A estrada Cunha-Paraty reabriu… e é sensacional


  Cunha, Paraty  24202 visualizações

A notícia veio no início de julho deste ano: a pavimentação da estrada que liga Cunha (SP), a cidade das cerâmicas, a Paraty (RJ) havia sido concluída e reaberta ao tráfego. Aproveitei uma ocasião nobre (um ano de namoro) para ir testá-la. Tudo o que conto a seguir aconteceu no dia 27 de agosto de 2016, e espero profundamente que a administração pública cuide bem a ponto de não precisar fechá-la novamente. A seguir, tudo que você precisa saber para curtir a estrada Cunha-Paraty

Para começar, a vista da estrada Cunha-Paraty. (essa vista é da Pedra da Macela, mas em pelo menos dois momentos da estrada a vista é bem parecida. Infelizmente, não consegui registrar em fotos). 

Mateus Souza adicionou foto de Cunha,Paraty Foto 1

A estrada Cunha-Paraty pode ser dividida em três trechos (lembrando que estamos falando para quem faz o sentido Cunha-Paraty). No trecho 1, no estado de São Paulo (SP-171), são cerca de 30 km e é totalmente pavimentado e sinalizado, com as melhores condições possíveis. Motoristas de carro tomem muito cuidado com ciclistas, que circulam por ali o tempo todo.
Mateus Souza adicionou foto de Cunha,Paraty Foto 2

Nesse trecho, o Lavandário (fotos abaixo) e o Contemplário são dois lugares legais para parar. O nome é óbvio: ambos têm lavanda e vistas maravilhosas para contemplar. No Lavandário, em meio a serras que se perdem de vista, dá para ver uma pequena marca urbana, que é a cidade de Cunha. 

Mateus Souza adicionou foto de Cunha,Paraty Foto 3

Mas a grande atração mesmo é a pedra da Macela, pico de 1.800 metros com vista para o mar na região de Paraty. Mas programe-se bem, pois gasta-se cerca de uma hora de caminhada na subida. Importante ressaltar que as três paradas não têm placas avisando com antecedência (a não ser em Cunha). Portanto, ande esperto para não passar do ponto de entrada.
Mateus Souza adicionou foto de Cunha,Paraty Foto 4

 O trecho 2 da estrada Cunha-Paraty, na RJ-165, é o que causava os problemas. Ele corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina e tem quase 10 km dentro do parque. Essa porção de estrada passou por um intenso tratamento, e um dos pontos altos é calçamento de paralelepípedos (a estrada ainda está cheirando nova, uma delícia).
Mateus Souza adicionou foto de Cunha,Paraty Foto 5

Fique esperto com as restrições de horário: só é possível circular das 7h às 17h. Um dos motivos do limite é a circulação de animais, principalmente no crepúsculo (alguns trechos contam com telas do lado, para que os bichos não entrem na pista).

Por último, o trecho final da estrada Cunha-Paraty, até a cidade litorânea. É o mais roots de todos, logo após sair da área do parque. O tamanho da pista diminui, e a qualidade também. É possível ver vários buracos ao longo de mais 10 km, mas nada também que chegue a ser o fim do mundo. No entanto, que seria bom uma reestruturação, seria.
Mateus Souza adicionou foto de Cunha,Paraty Foto 6

No total, são 50 km feitos em pouco mais de uma hora (sem paradas). Mas o bacana mesmo é não contar os minutos. Fiz em mais de duas horas, com várias paradas.

Ah, legal comentar que todos os comerciantes de Cunha e Paraty com quem conversei estão animadíssimos com a reabertura da estrada Cunha-Paraty, pois ela já está gerando um intenso fluxo de turistas.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Boa dica Mateus. Fiz essa estrada na su fase ruim e cheia do abismo e pedregulhos. Era um pesadelo. Se está boa de circular, o inicio da Estrada Real, está completa. Me incentivou a refaze-la. Abçs.

Eliane Souza

Eliane Souza comentou 7 anos atrás

Mateus fiz esse percurso em 2013 e mesmo com a condição ruim desses trechos foi uma aventura e adorei, agora com a sua notícia fiquei com muita vontade de voltar.

Mateus Souza

Mateus Souza comentou 7 anos atrás

Caros Fernando e Eliane, podem voltar para a estrada, quando terminar 100% estará ainda melhor, mas acredito que já está bem melhor do que quando vocês foram! Abraços

Maria Alice Bettocchi

Maria Alice Bettocchi comentou 6 anos atrás

Olá Mateus, adorei sua postagem. Conheço as 2 cidades mas nunc fiz a travessia. Tinha poucas recomendações. Agora estou montando uma agência de "passeios" assim gostaria de saber se uma van passa bem pelo trecho de Paraty.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Cunha, Paraty,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.