto de Morretes,Paraná Foto 3

Morretes é conhecida por duas iguarias culinárias. Uma delas são as balas de banana encontradas na versão com e sem açúcar e vendidas por toda a cidade das barracas do centro até nos mercados. Outra delicia é o famoso prato paranaense chamado barreado que é servido em absolutamente todos os restaurantes da cidade. Esse prato é feito sempre com uma carne vermelha não muito nobre e essa carne é cozida em uma panela de barro por 12 horas junto com vegetais e alguns temperos entre eles o cominho que dá o sabor característico do prato. Ao final desse cozimento a carne estará desmanchando e extremamente saborosa. Para acompanhar a carne farinha de mandioca e banana cozida ou empanada e frita. Não deixe de experimentar o barreado quando estiver lá, vale muito a pena.

Analúcia Batista adicionou foto de Morretes,Paraná Foto 4

Em Morretes eu fiquei um dia, dormi na cidade e no dia seguinte eu segui para Paranaguá a fim de pegar o barco que vai até a Ilha do Mel e essa viagem eu contarei em outro post.

Na minha página do facebook eu coloquei mais fotos de Morretes e um vídeo que eu fiz durante a viagem de trem.

Um beijo, um browser, um aperto de mouse,

Ana

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Andréa Sâmia

Andréa Sâmia comentou 7 anos atrás

É realmente uma viagem de trem que vale a pena. Lindíssima. Amei fazer esse passeio até Morretes. Encantador

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Morretes, Paraná,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.