Foz do Iguaçu: primeiro roteiro pós Dubbi


  Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Puerto Iguazú  3472 visualizações

Conheci o site Dubbi em novembro de 2015 como uma recomendação do Facebook, e de cara me identifiquei e comecei a usar, e também divulgar. Quando ainda em novembro eu e uma amiga (Fabiana Straioto) decidimos viajar no ano seguinte, as dicas e informações que encontramos aqui foram essenciais para a escolha do lugar e elaboração do roteiro.

Depois de pensar e ponderar tempo de locomoção, tipo de transporte, valores, o destino escolhido foi Foz do Iguaçu e nosso roteiro foi feito com muito cuidado e detalhado, planejamos cada passeio, meio transporte, hospedagem e alimentação. 

Para elaborar o roteiro e ir salvando as ideias e dicas que fomos encontrando, usamos editor de texto online, até para que pudéssemos trabalhar juntas estando há + - 400 km de distância, e deu muito certo! Como a Fabi é cuidadosa, até mapas dos locais tinha, e levamos esse roteiro em pdf no celular, além do texto impresso com informações básicas que iríamos precisar. Era um hábito que já tinha de salvar mapas e informações no celular, isso quando não levo impresso, e recomendo!

Ficamos cinco dias em Foz do Iguaçu, e os passeios foram pensados de acordo com distância, tempo e deslocamentos. Como não quisemos ir com agência, escolhemos um hotel que ficasse próximo ao terminal urbano, e que nos desse mobilidade para andar a pé e pegar táxi, além de mercado, bancos bem perto. A data escolhida foi depois do carnaval, que pensamos ser mais tranquilo (e fora da alta temporada), e de fato foi.

Como temos medo de avião (já estou superando), viajamos de ônibus, 13h na ida e 15h na volta (Marília/SP a Foz/Pr, com paradas e trocas de ônibus), ficou bem mais barato mas bem mais cansativo também, porém valeu muito a pena! Chegamos no sábado as 7h da manhã e saímos na quarta das 18h. Para terem ideia de como nos organizamos, deixo um resumo do nosso roteiro, verão que ficou bem enxuto, já que alguns passeios que nos recomendaram deixamos para uma próxima ocasião.


Primeiro dia (sábado): Itaipu Binacional

Ficamos o dia todo, fizemos o passeio Circuito especial, que além do passeio de ônibus ainda tem o passeio pelo interior da usina, tudo com guia, almoçamos no restaurante do centro de recepção do visitante e a tarde fomos ao Polo astronômico, compramos o passeio lá mesmo.

(Neste dia fomos de táxi a Usina e voltamos de ônibus circular).

Estávamos bem cansadas, então jantamos no shopping e aproveitamos para resolver outras coisas.

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 1


Por dentro da Usina 

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 2


Segundo dia (domingo): Parque das aves e Pq Nacional Iguaçu.

Escolhemos fazer o passeio no Parque das aves primeiro (por dica de uma amiga), que apesar de achar ser mais demorado não é cansativo pois você anda no meio das árvores e para o tempo todo, almoçamos na lanchonete lá dentro mesmo, depois  atravessamos a rodovia e fizemos o passeio pelo Pq das Cataratas, e então você anda e anda rsrs, mas a vista vale a pena, e as Cataratas então, sem comentários!
A surpresa (mais uma) desse passeio foi descobrir uma estátua de Santos Dumont próximo do ponto de espera do ônibus panorâmico que leva e traz da entrada do Parque, a história soube depois no City tour. E esse ano de 2016, em maio, fez 100 anos que Santos Dumont esteve em Iguassu, saiba um pouco da história aquiaqui e aqui
Fomos e voltamos de ônibus (muito tranquilo apesar de lotado!).

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 3

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 4

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 5

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 6

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 7


Terceiro dia (segunda-feira): Pq Nacional Iguazu (Misiones, Argentina)

Pegamos ônibus do lado de fora do terminal urbano e descemos na entrada de Puerto Iguazu, lá tomamos outro ônibus para o Parque das cataratas. Compramos o ingresso na bilheteria Centro de visitantes e ja dentro do parque entramos no Trem da Selva e fomos até a estação Garganta do Diabo. Fizemos apenas esse circuito mas já valeu a pena, a visão das Cataratas de lá é impressionante! Ficamos o dia todo e almoçamos no parque mesmo (mas não achei tão bom quanto relatos que li em blogs, além de caro). Saindo do Pq fomos para a rodoviária, de lá retornando no fim da tarde para Foz de ônibus.

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 8

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 9


Quarto dia (terça-feira): Marco das três fronteiras, Mesquita muçulmana e Templo budista
.

Para esses passeios decidimos fazer um city tour com agência, e contratamos no hotel. O passeio durou a manhã toda, a tarde livre aproveitamos para explorar a região do hotel em que estávamos, localizado na av. Brasil, a primeira avenida da cidade.

Poderíamos ter feito esses passeios de outra maneira mas preferimos o city tour, que nos permitiu fazê-los no mesmo dia, com informações e orientações, além de ter passado por outros lugares distantes da cidade.  

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 10

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 11

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 12


Quinto dia (quarta-feira): City tour Ciudad del Este.

Acredito que tenha sido o diferencial da nossa viagem. O city tour passa por algumas regiões da cidade e faz paradas em duas igrejas (católicas) históricas, pelo lago artificial que abastece a cidade, para vermos como é feito o tereré e a última parada é no Salto Monday, que claro, não se compara as Cataratas mas é um lugar muito legal de se conhecer! O parque tem trilha, lanchonete e o Salto, com elevador panorâmico que te permite a medida que desce, ir acompanhando a queda d´agua. Além disso, o guia fala um pouco como se deu a criação da cidade e como ela foi dividida.

O passeio foi no período da manhã, e já fomos para Ciudad del Este com o passeio contratado com agência brasileira, que faz a intermediação com a agência paraguaia.  

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 13

Lou Mariano adicionou foto de Foz do Iguaçu,Ciudad del Este,Puerto Iguazú Foto 14


Se ainda não foi para Foz, vá! A região tem muitos lugares legais para conhecer, vale a pena. 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

David Andrade

David Andrade comentou 7 anos atrás

Que lugar maravilho! Tenho que conhecer :)

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Simplesmente incrível. Adorei seu texto. Um relato como esse nos orgulha muiito com o poder da colaboração :)

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

David, vá!! Não perca tempo :D. Caio, você não faz ideia de como tudo isso tem me feito bem ;).

Clebia Sabino

Clebia Sabino comentou 7 anos atrás

Amei!

Urupê Agaricales

Urupê Agaricales comentou 4 anos atrás

Nossa! Vocês duas nesse hotel em Foz... Deve ter sido uma loucura... Devem ter transado muuuuuuuuito!!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Puerto Iguazú,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.