,Salvador: Dicas para Salvador, Bahia.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Salvador

Oi Bruna:

Oi! Hospede-se no Rio Vermelho, o bairro mais boêmio da cidade e que te oferece facilidades: mercado, bares, restaurantes, praia... Tudo por perto. A Barra também pode ser uma boa opção por razões semelhantes.

Vá ao MAM, pois tem um lindo por do sol, é um lugar histórico da cidade, tem uma cafeteria bacana e quase sempre exposições temporárias. Aos sábados acontece o Jam no Mam, sessões de Jazz.

Recomendaria comer uma moqueca, para se embrenhar na gastronomia local. Tenho dois locais favoritos: Ki-muqueca com vários endereços, mas prefiro o do Jd. Armação e o Boca de Galinha, que é mais popular e que fica do outro lado do bairro Ribeira. Aproveite para tomar um sorvete na Ribeira.

Para uma Carne do Sol, gosto do Paraiso da Carne do Sol em Amaralina. Para um malassado com feijão temperado sugiro o Caxixi que fica no Largo Dois de Julho. Aqui dá bem para sentir o clima da cidade, o sotaque, o caos, a parte antiga... 

Para uma cerveja, um escondidinho e um belo por do sol vá ao Cruz do Pascoal, que fica em cima do Pelourinho (eles só aceitam dinheiro). 

Se gostar de exposição e de um prédio bonito, visite a Caixa Cultural na Av. Carlos Gomes. Ali perto fica a Praça Castro Alves e uma vista para a Baía de Todos os Santos. 

Não deixe de visitar a Casa de Jorge Amado no Rio Vermelho: ela é sensacional. Conhecer Jorge Amado é conhecer um pouco da Bahia e a casa é bárbara. E visite também a Ceasinha, que é o Mercado do Rio Vermelho para conhecer coisas típicas da cidade.

Também do Rio Vermelho acabou de ser inaugurado o novo Mercado Do Peixe Rio Vermelho, mas eu ainda não fui, só passei em frente, e bonito parece que está.

Artesanato você pode comprar no Mercado Modelo  e Pelourinho , mas negocie muito. 

Além disso, temos os clássicos: Pelourinho, Farol da Barra, Farol de Itapoan.

 

Sobre transporte público: os ônibus atrasam e nos horários de pico vivem lotados, mas cobrem toda a cidade. Tem assalto com frequencia: essa semana que passou foram 35 assaltos em coletivos. Tenho amigos que usam taxi (peça pelo hotel) e uber. 

Aproveite Salvador, esta cidade com muito axé, mas todo cuidado é pouco. A cidade, como muitas capitais brasileiras, está violenta sim e não cabe vacilar. 

P.S. Acesse https://espiandopelomundo.blogspot.com.br/search?q=bahia e dê uma olhada nos textos e fotos. 

Ana

A Mercado Modelo

s/n Praça Visc. de Cayru Cidade Baixa

B Pelourinho

Pelourinho Salvador Salvador