Transporte,Roteiro; Custos de viagem e Câmbio,Passeios e Pontos Turísticos,Hospedagem,Guias e Agências de viagem,Uruguai,Argentina,Chile: dicas para mochilão em Uruguai, Argentina e Chile

Larissa Nardini

São Paulo

Gabriela, fiz esse exato roteiro há alguns anos. Minha primeira parada foi Montevidéu , onde fiquei no Caballo Loco Hostel, gostei bastante, recomendo. Lá acho que 2 dias são suficientes. 

De lá fui de ônibus para Punta del Este, onde fiquei no Hostel del Puerto, também gostei bastante! Em Punta acho que dá para ficar 3 ou 4 dias se quiser aproveitar mais praia. Um dia vá para Punta Ballena na Casapueblo e outro não deixe de ir para José Ignácio, um outro balneário próximo com uma praia lindíssima.

De Punta fui para Colonia Del Sacramento , onde fiquei no El Viajero Hostel, não gostei tanto, mas quando tinha pesquisado parecia ser o melhor, talvez tenham mais opções hoje em dia. Como tinha lido que a cidade parecia Paraty e sou apaixonada por lá, reservei duas noites, mas foi desnecessário, acho que uma noite é suficiente. Muitas pessoas passam apenas o dia, mas acho válido passar 1 dia e meio, dois, porque em um você pode conhecer toda a parte histórica e museus, e no outro alugar uma bike e pedalar pela cidade até a praia pela orla, é um passeio bem legal e a praia é bem bonita.

De Colonia fui para Buenos Aires de buquebus, que é um barco, aconselho a comprar com atecedência, deixei para comprar na hora e quase fiquei sem. Em Buenos Aires só conheço hotéis, nunca fiquei em hostel, então não tenho nenhum para indicar, mas sempre ouvi falar do Millhouse. Como já tinha ido antes algumas vezes para lá, fiquei apenas dois dias, mas recomendo ficar uns 4 dias!

De Buenos Aires fui para Córdova de avião, mas talvez seja melhor pular e focar nas cidades mais famosas. Caso queira ir, fiquei no Rivera Cordoba Hostel, simplesmente maravilhoso! É a segunda maior cidade da Argentina e gostei bastante, de lá dá para fazer um bate-volta em Alta Gracia, cidade onde o Che Guevara morou na infância e adolescência, inclusive transformaram a casa em um museu, eu acabei não entrando pois achei o preço abusivo para estrangeiros e tudo lá dentro era réplica, mas a cidade é uma graça e vale muito o passeio, acho que 3 dias em Córdoba são suficientes.

De Córdoba fui também de avião para Mendoza , que é uma das minhas cidades preferidas da vida, inclusive acabei estendendo minha estadia por lá. Fiquei no Chill Inn Hostel, super recomendo também! Fui esse ano de novo e fiquei em um hotelzinho simples mas bom e com preço ok, o Abril Hotel Boutique. Sou suspeita para opinar sobre quanto tempo ficar, mas se você não é nenhuma enófila, acho que 4 dias são suficientes. Como eu gosto muito de vinho, acabei fechando guia particular (lá são chamados remis) para poder fazer as vinícolas de meu interesse, e sinceramente acho essa a melhor forma de se fazer esses passeios, mas se você vai sozinha, pode fechar tours com agências, daí as vinícolas já são pre-estabelecidas e vai um grupo bem grande. Uma ideia é conseguir mais gente no hostel com você para dividir o remis, dá pra ir até 4 pesssoas e o valor varia entre U$150 e U$180 dependendo da região a ser visitada. Esse valor é o total pelo carro, ou seja, divide-se entre os passageiros. Se quiser, tenho dois ótimos contatos para passar.

De Mendoza fui de ônibus para Santiago , uma das viagens mais lindas que já fiz, vale muito a pena, cruzar os Andes é incrível. Em Santiago também não tenho hostel para sugerir, dessa vez fiquei na casa de uma amiga e antes disso tinha ficado em um hotel mais caro...como também já conhecia bem a cidade e tinha estendido a estadia em Mendoza, acabei ficando só 2 dias lá, mas eu sugeriria 5 ou 4 se tiver apertada de tempo.

De Santiago fui de avião para o Atacama , acho que talvez o lugar mais incrível que já conheci. Deixei para achar hostel quando chegasse lá e a cidade estava lotada, acabei ficando em um mequetrefe que era o único que tinha, mas era super barato. Não lembro o nome, mas também não recomendaria. Lá acho que você pode ficar 4 dias.

Quanto a gastos, eu saí do Brasil com todas as passagens aéreas compradas e levei U$2.400 para todo o resto (hospedagem, alimentação, passagens não aéreas, etc). Fora isso, no Uruguai passei tudo o que era restaurante no cartão, porque lá estrangeiro recebe de volta, se não me engano, 18% do valor, devido a um imposto que não temos que pagar e é cobrado na conta. Não sei te dizer quanto foi esse valor, mas foi uma boa graninha a mais. 

Eu não sou a melhor pessoa para passar gastos, eu costumo gastar bastante com comida e bebida e nessa viagem ainda voltei com 11 garrafas de vinho, e vinhos caros, então com certeza você consegue fazer essa mesma viagem gastando menos. Tenha em conta também que a Argentina no último ano ficou muito mais cara, então cuidado com valores que te passarem que sejam até o ano passado, eles aumentaram bastante.

A Montevidéu

Montevidéu Montevidéu UY

B Punta del Este

Punta del Este Maldonado UY

C Colonia Del Sacramento

Col Del Sacramento Departamento de Colonia UY

D Buenos Aires

CABA CABA AR

E Córdova

Córdova Capital Córdova

F Mendoza

Mendoza Capital Department Mendoza

G Santiago

Santiago Santiago Santiago

H Atacama

Atacama CL