GUIA DO MOCHILEIRO HIPSTER EM BERLIM


  Berlim  5018 visualizações

Esta é uma tradução da postagem de Pete Rojwongsuryia no Solo Traveler Journal, do BucketListly. O post original você encontra aqui.

*
**

Desde que comecei este blog, há dois anos, o pessoal tem me enchido a paciência com os seus delírios sobre Berlim. “Uma cidade como nenhuma outra”, “a capital criativa da Europa”, “um polo artístico cheio de cafés hipsters”, “uma festa de arromba” foram algumas das expressões usadas para descrevê-la para mim. O quanto mais eu ouvia sobre a cidade, mais eu ficava intrigado. Então, quando fui para a Europa, decidi gastar pelo menos uma semana ali para checar qual era o motivo para tanto fuzuê. Agora eu sei porque as pessoas amam tanto esse lugar.

Berlim é uma cidade com apelo para todos os tipos de gente. Não importa se você for um aventureiro, um amante da música ou um gamer, a cidade sempre vai te oferecer algo. Caso você ainda não tenha notado, eu sou meio hipster e este post é destinado a você, o diferentão, e lista uma série de lugares que você não vai encontrar em nenhum outro canto do mundo.

ONDE FICAR

O Jetpak Alternative Berlin é um dos hostels mais legais que eu fiquei na Alemanha. Fica numa região alternativa e estilosa de Kreuzberg, a alguns minutos de caminhada da East Side Gallery. Assim que você botar os pés dentro do lugar, vai perceber que todo mundo é muito amistoso. Isso porque o hostel tem a proposta de só abrigar lobos solitários e não admite grandes grupos, para não criar panelas e não arruinar a atmosfera do lugar... uma baita ideia!

A cama e as acomodações são bastante boas, mas o que me chamou a atenção foi o fato de o café da manhã gratuito não servir aquela típica água de meia que você normalmente tem que engolir em hostels, mas sim café fresco tirado de uma cafeteira novinha em folha. Para completar, o wifi é assustadoramente rápido. Esses dois pontos me ganharam.

NOTA: Reserve com antecedência, porque as vagas se esgotam muito rápido – especialmente às sextas-feiras.

COMO CHEGAR

Embora haja muitos trens da Deustche Banh (DB) que tenham Berlim como destino final, minha sugestão é fazer a viagem de ônibus – tem uma porção deles indo para lá e é muito mais em conta.

Assim, se você for pegar um ônibus, eu recomendaria reservar um bilhete no site da Flixbus. A maioria dos busões vai te deixar na Estação Central de Berlim e a partir dali você pode caminhar um pouco em direção ao norte até a estação U Kaiserdamm, e então pegar o metrô em direção a U-Bahn.

COMO SE LOCOMOVER

Na região central da cidade, onde fica o Portão de Brandemburgo, você conseguirá ver a maior parte das atrações se deslocando a pé, como o museu da Alemanha Oriental e o Reichstag. Porém, se você planeja seguir o meu guia, sugiro que compre o passe de um dia para U-Bahn, porque assim você vai conseguir visitar mais áreas da cidade em um espaço muito menor de tempo. Não tente dar uma de malandro e pegar a carona-morcegão, porque não vale a pena se te pegarem com a mão na botija: multa de 50 euros (quase R$ 200).

O QUE FAZER

COMPRAS NA RUA KASTANIENALLE, PARAÍSO DOS HIPSTERS

Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 1

Esse programa foi recomendado por um hipster berlinense de confiança e não me desapontou. Ao longo da rua, você encontrará vários tipos de restaurantes e cafés descolados, onde poderá curtir em meio aos locais, ou poderá comprar artigos bons e baratos, no melhor estilo vintage, que você não vai achar em nenhum outro lugar.

 IR AO MAUERPARK EM UM DOMINGO DE VERÃO

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 2

Todo santo domingo de verão, centenas de berlinenses aproveitam o calor e o céu azul nesse parque. E dá para gastar um dia inteiro por lá, mesmo estando sozinho: você pode fazer compras na incrível feirinha de produtos de segunda mão ou curtir as performances ao vivo de artistas independentes de todas as partes do mundo.

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 3 

Esse lugar representa tudo aquilo que uma cidade cheia de energia tem de bom! Eu me apaixonei por Berlim assim que eu senti a sua vitalidade no parque.

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 4

Essa é definitivamente uma das cidades mais sedutoras que eu já vi. E olha que sou muito um cara mais de natureza do que de cidade!

 IR A UM FESTIVAL DE MÚSICA ELETRÔNICA NA URBAN SPREE

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 5

A Urban Spree, às margens do Rio Spree, é um misto de bar com parque de diversões artístico. Lá você encontra todos os tipos de concertos e eventos criativos possíveis e imagináveis. Dê uma olhada na programação da casa, para que você possa se planejar direitinho.

Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 6 

Foi lá que descobri a Vessels, um grupo inglês de música eletrônica fora-de-série que agora é a minha banda favorita de todos os tempos!

 PASSEIO MATUTINO PELA WASSERTURM PRENZLAUER BERG

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 7

Wasserturm é a caixa d’água mais antiga de Berlim. Sua construção foi concluída em 1877 e ela está desativada desde 1952. A área ao redor foi convertida em parque elevado com vista para a caixa d’água e a cidade. Dali, você pode inclusive ver a torre de TV. De manhã, o lugar proporciona uma penca de oportunidades para os fotógrafos que queiram captar uma perspectiva mais silenciosa de uma cidade marcada pelo agito.

RELAXAR EM CAFÉS E RESTAURANTES NO CANAL FLUTGRABEN

Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 8 

Os cafés e restaurantes flutuantes ao longo do canal Flutgraben são tão relaxantes que você até vai esquecer que está no centro de Berlim.

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 9

Fui lá provar a famosa cozinha ogra do White Trash Fast Food. A comida é excepcional e o ambiente mistura uma vibe mais tranquila com um tantinho assim de atitude.

APRENDER A HISTÓRIA DOS VIDEOGAMES NO MUSEU DE JOGOS ELETRÔNICOS

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 10

Se você for um nerd descolado como eu (não tenha vergonha de admitir), talvez queira dar uma passada no museu de jogos eletrônicos, que apresenta uma série de consoles que vão desde o tempo do guaraná-com-rolha até os dias de hoje. Ali, você vai poder dar uma checada no jurássico Virtual Boy, o primeiro videogame portátil, e no Commodore 64, o iMac da época em que seu pai curtia os embalos de sábado à noite. Você também pode jogar games do passado, como Arcade Pac-man e Space Invaders. Eles inclusive te desafiam a zerar o Ms. Pac-man com um joystick gigante! Se você for um gamer, esse lugar é o paraíso.

ADMIRAR OS GRAFFITIS DA EAST SIDE GALLERY

Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 11

A apenas alguns minutos de caminhada do hostel, esse lugar é ideal para um passeio de manhã. As mais famosas manifestações de arte urbana que você viu na internet estão aqui, como o beijo entre Leonid Brejnev e Erich Hoenecker – ex-presidentes de União Soviética e Alemanha Oriental, respectivamente.

Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 12

Não é aqui que você vai aprender sobre a história da Alemanha (daqui a pouco a gente chega nessa parte), mas há um monte de oportunidades para fotos nos muros coloridos dessa galeria ao ar livre.

PÔR-DO-SOL NO PORTÃO DE BRANDEMBURGO

Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 13

Marco histórico mais famoso de Berlim, o Portão de Brandemburgo está localizado no que já foi a terra de ninguém que ficava atrás do Muro de Berlim.  Após a sua queda, no final dos anos 80, ele se tornou uma das atrações turísticas mais populares da cidade.

Reconheço que esse é um lugar bem turístico, mas vai valer a pena depois que você vir o sol se pôr atrás do portão, fazendo o céu ficar roxo.

APRECIAR A ARQUITETURA DA CATEDRAL DE BERLIM

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 14

A catedral por si só já é maravilhosa, mas o que me atrai mais é o jardim Lustgarten que fica bem em frente a ela, onde é possível fazer um piquenique e saborear currywurst cercado por edifícios históricos.

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 15

Outro motivo pelo qual eu visitei esse lugar foi porque ele fica na região central e eu estava louco para conhecer o próximo pico da lista... o museu da Alemanha Oriental.

APRENDER HISTÓRIA NO MUSEU DA ALEMANHA ORIENTAL

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 16

Depois de visitar a catedral, passe pelo museu da Alemanha Oriental para aprender mais sobre esse período da história do país. Eu sempre ficava imaginando como seria viver em uma nação sob um regime comunista, e ali eu recebi todas as respostas de que precisava. O museu mostra muitos aspectos disso, como ser espionado pelo governo e os motivos que levaram o muro a ser derrubado. Se você é aficionado por história, seu lugar é aqui.  

FICAR CHOCADO COM A TOPOGRAFIA DO TERROR

Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 17

Esse museu de entrada gratuita é dedicado a mostrar a crueldade do Partido Nazista, com foco em Himmler e em seus planos de exterminação. Me senti comovido e chocado com o conteúdo da coleção. Isso realmente abriu meus olhos para a capacidade que a “inteligência” humana tem de fazer mal à própria espécie.

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 18

Uma das razões pelas quais eu respeito a Alemanha e seu povo é que eles não escondem seus erros. Quando um país supera períodos negros de sua história, normalmente o que se faz é varrer tudo para baixo do tapete. Lá, não: os alemães fazem questão de expor suas vulnerabilidades para provar que aprenderam com seus terríveis equívocos.

APRENDER MAIS SOBRE O MURO DE BERLIM NO CHECKPOINT CHARLIE

 Antonio Mammi adicionou foto de Berlim Foto 19 

Esse posto de controle desativado é outro lugar que você pode ir para aprender sobre a história da Alemanha dividida ou, mais especificamente, sobre o papel desempenhado pelo Muro de Berlim na história do país. Você poderá ler sobre os motivos que levaram à sua construção, as tentativas e saber quem era esse tal de Charlie. Mamão com açúcar para quem curte aprender.

 SELO AMIGO DO NÔMADE DIGITAL: CAFÉS PARA TRABALHAR

Eu poderia listar um monte de opções aqui, mas o meu café favorito é o Bonanza Coffee House, próximo ao Mauerpark. O café com leite tipo Flat White deles é o bicho. O espaço é bastante aconchegante, com bastante tomadas e um wifi bem rápido. De vez em quando, eles apresentam oficinas de como fazer café à la Starbucks, então pode ser que você encontre o lugar um pouco lotado demais – para mim, de qualquer modo, isso também é diversão. No final das contas, trabalhei bastante nesse lugar enquanto estive em Berlim, sem ter nada do que reclamar.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Francisco Alencar

Francisco Alencar comentou 6 anos atrás

Obrigado pelas dicas. Um farol para os lobos solitários. Tudo de bom!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Berlim,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.