Eu não consegui parar de admirar a Pedra Azul, no Espírito Santo


  Domingos Martins, Espírito Santo  4933 visualizações

Ela está lá, enorme, imóvel, longe, ainda inacessível. Pela BR-262, que liga Vitória a Belo Horizonte, é possível avistá-la em alguns trechos da estrada. Se já dá para ter uma ideia de sua dimensão, ainda é muito pouco perto do que vem pela frente.

Mateus Souza adicionou foto de Domingos Martins,Espírito Santo Foto 1

 

Foto: Mateus Luiz de Souza

No ponto da pista em que se sai do asfalto e entra no paralelepípedo, o primeiro grande impacto. O paredão rochoso de 600 metros da Pedra Azul rompe o horizonte de maneira destemida. Juntas, a Pedra Azul, a Pedra das Flores e o Rabo do Lagarto formam uma ilha montanhosa de 1.900 metros de altura dentro do Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins. É um dos principais cartões-postais do Espírito Santo.

A pedra muda de tonalidade cerca de 36 vezes ao dia. O efeito ótico é provocado pelos musgos presentes em várias partes de sua casca, aliado a outros fatores como ângulo de incidência do sol, a umidade do ar e a quantidade de nuvens.

O percurso de aproximadamente um quilômetro até a entrada principal do parque demora muito mais do que deveria. Não porque tem animais na estrada ou cascalhos impedindo a passagem. Mas sim porque uma pausa a cada trinta segundos é quase um instinto humano, como sinal do encantamento e contemplação perante a imponente Pedra Azul.

Mateus Souza adicionou foto de Domingos Martins,Espírito Santo Foto 2

Foto: Mateus Luiz de Souza

Quando finalmente ele se convence a deixar o local e seguir viagem, logo na sequência vem um ângulo diferente da rocha. Mais alguns minutos de admiração e muitas outras fotos do smartphone. E esse ciclo sem fim se repete.

Tanto esforço pelo melhor ângulo é em vão. Nenhum supera o da entrada do parque. A Pedra Azul se mostra inteira. A imensidão cinza deixa turistas boquiabertos, em um estado ora hipnótico, ora contemplativo. Os detalhes que antes não podiam ser vistos com clareza, por causa da distância, agora vão surgindo um a um, conforme o olhar é direcionado para determinado ponto da rocha.

A riqueza de detalhes impressiona. Parece uma obra de arte da qual críticos analisam cada traço e todas influências possíveis. Aquele amigo intelectual diria que se trata de uma mistura do caos de Guernica com os traços perfeitos de Monalisa.

Mateus Souza adicionou foto de Domingos Martins,Espírito Santo Foto 3

Foto: Mateus Luiz de Souza

A Pedra Azul não chega a ter 90ºC, mas possui um quê de chapada em seus ângulos quase retos. Três marcas paralelas, meio inclinadas, formam um desenho que lembra a garra do Wolverine. É a erosão do vento, claro, mas as mentes mais férteis podem imaginar um ataque de urso gigante em uma guerra do reino animal madrugada adentro.

A ação do vento também criou marcas permanentes por toda a fachada da Pedra Azul, e uma série de buracos alojados do lado direito dela não me deixa mentir. Formou-se uma espécie de toca permanente para os pássaros. Contei 30, mas é daquelas coisas que não existem um número certo, o que vale é a conta individual de cada um.

Mateus Souza adicionou foto de Domingos Martins,Espírito Santo Foto 4

Foto: Mateus Luiz de Souza

O tamanho é tão grande que a gente perde a dimensão: caberia uma pessoa lá dentro? Sim, uma das tocas, em forma de coração, tem oito metros de altura e quatro metros de profundidade. Inclusive, um casal, nos anos 90, dormiu dentro do coração. Mais simbólico impossível.

A dupla aproveitou quando ainda era permitido escalar as pedras pela frente. Hoje em dia os esportes radicais só estão liberados na parte de trás da Pedra Azul.

Justo, a nossa foto do Instagram não merece cordas e pessoas estragando a harmonia da natureza ali presente.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Rosimara Marinho

Rosimara Marinho comentou 7 anos atrás

Ah a Pedra Azul é de fato encantadora!

Cesar Pinheiro

Cesar Pinheiro comentou 7 anos atrás

Ótimos restaurantes na Rota do Lagarto e ótimos hotéis no entorno do Parque! Eu gosto muito de Pedra Azul e de Venda Nova do Imigrante, não muito distante dali.

Rhode Tatiane Ramos

Rhode Tatiane Ramos comentou 7 anos atrás

puts... incrível!!! fiquei morrendo de vontade de conhecer. e, se Deus quiser, será logo.

Herica Lima

Herica Lima comentou 5 anos atrás

olá pessoal!Vou a Vitoria em junho e gostaria de passar uns 2/3 dias em Pedra azul.Mas não vou de carro.Existe opções de restaurantes e lanchonetes por perto?

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Domingos Martins, Espírito Santo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.