,Machu Picchu: passear

Rose Sena

Rio Branco

Jomara,

que maravilha!! Melhor roteiro é aquele que você se dispõe e se permite ao novo.

Mas, considerando que irá de carro, suponho que fará a rota tradicional pela estrada do Pacífico. Assim, saindo de Rondônia seu primeiro contato será Rio Branco  tire um tempinho para visitar nosso Mercado Velho  e prove a saltenha de pato no tucupi.

Seguirá para a Tríplice Fronteira (Brasil, Bolívia e Peru). Caso, tenha tempo poderá bater perna em Cobija , na já conhecida Zona de Livre Comércio.

O que você também encontrará quando seguir viagem para Assis Brasil  que faz fronteira com o Peru . Lembrando que todo o desembaraço da saída de pedestres e veículos acontecem nessa fronteira.

Na entrada de Assis Brasil  tem a DPF que liberará a saída dos pedestres do Brasil, importante lembrar que não aceitam CNH como documento de identificação, apenas a Carteira de Identidade (com menos de 10 anos de expedição) ou Passaporte (dentro do prazo de validade).

Saindo de Assis Brasil você está no município de Iñapari , lá acontece todo o trâmite para a entrada no Peru, tanto dos passageiros quanto do veículo. Dica importante: obrigatório o proprietário do veículo estar na viagem, mesmo que não esteja dirigindo, mas deve se fazer presente. Caso contrário, o veículo não entra.

Importante também lembrar da Carteira de Vacina comprovando validade da vacina de febre amarela. E só serve a Carteira de Vacina expedida pelas Agências da Anvisa. Você leva sua carteira tradicional (Posto de Saúde) e lá na Anvisa eles atestam e expedem a Carteira Anvisa. Tranquilo e grátis.

Nessa passagem vocês já trocarão câmbio e pagarão as taxas iniciais do veículo. Tudo a um custo bem acessível. Mas, chegando em Puerto Maldonado devem procurar uma agência de seguros e adquirir o seguro temporário para transitar com veículo estrangeiro. Também bem barato, recomendo adquirir o de até 3 meses, pelo custo;

Para se hospedar, recomendo que enquanto estiver na fronteira do Acre, até Iñapari , hospede-se no Brasil. Já em Puerto Maldonado tem pousadas bem bacanas. Fiquei na Cabañas Quintas, bem localizada e com estrutura aconchegante e quartos múltiplos para família.

Daí pra frente é estrada. Vocês pararão nos povoados e sempre que possível, pare para pedir informações aos guardas da Carretera. É uma Rodovia privatizada, tem até Cusco uns 3 pedágios. Em torno de R$ 6,00 aproximadamente.

Quando fui em 2014, saímos às 6h da manhã de Puerto Maldonado e chegamos em Cusco às 19h. Ou seja, aproveitando bem e sem correria na estrada que além de linda é muito perigosa.

Espero ter ajudado.

No retorno, compartilhe sua experiência conosco.

Abraços fraternos e aproveite tudo que puder.

Rose :))

A Rio Branco

Rio Branco Rio Branco AC

B Puerto Maldonado

Puerto Maldonado Tambopata Me. de Deus

C Cusco

Cusco Cusco Cusco

D Puerto Maldonado

Puerto Maldonado Tambopata Me. de Deus

E Cusco

Cusco Cusco Cusco

F Mercado Velho

R. Epaminondas Jácome Centro Rio Branco

G Cobija

Cobija Nicolás Suárez Pando

H Assis Brasil

Assis Brasil Seringal Paraguaçu Assis Brasil

I Peru

PE

J Assis Brasil

Assis Brasil Seringal Paraguaçu Assis Brasil

K Iñapari

Iñapari Madre de Dios PE

L Puerto Maldonado

Puerto Maldonado Tambopata Me. de Deus

M Iñapari

Iñapari Madre de Dios PE