Itália

ROTA PARA SE FAZER DE CARRO ITALIA

Estou indo com minha esposa para um passeio de 20 dias pela Itália em MAIO/18, quais as melhores rotas de carro ? Quais as melhores cidades para se fazer de base no percurso ?

Meu perfil de viagem: Romântico

Responda a dúvida de WELLINGTON CESAR

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Vania Erthal

MELHOR RESPOSTA

Vania Erthal Niterói

respondeu 2 anos atrás

Olá Wellington. Roteiros de carro na Itália, na minha opinião, só são necessários ou imprescindíveis em regiões onde não há transporte público regular como, por exemplo, a Toscana. Para todos os demais deslocamentos o melhor é utilizar o a rede de trens que na Itália é excelente e atende grande parte do território. Estacionamentos dentro das cidades italianas é restrito,difícil e caro. Em algumas áreas só moradores podem circular portanto, estar com um carro pode se tornar um grande transtorno. Para melhor responder essa sua dúvida seria interessante saber qual será o seu roteiro.

Já na Toscana, como eu disse anteriormente, alugar um carro é necessário pois não há trens em grande parte da região e os ônibus tem horários restritos. Além isso torna a experiência mais interessante pois são muitos vilarejos e pequenas cidades encantadores a visitar.

Na costa amalfitana o estacionamento é crítico mas a região é servida por rede de ônibus e ferry boat não sendo imprescindível estar de carro. Eu me desloquei na região por transportes públicos, no final de junho quando a região já está bem agitada, sem problemas.

Quanto a questão de cidades como base para conhecer regiões eu contesto essa ideia amplamente difundida em inúmeros blogs de viagem pois não se aplica indistintamente a qualquer situação.  Perde-se um tempo imenso deslocando-se para frente e para trás, em tempo de espera em estações de trem e custa caro. Eu prefiro fazer roteiros andando sempre em direção ao ponto final das minhas viagens. Utilizo sim, em casos muito específicos em que tenho que me deslocar em outra direção. É sempre bom avaliar para cada caso a conveniência desse procedimento. A Costa Amalfitana é um dos exemplos de onde vale a pena fazer uma base para percorrer a região. Eu escolhi Sorrento como base pois de lá o deslocamento dentro da Amalfitana e para fora dela é mais fácil.

Joao Vedovello

Joao Vedovello

respondeu 2 anos atrás

Bom dia Wellington, tudo bem?

Considerando que a maioria dos vôos desembarcam em Roma ou Milão, não tem como ficar longe destas cidades, elas são bonitas, importantes culturalmente e bem cosmopolitas.

Eu faria o seguinte: imaginando que você vá passar uns dias em Roma ou Milão, consideraria umas outras cidades como base e, a partir daí, conheceria o que tem ao redor.

Siena - seria uma das cidades base. De lá, você pode conhecer Assis que é linda. Pisa também é possível.

Verona - onde poderia conhecer, além da própria cidade, lugares como Milão e Veneza.

Florença - onde você poderia conhecer todas as lindas cidades ao redor. A região da Toscana é maravilhosa. Prepare-se para vários dias.

E, por fim, a Costa Almafitana que faltam palavras para que eu consiga descrever... um dos lugares mais lindos do mundo. Escolha uma das cidades que tem na Costa e a utilize como base para conhecer as demais.

Vale lembrar que o trânsito na Itália não é dos mais organizados ou simples... as ruas são estreitas, algumas cidades são antigas fortificações medievais e talvez compense mais se deslocar para algumas destas cidades de trem ao invés de ir de carro. Mas o deslocamento de uma região por outra o carro se torna um bom aliado.

Na Costa Almafitana também, você pode se deslocar bastante utilizando o carro.

Abraços.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Itália,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.