Passeios e Pontos Turísticos,Transporte,Restaurantes,Hospedagem,Curiosidade e Inspiração,Equipamento,Chile,Argentina,Brasil: Roteiro viagem de final de ano de carro - BR > Chile > Argentina - Dicas pelo caminho?

SILVIA ANDRADE

RIO DE JANEIRO

2a. parte da viagem Chile Argentina.

 

Para ir para Argentina, saímos de San Pedro e cruzamos o Paso de Jama (mais de 4.300 m – ar rarefeito e o carro lento, veja a dica abaixo). Olha o Suzuki pequeno e valente.

Algumas poucas paradas (Susques) e antes de descer os Andes, passarás por um Salinas Grandes (fotos indescritíveis).

Como saímos um pouco tarde, chegamos a descida já quase noite (não faça isso, a estrada tem muitas curvas). Dormimos em Purmamarca (Cierro Siete Colores).

Deixei de conhecer a Quebrada de Huemaca (que me foi indicada), seguimos pelo interior da Argentina (pobre, quase miserável).

Pousamos no antigo Hotel Termas de Reyes (foi cassino e Evita usou como abrigo infantil), passei pelo Dique de la Cienaga e rodamos o dia inteiro para chegar em San Fernando del Valle de Catamarca. Mais um estirão de estrada até San Juan que já fica pertinho de Mendoza (2 dias também foi pouco pois tem muitas vinícolas).

Para não cruzar a fronteira para o Chile e descer a noite Las Cuevas, dormimos em Uspalatta. Seguindo a estrada (do lado está o Aconcágua, paramos em Puente del Inca para fotos.

E depois em Portillo, uma estação de esqui, e mesmo no verão vale a pena conhecer o hotel (e ver o lago que fica atrás dele). De volta a Santiago entregamos o carro e tivemos que voltar para casa. Foram uns 16 dias e muitas fotos.

Dicas:

  1. Você não disse qual o seu carro, mas lembre que em altitude ele perde potência. A dica que nos deram foi tirar o filtro de ar (mas acho que você deve procurar informações sobre dirigir em altitude).
  2. Veja também que vais perder um tempinho nas fronteiras chilenas, que além de documentos, costuma verificar se não se está entrando com artigos proibidos (veja a lista, pois eles são rigorosos).
  3. Lembrar que gasolina na argentina é nafta/naftero (gasoil é diesel, não confunda). No Chile é gasolina mesmo.
  4. Se quiser usar mapas físicos (já que em vários lugares não vai ter sinal de wi-fi para dispositivos eletrônicos, inclusive GPS), te recomendo uma parada em um posto de combustível e perguntar sobre “guia de rutas” (na Argentina Posto YPF e Chile Copec). Você também pode planejar e imprimir rotas pelo http://www.ruta0.com (com cálculo de consumo médio de combustível e preço de pedágios) ou http://ww2.copec.cl/chiletur (esse bem completo no “planifica tu viaje” indicação de postos, atrações, restaurantes e alojamentos, mas não vi como imprimir - pesquise).
  5. Em todo o deserto a noite se pode ver toda a via láctea, muito agasalho pois quando escurece, o deserto é gélido (além de abastecer o carro com comida e água suficiente para emergências).

Desculpe o texto enorme, mas é que adoro mesmo falar de viagens e essa foi uma das especiais. Qualquer outra dúvida pergunte e uma excelente viagem (não esqueça de fazer depois o relato aqui). Abraços cariocas.

A Paso de Jama

Paso de Jama San Pedro de Atacama El Loa