África do Sul de A a Z (Um guia com dicas de acomodação, passeios, tours, gastronomia e informações úteis)


  África do Sul  1606 visualizações

Um guia de A a Z com inúmeras dicas interessantes sobre o que fazer na África do Sul ( De Porto Elizabeth, rota jardim a Cidade do Cabo) baseado na minha experiência pessoal ao longo de 28 dias no país:

A

Addo Elefante Parque
O terceiro maior parque de vida selvagem da África do Sul abriga mais de 600 elefantes e diversos outros animais. Por ser menor que o famoso Kruger, é possível avistar os animais mais facilmente, além de ser uma ótima opção para quem for fazer a Rota Jardim, devido a sua proximidade com Port Elizabeth.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 1

Africamps tenda
Uma das acomodações mais inusitadas na África do Sul é certamente se hospedar em uma tenda com todo luxo e conforto. Com capacidade para até 5 pessoas, a tenda possui lareira, aquecedor, cama aquecida, wc com chuveiro quente, cozinha completa com fogão e geladeira, além de um belo deck de frente para uma paisagem incrível na semi-desértica região de Outdshoorn.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 2

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 3

Site: https://www.africamps.com/farm/oudtshoorn-klein-karoo/

B

Birds of Eden
Santuário de aves que abriga mais de 3.500 pássaros, localizado na pitoresca região rural The Crags. O visitante circula através de passarelas de madeira suspensa observando de pertinho uma variedade de espécies de aves que vivem livremente em uma floresta.

Site: http://birdsofeden.co.za/

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 4

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 5

C

Carruagem na vinícola
Uma carruagem semelhante as que eram usadas no século XVII, leva os visitantes para uma degustação de vinho, azeitona, azeite e chá gelado em uma vinícola localizada na região do The Crags. Este passeio também pode ser feito por crianças, quando são servidas bebidas não alcoólicas.

Site: https://www.horseridinggardenroute.com/horse-drawn-carriage-tour-at-bramon

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 6

D

Dieu Donne
Vinícola com uma formidável vista localizada na cidade de Franschhoek, possui diferentes ambientes onde o visitante pode degustar vinhos ou mesmo almoçar. A comida é muito saborosa, preços medianos mas o ambiente é de muito bom gosto.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 7

E

Enricos
Belo restaurante de frente para o mar em Plettemberg Bay, possui uma área externa com uma vista fabulosa, bom atendimento e preços convidativos. A praia situada em frente ao local é belíssima principalmente para ver o pôr-do-sol.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 8 

F

Four Fields Farm
Uma acomodação muito charmosa localizada na região do The Crags, possui um belo jardim com a natureza abundante ao redor. A dona do local cuida de cavalos que estão já “aposentados”. Ótimo preço e ideal para quem busca sossego.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 9

F

Franschhoek
Cidade encantadora de colonização francesa, repleta de vinícolas e atrações relacionadas a enocultura. Na rua principalmente da cidade, encontram-se restaurantes, bancos, cafés, mercados e outros tipos de comércio. O visitante pode se hospedar nessa região central ou mesmo nos arredores em áreas mais afastadas.​

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 10

 G

Grande Provence
Uma sofisticada vinícola em Franschhoek com diversas obras de arte no jardim. O local é muito elegante, os preços um pouco acima da média se comparar com outras vinícolas e o acesso a ela pode ser feito em um bonde antigo, caso esteja fazendo um tour específico de vinícolas muito popular na cidade.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 11

 H

Horse back trail
Cavalgada realizada em uma região arborizada no The Crags, onde o visitante tem a chance de conhecer melhor a região. Ao longo do passeio, temos a chance de passar por vilarejos, fazendas e mesmo trilhas na mata. Dependendo da duração do tour pode incluir um piquenique nos jardins do luxuoso hotel Kurland.

Site: https://www.horseridinggardenroute.com/scenic-trails

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 12

Hout Bay

Baía da Cidade do Cabo de onde partem diversos passeios de barco para avistar as focas e outros animais. É um local interessante para aqueles que têm interesse apenas em fazer algum passeio marítimo.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 13

I

Ilha Robben
A famosa ilha onde o ex-presidente Nelson Mandela esteve preso por quase 30 anos. Não visitei a ilha pois achei caro. Além disso um sul africano me confessou que os guias são ex-detentos da ilha e alguns deles desenvolveram “neuroses” (como aquelas de guerra) após tantos anos preso… logo, dependendo do guia o passeio pode ser interessante ou ter um
efeito contrário.

J

Jukani
Santuário de felinos localizado na região que possui a maior concentração de santuários  de animais selvagens da África do Sul: The Crags. Os animais vivem em espaços amplos e com vegetação que reproduz com autenticidade o habitat natural dessas criaturas. Todos os felinos foram resgatados de maus tratos, tendo uma nova chance no santuário. A visita é guiada e o local possui leões, tigres, cheetahs, leopardos, pumas e até a nossa onça está lá.

Site: http://www.jukani.co.za/

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 14

 K

Kurland Polo Estate
Hotel luxuoso e de excelente bom gosto localizado na região The Crags. Quem faz a cavalgada pode optar por almoçar ou fazer um piquenique no local mesmo não sendo hóspede. Eu optei pelo piquenique que é bastante farto e com uma boa variedade de opções desde saladas, sanduíches e sobremesas servidas nos jardins do hotel.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 15

 Knysna Heads viewpoint

Um aprazível mirante em Knysna, de onde podemos admirar as belas paisagens da cidade, desde grandes rochedos até o mar e algumas praias que parecem quase privativas. Um lugar ideal para tirar fotos e sem custo de entrada.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 16

L

Lavanderia (Dica)
Raramente o visitante encontrará aquelas conhecidas lavanderias automáticas que funcionam inserindo o dinheiro em um compartimento específico n​as máquinas. Na África do Sul o sistema é outro, a maioria das acomodações que oferecem esse serviço, dão um sacola do tamanho de uma fronha de travesseiro para o hóspede, daí basta encher a sacola com as roupas que deseja lavar, sem extrapolar o tamanho da mesma. Na maioria dos locais, o valor é bem barato e, dependendo da acomodação, eles também passam a roupa.

M

Monkeyland
Santuário de macacos localizado no The Crags, que abriga mais de 700 primatas que vivem livremente em uma imensa floresta. Durante a visita guiada, o visitante tem a chance de vê-los de pertinho enquanto caminha por uma trilha sinalizada, porém não pode tocá-los. Os macacos transitam tranquilamente entre nós, sem se importar com a nossa presença, além disso diferentes espécies convivem em harmonia. Todos os primatas foram resgatados de zoos, pet ilegal e até de laboratórios, além disso o Monkeyland, Birds of Eden e o Jukani são organizações sem fins lucrativos que baseiam-se somente no eco turismo sustentável.

É um passeio divertido e que agrada todas as idades, basta gostar de animais, também é possível comprar um ticket combo e visitar os 3 santuários citados.

Site: http://www.monkeyland.co.za/

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 17

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 18 

Moonshine on whiskey creek
Aconchegantes chalés de madeira com vista para uma estonteante floresta no The Crags. Os chalés possuem diferentes tamanhos, para casais​​ a famílias, são bem decorados e todos possuem lareira e cozinha completa. Além disso as camas utilizam manta elétrica, excelente para as noites frias e que eu desconhecia a existência. Boas tarifas também.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 19

Marine Eco Tour

Passeio de lancha de alta velocidade na cidade de Knysna. A embarcação parece flutuar sobre as ondas do mar, onde o visitante tem a chance de ver a fauna marinha desde focas, golfinhos, pinguins e outros animais. Dependendo da época do ano, é possível ver baleias e tubarões também. Ideal para quem curte aventura.

Site: https://www.oceanodyssey.co.za/tours/marine-eco-tour/

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 20

N

Nature´s Valley
Uma bela região e também estância de férias, possui uma imensa lagoa onde as pessoas praticam canoagem e praias fascinantes quase desertas. Está rodeada pelo conhecido Tsitsikamma National Park, no tranquilo vilarejo muitas casas grandes e um único mercado. É um local mais interessante para se visitar do que se hospedar.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 21

O

Outdshoorn
Um dos lugares mais exóticos da África do Sul, a sensação é de estar no Velho Oeste, literalmente. Com uma área semi-desértica, a região árida encanta visitantes com suas belas montanhas​ e vegetação rasteira. O criação de avestruz é a principal economia da cidade, aliado ao turismo, onde é possível fazer safaris para ver os graciosos suricatos em seu habitat natural ou mesmo visitar fazendas não comerciais de criação de avestruzes. Cidade imperdível.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 22

P

Praias: Clifton bay e Camps bay​
São as praias mais badaladas da Cidade do Cabo, os mais animados se banham nas águas geladas e os mais corajosos surfam mesmo havendo o risco de tubarões. A orla de Camps Bay esta repleta de bares e restaurantes interessantes (e nem tão caros assim) e o hop on hop off cityseeing passa em frente a essas praias; melhor assim, pois a presença de flanelinhas é constante. Já a praia de Clifton bay esta dividida em 4 partes por pedras e cada parte atrai públicos diferentes desde famílias, gays, esportistas etc. Clifton Bay é considerada a área mais cara para se viver na Cidade do Cabo, sendo um reduto da classe média alta do país.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 23

Q

Quadriciclo
Para os amantes de aventura, o passeio de quadriciclo na floresta de Tsitsikamma é pura diversão. A floresta possui árvores centenárias, riachos e, se tiver sorte, poderá ver alguns animais selvagens que habitam a região. Pilotar um quadriciclo é muito simples, pois ele não tem marcha e o guia que acompanha o tour dá informações úteis sobre a região, mas o mais legal mesmo é pilotar a potente motoca ao longo de aproximadamente 16 km na natureza.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 24

R

Rota 62
Uma extensa rota para aqueles que estão a caminho de Outdshoorn. Qualquer semelhança com a famosa rota americana 66 é uma mera coincidência, não espere achar ao longo do caminho postos de gasolina ou restaurantes, a vegetação árida​ domina a região, sendo possível até avistar animais selvagens ao longo do trajeto.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 25

S

Storms River
Vilarejo localizado nas imediações do Tsitsikamma National Park, com várias pousadas, restaurantes e passeios de aventura como o quadriciclo, bungee jumping e outros. A maioria dos brasileiros apenas visitam o local de passagem.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 26

T

The Crags
É uma bela região rural que possui a maior concentração de santuários de animais selvagens e o turismo rural é parte da economia local. Está situada entre Plettemberg Bay e Nature’s Valley, tendo uma abundante natureza ao redor. A maioria dos brasileiros apenas conhecem essa magnífica localidade de passagem quando estão seguindo pela Garden Route,​ porém é um lugar que vale a pena ficar alguns dias e curtir uma atmosfera mais selvagem/rural.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 27

U

Umi
Um restaurante badalado localizado na orla de Camps Bay de frente para o mar. O local mistura clássicos da culinária oriental e, apesar da localização privilegiada, não é caro.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 28

V

Victoria & Albert Waterfront
Um dos locais mais conhecidos da Cidade do Cabo, um complexo turístico repleto de lojas, restaurantes, bares, galpão gastronômico, shopping, a famosa roda gigante e os conhecidos passeios de barco.​​

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 29

W

Wine Tram
Numa tradução literal poderíamos chamar de “Trem do vinho” e de fato essa é a proposta desse passeio considerado um dos mais populares de Franschhoek. O visitante escolhe 1 rota dentre 6 (representada por cores), cada rota abrange um número X de visitas a vinícolas, tendo o visitante que escolher quais vinícolas deseja visitar.

O ônibus passa nas vinícolas a cada 1 hora para deixar/pegar visitantes e, caso o visitante deseja ficar mais tempo em uma vinícola específica,​ sem problemas, sobra menos tempo para visitar as outras.

Eu recomendo a rota vermelha, além disso considero as vinícolas Leopard’s Leap (ótima qualidade e preço), Dieu Donne (excelente para almoço), Rickety Bridge (bela paisagem e bons vinhos) e Grande Provence (a mais bela e sofisticada dentre todas mencionadas) como sendo as melhores opções dessa rota. Para estas duas últimas vinícolas o transporte até elas é feito em um trator que puxa um vagão com assentos e também de bonde, aliás um belo e antigo bonde que lembra os de Nova Orleans. Este passeio é muito popular entre os brasileiros que visitam a região.

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 30

Wild Spirit backpacker lodge
Um hostel que possui uma “vibe” hippie situado no meio de uma floresta no The Crags. As áreas comuns são interessantes e criativas, usando matérias primas da natureza. Um velho caminhão foi transformado em um palco e um chuveiro externo e uma piscina feita de pedra dão charme ao lugar que estava repleto de jovens.

Mesmo quem não está ​hospedado no local pode visitá-lo para tomar um café da manhã natureba como eu fiz, além do alojamento coletivo, algumas pessoas também acampam (não sei como suportaram o frio a noite). É um local para mochileiros que não estão se importando com a ausência de conforto e, pelo o que eu notei, nem com a ausência de limpeza…

Andre Araujo adicionou foto de África do Sul Foto 31

X

Xhosa
O xhosa é um dos idiomas oficiais da África do Sul (dentre vários que existem), além de ser um dos idiomas oficiais do Zimbábue, embora não seja muito falado na terra do Mugabe.

Z

Zulu
É uma língua originária do povo Zulu, além de ser uma das 11 línguas oficiais na África do Sul.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para África do Sul,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.