América,Ásia,África,Europa,Antartida: Qual foi o seu maior perrengue de viagem?

Michele Dias

São Paulo

O maior perrengue que eu já passei foi na minha primeira viagem para a Europa. Na primeira semana e meia correu tudo tranquilamente até que:

- Quando cruzamos a fronteira da França com a Bélgica, o GPS parou de funcionar. Isso porque deixamos bem claro na locadora que precisaríamos de um GPS que funcionasse em toda a Europa. Por sorte eu tinha levado impresso o caminho do Google Maps de Paris até Ghent e com um pouco de paciência e sorte conseguimos chegar no hotel. Para evitar mais dor de cabeça com localização, compramos um GPS nós mesmos. Dois dias depois mais perrengues: meu marido e eu iríamos passar uma noite na Antuérpia e o hotel que reservamos (Ibys Stiles) não possuía estacionamento, porém, em frente ao hotel, na praça central havia um estacionamento pago (teríamos até desconto por estarmos hospedados no hotel em frente) e resolvemos deixar o carro lá. Deixamos no porta malas uma mala vazia, na verdade com uma tolha de rosto, uns 3 ou 4 CDs e uma bermuda, justamente para não sairmos com muitas malas na rua. Acontece que depois de deixarmos o carro lá, não passamos em nenhum momento para dar um checada se estava tudo ok, só voltamos ao estacionamento no dia seguinte, de mala e cuia para seguirmos viagem para Tilburgo .

Aí começou a "aventura": ao chegarmos no carro, os vidros traseiros haviam sido estourados, levaram os documentos do carro e reviraram a mala (bem feito para eles que não tinha nada lá). Conversamos com a única alma viva do estacionamento e obviamente não pagamos pelo serviço. De lá seguimos para a delegacia para fazer um registro da ocorrência. Fomos muito bem atendidos pelos policiais que até nos emprestaram o telefone da delegacia para ligarmos para a locadora do carro e avisarmos o que tinha acontecido. De lá fomos para a filial mais próxima da locadora para trocar de carro - tivemos que desembolsar cerca de 200 euros pelo conserto dos vidros. Como foi uma solicitação em cima da hora, só tinha um carro disponível lá em que mal cabiam nossas malas, mas o importante era prosseguirmos viagem. Acontece que meu marido ficou tão nervoso que mal conseguia dirigir o carro (e naquela época eu não sabia dirigir). Paramos o carro na estrada (estava nevando e um friozinho de uns 0 graus) para consultar o manual do carro e sanar algumas dúvidas... o manual estava todo em holandês, nem uma palavrinha em inglês. Ele foi dirigindo aos trancos e barrancos,  mas conseguimos chegar em Tilburg e fomos direto fazer o check-in no hotel. Aí a recepcionista nos avisa "Olha, foi dado no-show na sua reserva, sua entrada era ontem". Quase tendo um mini-infarto, eu perguntei o que tinha acontecido, porque antes de sair do Brasil eu tinha enviado um e-mail confirmando minha reserva. O fato é que deu problema na reserva no Booking.com... Estava nevando pra caramba, muito frio, nós estávamos morrendo de fome depois de todo perrengue que passamos ao longo do dia e não tínhamos hotel! Como o hotel estava com todos os quartos ocupados, a recepcionista ligou no hotel em frente e conseguiu o último quarto de lá para nós. Foi o olho da cara, mas não tínhamos outra opção. Parecia que tudo que poderia ter dado errado já tinha acontecido. Mas para fechar com chave de ouro, meu netbook deu pau e o chinelo do meu marido arrebentou. Depois prosseguimos viagem até Amsterdam, onde entregaríamos o carro e cinco dias depois o pegaríamos de novo para ir para Berlim. Mas o trauma foi tanto que cancelamos a segunda reserva de carro e resolvemos ir de trem para Berlim. Mas nada disso estragou nossa viagem S2.