3 Formas de Alterar seu Voo Sem Pagar Multas


 Europa    70735 visualizações

Daniel Ribeiro adicionou foto de Europa Foto 1

Nesse artigo quero te explicar três formas para que você possa evitar pagar multa na alteração ou cancelamento dos seus voos.

Eu sei que nem todo mundo quer isso, mas acaba acontecendo as vezes da gente precisar alterar ou cancelar um voo. E a gente sabe que, na maioria das vezes, as companhias aéreas cobram muito caro. Muitas vezes nem vale a pena pagar esse valor, por que não compensa.

Então vamos às 3 formas que você pode evitar isso:

Veja a política de alteração e cancelamento da sua passagem. Eu sei que parece óbvio, mas muitas pessoas não fazem isso, e a verdade é que as passagens não tem o mesmo valor de cancelamento e de alteração, e isso depende do valor que você pagou pela passagem. Então, dependendo de quanto você pagou pela passagem, pode ser que seja mais barato ou mais caro alterar ou cancelar aquele voo.

Tem passagens, inclusive, que é de graça. Simplesmente você pede pra alterar o voo e eles alteram gratuitamente pra você. Por isso a importância de você primeiro verificar a política de alteração e cancelamento da sua passagem, pode ser que seja mais barato do que você pensa e já é o suficiente pra você alterar o seu voo.

Caso você não tenha acesso a essas informações, entre em contato com a companhia aérea e pergunte quanto custa pra você alterar ou cancelar aquela passagem. O valor pode te surpreender.

Uma outra coisa que você pode fazer também, é usar o seu direito de arrependimento. O artigo 49 do código de defesa do consumidor diz:

"O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial.

Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados."

Em resumo, isso quer dizer que: se você comprou sua passagem no site da companhia aérea e dentro dos 7 dias seguinte você se arrepender de ter comprado essa passagem, você pode simplesmente ligar pra lá e pedir o seu dinheiro de volta. de acordo com essa lei, as empresas são obrigadas a te devolver.

Agora, dois pontos de atenção aí, primeiro: tem que ser uma empresa que trabalhe no Brasil, senão não adianta. Não adianta você comprar uma passagem na Ryanair lá da Europa e achar que você vai usar desse direito, por que não vai funcionar. Essa é uma lei brasileira.

Agora, se você comprou um voo do Brasil para a Europa e quiser cancelar, você pode. É só ligar pra lá, dentro desses 7 dias depois da sua compra, que você pode cancelar.

Um outro ponto de atenção é o seguinte: se você ligar pra companhia dentro desses 7 dias e pedir alteração do seu voo, eles vão te cobrar multa e eles podem fazer isso. Pois essa lei fala sobre o cancelamento, não sobre a alteração, na alteração continua pagando a multa normalmente.

Então o segredo é: se você precisar alterar o seu voo, você liga pra lá, pede o cancelamento e compra outro voo em outro horário que for mais conveniente pra você. Isso você vai poder fazer e eles não vão poder te cobrar nenhuma multa com relação a isso.

Se ainda assim a política de cancelamento do seu voo for muito cara e já passou do prazo dos 7 dias, você ainda tem uma última esperança:

Acompanhar o status desse voo. Muitas vezes acontece da própria companhia aérea alterar o voo, nem que seja pra uma hora a mais, uma hora a menos, as vezes altera até de dia. E quando isso ocorre, a companhia aérea automaticamente está te dando permissão para alterar ou cancelar esse voo sem custo nenhum. E o motivo é simples, pode ser que com essa alteração que eles tenham feito, esse voo não sirva mais para você, não sirva mais para um eventual compromisso que você tinha lá no seu destino, e então essa viagem não vale mais a pena pra você.

Então por isso, sempre que acontece alguma alteração prévia nesse voo, feito por parte da companhia aérea, automaticamente você ganha o direito de alterar ou cancelar esse voo.

Lembre-se sempre disso quando você precisar alterar ou cancelar seu voo, e espero que essa dica te ajude a economizar, não a pagar altas taxas e alteração de voo.

Não deixe de compartilhar! É importante que as pessoas saibam que é possível viajar melhor e mais barato.

Abraços,

 
Daniel Ribeiro
GoEuropa.com.br
 
>> Se você gostou dessa dica, eu tenho uma ainda melhor! Eu preparei um ebook, completamente gratuito, com ainda mais dicas para sua viagem para Europa. Para receber esse ebook gratuitamente é só clicar aqui.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Katia Hostert

Katia Hostert comentou 7 meses atrás

muito bom esse artigo

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem - Laís comentou 6 meses atrás

Ótimo texto!

rute noguchi

rute noguchi comentou 5 meses atrás

Adorei a dica! No ano passado, tive que alterar a data da viagem minha, do meu irmão e cunhada que eu estava custeando, e foram quase três mil a mais. Nossa!

Kelias Oliveira

Kelias Oliveira comentou 4 meses atrás

Ótima dica, não sabia desses detalhes.


Fique por dentro das novidades e melhores dicas:




Instagram


SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.