Arte, Música e Cultura,Europa,Ásia,África,Oceania,América: Hábitos e culturas diferentes

Oldwoman Passing By

Pamplona

Oi, Raquel: adoro observar culturas diferentes, ter ido ao Iran 
e ser obrigada a usar véu para cobrir os cabelos, orelhas e pescoço me proporcionaram uma boa experiência. As vestimentas tem que ser roupas largas e compridas até os joelhos, não pode aparecer o formato do corpo feminino. Para as rebeldes, tem uma Polícia Moral para fiscalizar. Por isso, as nativas usam o chador, uma espécie de lençol que cobre da cabeça aos pés. E também não se pode cumprimentar um homem estendendo a mão, a não ser nas raras ocasiões em que eles tomarem a iniciativa. Nos bares, nada de rock nem álcool. E uma mulher não pode andar na rua acompanhada de um homem que não seja seu marido ou parente. Às vezes, a Polícia Moral para o carro e pede documentação.

Também foi ótimo ter ficado na casa de um morador local, pois se aprende que todo esse comportamento é só na rua. Nas casas e nos apartamentos, rolam altas festas, com rock e álcool, meninhas de top e shortinho. Se algum vizinho chama a polícia, eles interrompem a festa, a polícia vira as costas, tudo recomeça. 

3) ainda no Irã, em Isfahan, fui a um restaurante em que, no lugar de mesas, havia muitas camas. Muito engraçado, tirar os sapatos, subir em cima de uma cama e pedir o cardápio. Olhar nas mesas em volta e ver todo mundo achando aquilo muito natural. Não tirei fotos de outras "mesas" porque ficavam todas próximas e achei invasivo.

  

A Iran

Iran

B Isfahan

Isfahan, Iran

C Oregon

Oregon, United States