Ah Minas Gerais..


  Conceição do Ibitipoca, Minas Gerais, Brasil  2385 visualizações

Faz exatamente um ano que fui para Conceição de Ibitipoca e esse lugar me deixa com saudade até hoje.

Sola no Mundo  adicionou foto de Conceição do Ibitipoca,Minas Gerais,Brasil Foto 1

Viu, é por isso que eu amo tanto viajar, por que nenhuma festa nem nota alta e nem carinha nenhum me fez sentir assim, um ano de lembrança.

Eu amo viajar com meus amigos e fazer um churrasco e tal, mas viajar com a minha familia teve muita beleza. Fui com minha mãe e duas tias. Uma companhia que para muitos parece meio chata, mas para mim não poderia ter sido melhor. 

Sabe, minha paixão por ecoturismo, trilha e natureza veio delas. Com uns 10 anos eu lembro de elas me levarem para conhecer a Serra do Japi e a partir de lá eu nunca parei de achar a sensação de calçar o tenis com o pé meio molhado de cachoeira uma das melhores.

Sola no Mundo  adicionou foto de Conceição do Ibitipoca,Minas Gerais,Brasil Foto 2

Fazer trilha para mim é uma forma de meditação. De levar meu corpo em um limite diferente, não é só a caminhada, é o sol na cabeça, a sede, o "desconforto". Mas é isso que torna a praia ou a cachoeira do fim do caminho se tornarem um dos meus desejos de algum gênio da lâmpada fácil, fácil.

Esse tipo de experiência dinheiro nenhum compra, até por que ninguém pode fazer por você. Uma curiosidade é que por mais que você esteja acompanhada, fazer trilha é uma experiência solitária. Você, seu corpo e sua mente.

Sola no Mundo  adicionou foto de Conceição do Ibitipoca,Minas Gerais,Brasil Foto 3 

Voltando a essa minha viagem, Conceição de Ibitipoca é uma pequena cidadezinha com ruelas de paralelepípedos e barzinhos em que os donos são claramente ex-viajantes que resolveram sossegar por lá.

A cidade tem uma Igrejinha e o melhor dela: é cercada por um mar de montanhas típico, bem mineiro, por todos os lados.

Nós ficamos na pousada Alto dos Manacás (coisa boa de ir com a família) hehehehehe, a pousada é a coisa mais linda com chalézinhos, entre o Parque Estadual e a cidade e com um café da manhã demais. Lá no Parque mesmo tem camping, o que teria sido a minha opção normalmente.

Sola no Mundo  adicionou foto de Conceição do Ibitipoca,Minas Gerais,Brasil Foto 4

Ah o Parque Estadual de Ibitipoca....foi amor a primeira vista!

O Parque tem três opções principais de caminhos. Mas tem também outras opções como uma prainha para os mais deboistas.

O primeiro caminho é o do circuito das águas, é uma trilha bem fácil, acho que de uns 30 minutos. Ela dá na cachoeira dos macacos e você segue descendo com lindos paredões a sua esquerda e volta por cima deles.

Sola no Mundo  adicionou foto de Conceição do Ibitipoca,Minas Gerais,Brasil Foto 5

O segundo é para o Pico do Peão que tem uns 5 km e de dificuldade média. Tem uma gruta e quanto mais eu subia, mas longe dava para enxergar e parecia que todos os meus pensamentos se calavam.

Sola no Mundo  adicionou foto de Conceição do Ibitipoca,Minas Gerais,Brasil Foto 6

O terceiro caminho tem a trilha mais famosa e uma das mais longas também, rumo a Janela do Céu! Êta lugarzinho mágico, já tinha visto foto de lá e achado bonito, mas chegando lá tive uma surpresa. A água estava gelaaaaada mas ninguem ligou muito, por que como disse, a trilha foi longa! Da cachoeira, que fica láaa em cima dava para ver o parque inteiro, e que visu! Show!

Sola no Mundo  adicionou foto de Conceição do Ibitipoca,Minas Gerais,Brasil Foto 7

A água tem um tom alaranjado no parque todo e a natureza do caminho estava estonteante, lá tem cachoeira, tem caverna, animaizinhos, flechas desenhadas no chão, um céu de dezembro bem azul com núvens fofinhas, nenhum sinal de chuva e muita gente bacana.

Tá aí, as pessoas..é incrível isso, parece que quem faz trilha entra em um clube de pessoas extraordinárias, pelo menos para mim, esse definitivamente é o "meu tipo de pessoa". Gente que sorri, que ajuda, que "pisa aqui que tá mais firme" gente que fala de coisas lindas e diferentes que viveu por aí. 

Sola no Mundo  adicionou foto de Conceição do Ibitipoca,Minas Gerais,Brasil Foto 8

Eu recomendo demais esse destino, acho que dá pra conhecer bastante coisa entre 3 e 4 dias. Prepare a sua garrafinha, um tenis bom, um sorrisão e me liga!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Raquel, belo passeio. Escolheu bem o local. Parabéns!

Marcos Arata

Marcos Arata comentou 7 anos atrás

Muito bacana!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Conceição do Ibitipoca, Minas Gerais, Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.