10 CACHOEIRAS PARA CONHECER EM SÃO PAULO


  São Paulo  9980 visualizações

Muito se engana quem acha que tem que ir para as Chapadas para ver o que é cachoeira de verdade. Os paulistas têm uma rica variedade de quedas d'água para tomar um banho energizante, fazer esportes radicais ou apenas admirar a força da natureza. 

Para facilitar a tarefa de quem é do estado (e também da turma de fora que queira explorá-lo), a gente selecionou dez cachoeiras que vão deixar a sua alma mais purificada que as dos caras do Planta e Raiz. 

Cachoeira do Bracuí

Antonio Mammi adicionou foto de São Paulo Foto 1

Isso mesmo. O poço de banho dessa cachoeira monumental, cujas 5 quedas d'água somam 1.100 metros tem uma vista incrível para o mar da Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis/RJ.

Essa maravilha fica na região da Serra da Bocaina e é de fácil acesso para quem estiver visitando as cidades de Bananal, São José do Barreiro ou Arapeí. Para chegar lá, pegue a rodovia SP-247 a partir de Bananal (a 323 km de São Paulo), seguindo as placas turísticas. São 38 km de estrada ao todo (27 km de asfalto e 11 km de terra).

Depois de 40 minutos a 1 hora de trilha de intensidade leve, você vai se deparar com o visual da foto. Tá bom ou quer mais?

Cachoeira do Itambé

 Antonio Mammi adicionou foto de São Paulo Foto 2

Localizada na minúscula Cássia dos Coqueiros, cidadezinha de 2,6 mil habitantes próxima à Mococa (a 290 km de São Paulo), a cachoeira tem queda livre de 84 metros e as imediações são cheias de trilhas e áreas ideais para campings. A trilha para o poço de banho é bem íngreme e a descida na ida vai dar uma certa aflição, mas depois é só correr pro abraço e sentir a energia cinética direto no cocuruto.

Cachoeira do Elefante

 Antonio Mammi adicionou foto de São Paulo Foto 3

Quem visitou os Couros na Chapada dos Veadeiros durante a época de cheias vai entender que o banho não é uma algo obrigatório para curtir a beleza de uma cachoeira. Para o motorista que estiver passando pela Mogi Bertioga na altura de Biritiba Mirim (a 51 km de São Paulo), é simplesmente impossível não notar um volume d'água monstruoso caindo feito avalanche em meio à Mata Atlântica.

A trilha fica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e é bem complicada, de dificuldade alta e com grande quantidade de animais e bifurcações. Recomenda-se ir de manhã bem cedinho e iniciar a volta antes das 14 horas. Se houver previsão de chuva, adie seus planos. Há risco de tromba d'água e a chance de dar ruim é grande.

Para informações mais detalhadas, clique aqui.

Lagoa Azul

 Antonio Mammi adicionou foto de São Paulo Foto 4

Por causa do intenso processo de industrialização na região nos anos 80, para muita gente Cubatão virou sinônimo de poluição. Mas nem todas as suas belezas naturais foram afetadas: a Lagoa Azul, bela cachoeira com queda de 30 metros e poço de banho deslumbrante, é uma opção acessível e próxima a São Paulo (cerca de 70 km).

A trilha é puxadinha: 8 km entre subidas e descidas que, a depender da sua experiência e físico, leva de 2  a 5 horas.

Não seja panguão: a região não é das mais pacatas e há relatos de assaltos. Evite acampar na área e se planeje para voltar antes de escurecer.

Queda do Meu Deus

 Antonio Mammi adicionou foto de São Paulo Foto 5

Não, você não está em um cenário de "O Senhor dos Anéis". Localizada em Eldorado (a 241 km de São Paulo), essa queda de 53 metros foi batizada com a primeira expressão que veio à cabeça do seu primeiro desbravador.

Sua origem está numa área fechada no interior da Caverna do Diabo. Para chegar lá, uma caminhada de dificuldade média e diversas outras atrações, como piscinas naturais e algumas quedas menores.

Saltão

Antonio Mammi adicionou foto de São Paulo Foto 6

Em Itirapina (a 213 km de São Paulo), na região de Brotas, essa queda de 75 metros tem poço propício para banho e um visual arrebatador. Como fica em uma propriedade particular, o Parque Cachoeira do Saltão, são cobrados R$ 15 de entrada.


Além da cachoeira, há outras opções de divertimento, especialmente para os aficcionados por esportes de aventura: trilha, mountain bike, rapel e tirolesa são algumas das opções para os visitantes.

 Cachoeira do Sem Fim

 Antonio Mammi adicionou foto de São Paulo Foto 7

Localizado no Complexo do PETAR, em Iporanga (a 315 km de São Paulo), é um conjunto de quedas pequenas que se espraia por 6 km mata adentro. O forte são as piscinas, muito agradáveis para banho, e as formações propícias para a prática do rapel.

Cachoeira da Usina 

Antonio Mammi adicionou foto de São Paulo Foto 8

Se você morar na capital do Estado, não vai acreditar que a paisagem acima fica na mesma cidade da Radial Leste. Longe cerca de 50 km do centro de São Paulo, essa bela cachoeira fica no Marsilac, no Extremo Sul. 

Para chegar lá, você terá que fazer uma bela trilha de 9 km, que mescla a natureza e a interferência do homem - de prainhas de água doce a trilhos de trens desativados.

Cachoeira dos Veados

 Antonio Mammi adicionou foto de São Paulo Foto 9

Quem entrar no Parque Nacional da Serra da Bocaina pela portaria de São José do Barreiro (a 268 km de São Paulo) vai ter que camelar 20 km até se deparar com a paisagem acima. Três quedas d'água que somam 200 metros de altura formam aquela que é considerada a mais bela cachoeira da Serra da Bocaina. 

Cachoeira dos Pretos

Antonio Mammi adicionou foto de São Paulo Foto 10

No meio da Serra da Mantiqueira, a Cachoeira dos Pretos é uma queda d'água de cerca de 154 metros em Joanópolis (a 122 km de Sâo Paulo). Uma das maiores cachoeiras do estado, ali se encontra a nascente do Rio Piracicaba.

Além das corredeiras e quedas d'água, há um poço para banho ideal para relaxar com o seu isopor de cerveja de estimação. Se quiser curtir o visual, dá para subir até o topo. Só não vai querer dar uma de artista lá em cima, porque já teve gente que caiu montanha abaixo.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Rhode Tatiane Ramos

Rhode Tatiane Ramos comentou 7 anos atrás

amei as dicas. adoro cachoeiras.

Natasha Eisengrein

Natasha Eisengrein comentou 7 anos atrás

Antonio, obrigado! Adorei!

Jayme Polachini Neto

Jayme Polachini Neto comentou 7 anos atrás

Show!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para São Paulo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.