Gustavo Boese

Roma, Berlim e Viena... Onde ir?

Eu vou viajar a Europa e estou escolhendo alguns destinos para conhecer. Ainda me falta um e eu terei 4 dias.

Vale mais a pena conhecer Roma, Berlim ou Viena?

Irei no verão e estarei acompanhado da minha namorada.

Valeu... Abs

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Gustavo

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

19 Respostas

Ordenado por:
Martha Sousa

MELHOR RESPOSTA

Martha Sousa São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Olá, Gustavo.

Tudo vai depender do roteiro que você está montando, para que a ordem fique numa sequência lógica e você não tenha que gastar demais com deslocamento. Se você estiver montando um roteiro incluindo Espanha, Portugal, Paris, acho que Roma seria mais indicado. No entanto, se o seu roteiro for mais direcionado ao leste, Berlim ou Viena se encaixariam melhor. 

Eu conheço Roma e é uma cidade incrível, pois temos a oportunidade de ver ao vivo aquilo que estudávamos nos livros de história. Caso seja esta sua escolha, não perca o Coliseu, Fórum Romano, Fontana de Trevi, Pantheon, Igreja de Santo Agostinho, Igreja de São Paulo ExtraMuros, Igreja de São Pedro in Vicoli, Vaticano, Museu do Vaticano e se possível faça o passeio Scavi que é um um tour por baixo da Basilica do Vaticano. É possível ver os túmulos dos antigos pagãos, bem como chegar próximo ao túmulo de são Pedro. A energia é indiscrítivel. É necessário agendar o site do museu do vaticano, pois não é possível adquirir este passeio na hora. Tome muito sorvete, eles são deliciosos. 

Boa viagem!!!!

Elaine Moraes

Elaine Moraes Campinas

respondeu 1 ano atrás

Oi Gustavo!As 3 são maravilhosas,cada uma com seu encanto,mas se é a sua primeira vez,escolha  Roma! Sou apaixonada por ela,não me canso de passar por lá,a cada vez descubro algo novo!

Gabriela Pascoal

Gabriela Pascoal Ouro Preto

respondeu 1 ano atrás

Oi Gustavo! Que escolha difícil, hein? Mas tudo depende de onde vc vai estar vindo, pq se for ali pros lados do leste europeu, é mais barato ir para Viena e Berlim... e também o que vc está procurando para conhecer. 

Sou MUITO suspeita pra opniar nesse caso porque morei e estudei um ano em Roma, então já diria logo pra vc comprar sua passagem para a cidade eterna! <3 Com 4 dias completos lá vc conhece a cidade toda e ainda da pra fazer um bate-volta em Napoles, se quiser...  Caso queira algumas dicas de lá, pode gritar! rs

Ana Laura Farias

Ana Laura Farias Recife

respondeu 1 ano atrás

Roma é maravilhosa e merece sim ser visitada. Já que você tem poucos dias, vale investir no roteiro básico, com locais como Colosseo, Piazza di Spagna,  Trastevere, Villa Borghesi, Fontana di Trevi. Mais algumas dicas: não deixe de ir ao Hard Rock (perto da estação Barberini) e escolha alguma trattoria, dentre as várias que a cidade oferece. 

Silvia Reis

Silvia Reis Porto Alegre

respondeu 1 ano atrás

Olá Gustavo,

É dificil escolher. Não posso falar sobre Viena, pois não conheço.

Entre Berlim e Roma, penso que depende do que você prioriza fazer ou conhecer nesta viagem.

Roma tem a imponência do Coliseu, bem no meio da cidade, do Forum Romano, do Vaticano, é uma das cidades mais antigas da Europa. Penso que em Viena não seja muito diferente. 

Berlim, ao contrário, é uma cidade com história mais recente, em constante movimento e que vem se reestruturando. Com uma beleza diferente eu diria.

Penso que eu optaria por Roma.

Boa viagem :)

Les Food Travellers

Les Food Travellers

respondeu 1 ano atrás

Lugares mencionados
  1. Roma , Rome Rome RM
Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Gustavo, eu gosto muito de Roma e Berlim, as duas cidades são incríveis, mas se tenho que indicar uma indico Roma.

Mesmo assim coloco dicas das duas por aqui:

Berlim mescla mto sentimento em um mesmo lugar, td mto intenso ao meu ver.

Sugiro que vc conheça a Coluna da Vitória (Tiergarten), que fica em frente ao Portão de Brandenburgo. Uma caminhada por esta região será ótima, pois tu vais estar perto de alguns pontos que prestam homenagens ao pessoal que viveu na época da guerra e do Muro de Berlim, bem como ao Parlamento.

Não deixe visitar a torre de televisão e fazer um passeio (mas um belo passeio, ok?) pelo que restou do Muro. Existem várias artes pintadas nele e vale muito a pena ver tudo aquilo de perto. A sensação é incrível.

Visite as praças mais badaladas da cidade, Gendarmenmarkt e Alexanderplatz, a Antiga Galeria Nacional, a Catedral de Berlim (Berliner Dom) que é muito bonita. Se gostar tem aquária e Zoo (eu não fui).

Se gosta de carros tem o museu famoso por lá e vale mto a pena ir, mas não sei como será o teu tempo, então não garanto que faça essa programação! heheh

E ainda indico o Palácio Schloss Charlottenburg.

Com relação aos restaurantes fica a dica para conhecer o Gerichtslaube, site: http://en.gerichtslaube.de/

O transporte público é, na minha opinião, um dos mais organizados da Europa - além de ser bem prático. Como disseram, você compra o ticket no nas máquinas e caso tenha alguma dúvida o povo de lá é super receptivo e ajuda bastante.

Com relação a Roma, uma das melhores coisas que tem pra fazer lá é conhecer a cidade a pé, pois praticamente em cada canto tem algo da nossa história.

Além do Coliseu, que você pode conhecer a sua parte interna, vale a caminhada e observação do Fórum Imperial, Circo Massimo e Boca della Verdad. Além disso, Vaticano é imprescindível e o museu dele também! Observe bem os horários e, caso queira ir, compre o ingresso pela internet para não pegar tanta fila.

Conheça a Fontana di Trevi e o Panteon, bem como a Piazza Navona e o Castelo de Santo Angelo. Este castelo fica de frente ao rio e caminhar pela beira do rio é uma das coisas mais lindas, pois há varias esculturas e detalhes fantásticos. Tudo é muito lindo.

Espero ter ajudado!

Boa viagem!

Abraços,

Tiago

Kátia Oliveira

Kátia Oliveira

respondeu 11 meses atrás

olá Gustavo, tudo vai depender do seu roteiro. Roma é fantástica e locais incriveis para visitar  e o que é melhor, La Fontana de Trevi está restaurada ( ver essa fonte de perto não tem preço).  Se no seu roteiro a cidade eterna está mais próxima, não perca a oportunidade de aproveite muito essa cidade maravilhosa, talvez seja  possível um bate e volta em Florença ou Napole (www.trenitalia.com  ou então um dia no Vaticano. Boa Viagem.

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho São Paulo

respondeu 1 ano atrás

eu só conheci Roma e fiquei 4 dias inteiros lá.

Dá para ver os principais pontos turisticos. Comprei o roma pass que dá direito a usar o transporte publico, duas entradas de graça em algum monumento furando fila (usamos no coliseu e no forum, já que sao os que tem mais fila e tal) e depois vc ganha desconto em outras atrações.

Roma é uma cidade totalmente diferente das suas outras duas opções uma vez que é cheia de edificios historicos. Talvez valha mais a pena já que´e diferente de uma cidade "comum"

Se for mesmo, compre pela internet o acesso pro vaticano, e evita filas tbm. Entrar na basilica é gratuito, mas vale a pena pagar para subir na cúpula e ver roma lá de cima (uma das melhores vistas)

Turistando.in (Juliana)

Turistando.in (Juliana) São Paulo

respondeu 11 meses atrás

Olà Gustavo

Nao conheço Viena. Devo ir para là em janeiro, mas se voce pretende escolher uma, dentre essas 3, eu escolheria Roma!

Estou em Berlim agora! A cidade é bonita, com muita coisa para se fazer, mas eu nao a vejo como uma cidade que acolhe bem seus turistas! Parece até mesmo que eles nao precisam de nòs! A sensaçao que estou tendo neste momento é essa! 

Roma, por sua vez, é encantadora! Também hà muita coisa a se fazer e, como todos disseram por aqui, é uma cidade que respira historia!

Se voce quiser, montei em meu blog alguns roteiros dentro da cidade. De là uma olhada; http://turistando.in/index.php/category/italia/roma/

Abbraccio,

Juliana

www.turistando.in

Ciro Marcial Roza Junior

Ciro Marcial Roza Junior

respondeu 1 ano atrás

Olá Gustavo

Roma é uma cidade que respira a história, vc vai ter uma maravilhosa cidade cultural.Coliseu, basíliaca, museus etc...

Berlim é um grande centro com um pouco de tudo, o natal em Berlim é o sonho da minha esposa, no futuro levo ela Berlim hehehe. A parte oriental e ocidental da cidade, tem muitas atrações e carregam diferenças marcantes entre si.Para curtir Berlim o ideal mesmo é alugar uma bike e depois fazer uma lista do que fazer primeiro, palácios, museus, shopings, e etc.

Viena, tome uma cerveja no alto de innsbruk nordkettenbahnen e curta a vida.Tem um zoo com o famoso panda gigante, palácios e e museus. 

Boa Viagem

Liliana Perussi

Liliana Perussi

respondeu 1 ano atrás

Gustavo, como serão apenas 4 dias, acho Berlin a mais indicada. Tanto Roma como Viena são fantásticas, mas é necessário um período maior para aproveitar o mínimo destas cidades.

Independente do seu ponto de partida, vc pode utilizar um vôo low cost (que na Europa são realmente de baixo custo) e aproveitar Berlin que é bárbara, com transporte público super eficiente e uma rede de hoteis para todos os bolsos.

Não é necessário ficar em hotel no centro (que são mais caros), basta um hotel com estação de metrô ou tram próximos.

Um passeio bacana é a visita guiada ao Parlamento. Vc pode fazer o agendamento daqui, pela internet, marcando dia, horário, idioma preferencial - e claro que funciona.

Espero ter ajudado.

Abs e divirta-se

Alex K

Alex K Mundo

respondeu 1 ano atrás

Olá Gustavo,

para conhecer Berlim, estes 4 dias são suficientes. Para Viena, eu acho tempo demais. Depende também de onde você estará e o deslocamento para estas cidades. 

Paulo Toba jr

Paulo Toba jr fortaleza

respondeu 1 ano atrás

em roma vc não pode deixar de ir no coliseum panteão e no vaticano recomendo que tire um dia inteiro para o vaticano, a praça navona e escadaria de espanha, existe muito mais coisa para ser vista em roma mas esses são os basicos! 

em berlim subi na torre de TV e foi uma experiencia fantastica, não sei se hoje em dia ainda dá pra fazer isso, portão de brandemburgo e museu em homenagem aos judeus do daniel libeskind tbm não podem faltar, assim como o museu do bergamo entre outras coisas. 

viena ainda não fui, mas na austria ja fui em salzburg cidade natal do mozart muito bonita e sei que de viena dá para fazer bate e volta em um dia recomendo!!! 

Sueli Stein

Sueli Stein

respondeu 1 ano atrás

Eu amei Roma. Uma vida é pouco para conhecer sua história, seus monumentos, suas muralhas. É sentir séculos e o passado murmurando em seus ouvidos.

Sandra Torres Guerra

Sandra Torres Guerra

respondeu 1 ano atrás

Viena 
Vale a pena conhecer Berlin, porém é uma cidade muito grande e talvez você devesse optar por Viena, devido ao número de dias...fora que Viena é linda em qualquer época do ano

Lugares mencionados
  1. Viena , Vienna Vienna AT

Responda a dúvida de Gustavo

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.