Martha Sousa

 Curiosidade e Inspiração   Brasil, Itália, Roma, Berlim, Madri, Barcelona, Paris

Viagem Colaborativa...O que vocês acham de um crowdfunding exclusivo???

Olá, galera do Dubbi.

Estamos vivendo em uma época em que nos preocupamos em compartilhar tudo. O que vocês acham da idéia de uma plataforma de viagem colaborativa, mas não do ponto de vista somente de troca de experiências, mas sim de financiamento?? Seria um crowdfunding exclusivo de viagens. Vocês acham viável, consideram plausível e que haveria uma adesão e um engajamento dos aficcionados por viagens em ajudar outras pessoas a viajarem???

Bjs a todos.

Meu perfil de viagem: Mochileiro, Historiador, Natureza, Fotógrafo

Responda a dúvida de Martha

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

11 Respostas

Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Bom dia minha amiga Martha,

Acho totalmente válido e criativo.. super interessante mesmo, não sei te dizer se realmente existiria uma adesão grande, mas que é plausível e que quem realmente procura uma maneira de viajar, ainda mais no lado financeiro, vai curtir sim.

Uma boa pauta para discutirmos no encontro hahaha.

Beijão!

Luís Felipe de Magalhães

Luís Felipe de Magalhães São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Oi Martha, tudo bem?

Eu já tinha pensado nisso, até que uma amiga minha me questionou: "Você acha mesmo que as pessoas vão fazer uma vaquinha pra pagar sua viagem?".

Isso me fez refletir a respeito. ACHO BEM DIFÍCIL as pessoas ajudarem com isso.

PORÉM, acho que se fizer um trabalho voluntário durante sua viagem, como levar livros para crianças carentes em países pobres ou algo do tipo, pode ser que vire, além de você fazer um puta trabalho social lega né?

Abraços!!

Bruna Cavalcanti

Bruna Cavalcanti Taubaté

respondeu 2 anos atrás

Martha, tudo bem?

Estou estudando sobre geração de valor para o cliente na pós graduação, e vejo que sua pergunta se encaixa perfeitamente neste ponto.

Acredito que, sim, este projeto é muito válido e pode ter um retorno interessante. Porém, qual o tipo de valor que isso gerará nos clientes (no caso, o público)? Será para entretenimento, como voluntariado...?

Creio que primeiro deve-se definir se há algum público alvo para este tipo de conteúdo, pois, como o amigo abaixo disse, será que as pessoas estarão dispostas a fazer uma vaquinha para sua viagem?

Penso até um pouco além (fugindo um pouco da sua pergunta haha): aqui na empresa tínhamos um sistema tipo "consórcio", era definida uma quantia X por mês que cada um depositava. Todo o mês tinham sorteios e quem ganhava levava o montante, porém os sorteados eram excluídos dos novos sorteios, para que todos pudessem ganhar. Acredito que uma vaquinha desta maneira, onde todo mundo ganha, seja mais bem recebida do que simplesmente bancar a viagem de alguém.

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Martha,

Em listas de casamento jé tem esse tipo de projeto, onde os convidados, ao inves de presente, dão um apoio na conta dos noivos na ajuda da Lua de Mel.

- https://www.icasei.com.br/cotas-de-lua-de-mel

- http://www.cvc.com.br/lista-de-casamento/index.aspx

- http://www.zankyou.com/br/lista-casamento-lua-mel

Mas, como idéia é interessante, so acredito que por trás tenha um objetivo fundamentado, seria bem visto pelos apoiadores.

Abçs

Fernando

Daianny Correa

Daianny Correa Campinas

respondeu 3 anos atrás

Oi Martha.
Eu acho a ideia super viável, nas platarformas existentes hoje já existem vários projetos voltados a viagens.
Seria interessante criar algo exclusivo para viagens, talvez até incentivaria mais pessoas a viajarem e criarem projetos bem bacanas.

Denise Santos

Denise Santos São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Martha, tudo bem?

como bem colocado pelo Luis Felipe e outros colegas, acredito que sem um fim específico, as pessoas mão tendem a ajudar.

Ja vi ajuda quando havia uma atividade "solidária " por trás.

O que pode talvez baratear algumas viagens seja a ajuda de colegas que possam hospedar outros quando esses estiverem em suas cidades. É isso num grupo bem estruturado é possível.

abraços

Denise

Caroline Ávila

Caroline Ávila

respondeu 2 anos atrás

Olá, Martha!

De repente uma proposta de viajante para viajante. Explico: Marco vai para de SP para o RJ e sobra lugar no carro, ele oferece o lugar. Fulano não pode hospedar João na casa onde mora, mas pode buscar Fulano no aeroporto ou na rodoviária. Maria pode apresentar a sua cidade no domingo. Celso pode providenciar hospedagem, Caio jogar um frescobol na praia ou ensinar o viajante a surfar ou fazer uma trilha, etc. Cada membro se doaria um pouco e existiria um processo de pontuação e de avaliação (recíproca) que serviria de "banco". Depois essas pessoas que ajudaram na viagem de Fulano escolheriam algum lugar para viajar e também seriam ajudadas.

Imagina uma viagem de 20 dias, por exemplo, com 30 pessoas que gostam de viajar envolvidas nesse processo de fazer da sua viagem a melhor experiência que você já teve na vida?

Cada uma com um ponto de vista.

Se cada um fizer um pouco não ficará pesado para ninguém e em termos de vivência, conhecimento, troca será incrível e super acessível para quem curte viajar.

Creio já ter visto este processo de escambo em algum site de serviços. Era, mais ou menos, assim: Maria não sabe espanhol, mas Joana sabe. Então, Joana ensina Maria. Joana, precisa viajar, mas não tem com quem deixar seu cãozinho, porém João adora cachorros e se oferece para ficar com o bichinho durante a viagem de Joana. Cada um oferece o que pode para atender às necessidades do colega e todos ficam satisfeitos. Não entra dinheiro, mas boa vontade e pontuação. Cada tarefa realizada = 1 ponto. Este 1 ponto servirá para "pagar" a próxima tarefa.

As avaliações recíprocas teriam a ver com a segurança e a satisfação do membros.

Nanda Souza

Nanda Souza São Paulo, São Paulo, Brasil

respondeu 2 anos atrás

Martha

A ideia é otima e linda, mas do jeito que as coisas estão acho bem dificil, eu mesma nao viajo a dois anos, para lugar algum, com certeza se fosse guardar dinheiro para uma viagem , seria uma viagem propria. O que " de repente" pode ser que se torne viável se for um fundo para uma viagem coletiva, aonde todos se ajudem para uma viagem única. Talves , neste molde, pode ser que seja um sucesso. Hoje para baratear viagens, se vc monta um grupo, os custos diminuem, seja de transporte ( caso seja este o caso), melhor negociação em Pousadas e hoteis, custos de serviços ( caso hajam), etc... e com isso pode ser que seja viavel. Poderiamos começar por aqui. Apos nosso encontro, poderiamos pensar em uma viagem... seria uma boa experiencia para ver se da certo.

#ficaadica

Beijos

Nanda

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 2 anos atrás

Seria bem interessante Martha, mas estou na duvida se as pessoas realmente iriam ajudar...

Flaviane Moraes

Flaviane Moraes Jundiaí

respondeu 2 anos atrás

Boa Noite!

Já ouvi falar de projetos onde alguém te patrocina. Não sei como funciona, mas se teu projeto for interessante, poderá viajar sem gastar.

Conheci uns viajantes patrocinados na Adventure Fair em SP, fui em 2013, mas não consegui muitas informações com eles.

Nova Edição Adventure Sports Fair

Roberta Fernandes

Roberta Fernandes São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Oi Martha,

Não acho a ideia TÃO impossível assim. Mas, não é para todo mundo. Não é qqr um que vê sentido em "pagar para os outros irem viajar", mas lidando com um público específico eu acho possível.

Principalmente pensando em retorno e troca de experiências. Ou seja, você ajuda com o financiamento e recebe algum produto ou serviço em troca da pessoa que vai viajar. 

Enfim, é uma ideia que vale ser discutida sim. Eu pelo menos iria me amarrar :)

Abs!

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada e feita sob medida para você?!

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim!

Responda a dúvida de Martha

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.