Diego Pires

 Vistos e Imigração   Brasil, Minas Gerais

Validade do passaporte para viajar no próprio Brasil?

Olá, estou viajando agora em Agosto para Minas e, como meu RG está bem velhinho, queria viajar com meu passaporte que é válido até Fevereiro do ano que vem (Fev/2018). Aqui no Brasil existe aquela burocracia de viajar com passaporte com três ou seis meses de validade após a data de saída? Porque, sendo assim, não vou conseguir usá-lo. Mas, se eu puder usá-lo dentro do país até Fevereiro, consigo ir com ele de boa!

Grato pela atenção!

Meu perfil de viagem: Mochileiro, Caçador de Artes e Design, Gastronômico, Historiador, Festeiro, LGBT

Responda a dúvida de Diego

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

3 Respostas

Joao Vedovello

MELHOR RESPOSTA

Joao Vedovello

respondeu 2 anos atrás

Olá Diego, tudo bem?

Embora seja um documento oficial, até onde sei, a utilização do passaporte se dá exclusivamente para viagens fora do país, onde o Brasil mantem relações diplomáticas com outros países.

Para viagens internas, o que vale são os documentos de identificação de uso nacional, como o RG ou a Carteira de Habilitação.

Mesmo que o RG esteja meio velho ou que a foto já nem se pareça mais com você, eu o levaria e o apresentaria primeiro do que qualquer outro documento.

Minha segunda opção seria a Carteira de Habiitação.

Abraços.

Caroline Ávila

Caroline Ávila

respondeu 2 anos atrás

Diego, alguns documentos são válidos em todo território nacional, tais como: RG, carteira de motorista, aquelas carteiras profissionais com foto, por exemplo, OAB.

Quanto ao passaporte acredito que não terá problema. Quem pode mais...pode menos. Se você pode sair do país com ele...como que não vai poder tomar avião dentro do seu próprio país com o passaporte válido?

Outra coisa...sua RG apresenta foto? Tem validade? A minha tem foto, mas a validade ninguém mencionou. Para circular dentro do Brasil nós brasileiros usamos RG sem validade mesmo. No Chile é diferente eles precisam renovar de 10 em 10 anos. Sendo assim, não vejo motivo para alguém te impedir de voar porque "não gostou" da identificação apresentada.

Cristiano Carrozzi

Cristiano Carrozzi Santo André

respondeu 2 anos atrás

Olá Diego,

Hoje em dia o RG deve ser renovado a cada 10 anos, justamente por esse problema do documento ir se estragando. Como você só vai em Agosto, renova sua RG.

Acho que até dá para viajar com o passaporte mas é pior, se você perder é muito mais complicado tirar outro passaporte que RG.

Renova sua RG que dá tempo.

Abraço.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil, Minas Gerais,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.