Lucas Salgado

 Transporte   Porto Alegre, Gramado, Canela

Qual a melhor forma de transporte entre Porto Alegre, Gramado e Canela

Galera, tudo bem?

Sou de SP e estou começando a planejar uma viagem para conhecer o Rio Grande do Sul, passando por Porto Alegre, Gramado e Canela.

Como desembarco em POA, tenho dúvidas em qual seria a melhor forma para me locomover entre as cidades. Vi que a distância entre Gramado-Canela é pequena.

- Dúvida 1: vocês acham que vale a pena alugar um carro ou há transporte fácil e eficiente entre as 3 cidades?
- Dúvida 2: se compensar alugar um carro, eu deveria alugá-lo desde Porto Alegre para conhecer a capital ou apenas para viajar até Gramado/Canela?
- Dúvida 3: se for viajar de carro, no trajeto entre as cidades há algum outro lugar ou ponto que vale a pena dar uma parada para conhecer?

Muito obrigado, vocês são demais, sério mesmo!

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Lucas

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

14 Respostas

Relatos de Viagem  - Laís

MELHOR RESPOSTA

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 1 ano atrás

Oi Lucas, existem onibus e alguns transfers entre Porto Alegre e Gramado/Canela, mas acho que o carro é a melhor opção.. A não ser que você não curta dirigir e tal..

Quanto às paradas, existem basicamente 2 caminhos entre Poa e Gramado. Se você for pela RS 115 pode parar no templo budista em Tres Coroas. Se for pela rota romântica (BR 116 mais RS235) pode parar em Nova Petropolis, cidadezinha bem charmosa. Essa estrada é mais bonita, mas cheia de curvas, por isso a viagem é mais demorada.

Bento Gonçalves é fora de mão, é depois de Caxias do Sul, mas sem dúvidas vale a ida.

Quanto ao carro, eu não curto muito usar carro em cidades muito movimentadas, por isso dispensaria ele em Porto Alegre, já que dá pra usar bastante o transporte publico e também tem Uber. No máximo pegaria um dia antes da viagem, pra ir a algum lugar mais dstante talvez.

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Bom dia Lucas,

Você consegue fazer com transporte sem ser carro, com um pouco de dificuldade, mas sinceramente, indico alugar um carro, além da maior facilidade que você terá com seus horários, desvio de rotas, mobilidade, mais liberdade, mais comodidade.. você pode usar o benefício do carro também para visitar as vinicolas!

Cara, se você quer fazer um passeio legal e conhecer tudo por lá, alugue desde Porto Alegre, por mais que tenha transporte, você vai ter um gasto um pouquinho maior mais que vai valer a pena, você não vai se arrepender, eu, na real, sou suspeito pra falar porque curto muito viajar de carro então sempre vou indicar isso..

Além do que já tem planejado, eu indicaria visitar São Francisco de Paula, ir á Cambará e fazer um tour por Aparados da Serra, sem contar ir a Bento gonçalves, fazer os passeios na Salton e nas vinicolas..

Espero ter ajudado.

Boa viagem =)

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Lucas,

Se for para conhecer POA turisticamente, faça de condução publica.

Se seu objetivo é conhecer Canela e Gramado, faria o trajeto de onibus até Canela e depois locaria um carro lá em canela pra fazer os passeios com mais tranquilidade e liberdade.

Bem disseram nossos colegas colaboradores, que as serras gauchas se completam com Caxias, Bento Gonçalves e Garibaldi.

Caso tenha tempo de expandir, deveria fazer o passeio de trem em Bento Gonçalves, fazer a estrada dos vinhedos e demais passeios ja mecionados.

Se tiver procurando hospedagem, aconselho ficar em Nova Petropolis, que é mais tranquila e mais em conta, e não deve nada as outras vizinhas que são Canela e Gramado.

Não esqueça de saborear o café colonial.

abçs

Fernando

Lanna Lacerda

Lanna Lacerda Fortaleza

respondeu 9 meses atrás

Sempre que vou ao Rio Grande do Sul chego por Porto Alegre e desde o aeroporto já alugou o carro, geralmente na Movida que tem um preço razoável.

Do aeroporto sigo para a Serra e as vezes paro em algum canto que acho interessante.

Como já fui muitas vezes, umas nove se não me falha a memória, sempre procuro descobrir novos locais.

Já fomos de carro até São José dos Ausentes onde fica o Pico do Monte Negro mas apesar de valer muito a pena é uma dica para quem já fez todos os passeios tradicionais e está com um tempinho de sobra, além de gostar de aventura porque é muito muito muito longe, pelo menos eu achei.

Já fomos também aos canyons do Itaimbezinho que é um passeio bem legal para quem gosta de trilhas.

Aquela serra é incrível para todos os lados.

A ida do aeroporto a serra é super tranquila.

Iasmine Schwingel

Iasmine Schwingel Estrela

respondeu 1 ano atrás

Olá Lucas!

Se você tem interesse em conhecer outros lugares no caminho, sugiro alugar um carro. Há dois caminhos a se fazer entre Porto Alegre e Gramado/Canela:

- O primeiro tem 125km e você passa por uma cidade chamada Três Coroas que possui um templo budista lindíssimo, além de lugares para praticar esportes radicais como rafting, tirolesa, etc.

- O segundo caminho é mais longo, tem 241km, mas você passa por Bento Gonçalves, que tem o Vale dos Vinhedos, com inúmeras vinícolas lindíssimas em que você pode conhecer os parreirais e degustar vinhos e espumantes produzidos ali. Por este caminho você também tem a oportunidade de conhecer a cidade de Nova Petrópolis, muito charmosa e famosa pelo labirinto verde.

Eu sugiro fazer os dois caminhos de carro, pois se você quiser para conhecer estes lugares, tem mais liberdade. Inclusive nas cidades de Gramado e Canela, que tem inúmeras opções de lugares para visitar, também é muito mais prático se você for de carro. Agora, se você não for do tipo que gosta de dirigir, opte pelo transporte público.

Rodrigo Sol Demunno

Rodrigo Sol Demunno Porto Seguro

respondeu 1 ano atrás

Beleza Lucas? Bom minha dica é a seguinte, entendo que irá aproveitar melhor a viagem se alugar um carro, pois não fica preso a horários de ônibus. Se você gosta de dirigir e tem tempo suficiente, alugue em Porto Alegre e siga para Canela. Passe por Três Coroas e visite o Templo Budista. Fica distante 6km da estrada principal para Gamado/Canela. Repito, se tiver tempo, além de Gramado/Canela, viste Nova Petrópolis também que vale a pena. Você pode fazer um tour pela serra gaúcha. Vá para Caxias do Sul, Bento Gonçalves e poderá chegar a conhecer Farroupilha, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Bento Gonçalves é uma cidade muito linda, gostei bastante. Tem muitos atrativos para visitar.

Conselho, a BR116, bem como as Estaduais, são cheias de curvas e bem movimentadas. Requer bastante atenção. Não recomendo viajar a noite. E mantenha uma velocidade segura.

Fique esperto com radares.

Eu dormi em Bento quando fiz essa viagem e gostei muito. Recomendo a Pousada do Chalé.

Eu quando fui, sai de Porto Alegre e fiz o caminho inverso, ou seja, fu para Farroupilha e fui descendo.

Próximo de Nova Petropólis vindo de Caxias, fique atento a entrada para o Parque Ninho das Águias e suba até lá. Tem um mirante maravilhoso. Fica a 4 km de Nova Petrópolis. Acesso pela BR116 na altura do Km 181.

Boa viagem e aproveite.

Flavia Vitiello

Flavia Vitiello Região dos Lagos

respondeu 1 ano atrás

Do aeroporto até Gramado fiz de ônibus. Demora 2 horas, mas a paisagem é linda e o passeio interessante. Em Gramado, fiquei em uma pousada próxima do centro e fiz tudo a pé. Quando fui a Canela aluguei um carro por apenas 2 dias e fiz todos os passeios de lá. 

Bruna Arrazão

Bruna Arrazão Rio do Sul

respondeu 9 meses atrás

Oi Lucas!

Indicaria alugar um carro dependendo do tempo de viagem que vc dispõe. Sou se Santa Catarina e já fui várias vezes de carro para aquela região.

O Rio Grande do Sul quem coisas lindas para se conhecer. Passe por Bento Gonçalves, vale a pena conhecer a víniculas!!!

Conheca também Nova Petrópolis, pertinho de Gramado.

Entre Gramado e a Canela você nem sente que está mudado de cidade, as duas são muito próximas e no caminho tem muitas coisas para conhecer, mas se você quiser otimizar o tempo, um carro vale a pena!

Três Coroas também é bem legal pq tem um templo budista lá que é lindo conhecer.

Boa viagem e aproveite ao máximo!!!

Fábio

Fábio  Brasil

respondeu 9 meses atrás

Ola Lucas. Qual epoca do ano pretendes viajar?

Quantas pessoas te acompanharão? 

Na serra gaucha existe muitas cidades lindas que podes conher Caxias do Sul, Bento Gonçalves, FarroupilhaFlores da Cunha– área dos vinhedos, do suco de uva

Se estiveres viajando sozinho e no inverno o onibus é mais barato e são de ótima qualidade entre essas cidades, e são pontuais a temperatura é bem agradavel, para quem curte o frio. Em Porto Alegre o transporte é bom, com onibus e trens. 

Se fores no verão, e se tiver acompanhado, dependendo o mumero pessoas, o carro é interresante pois existe um mumero grande de pequnas e interesantes cidades na serra que recebem o turista muito bem, em Porto Alegre no verão o calor é quase isuportavel, e andar de onibus pode ser um tormento. 

Todas as vezes que viajei para a serra foi de carro e no inverno e gostei muito.

Espero ter te ajudado amigo. Abraço e boa viajem Lucas. 

Danilo Andrade

Danilo Andrade São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Blz, Lucas?

Referente à sua primeira dúvida, é bem fácil se locomover entre Canela  
e Gramado  
 por transporte público. E além dos terminais de ônibus serem de fácil acesso para quem vai a pé, o preço do passagem é bem barato.

Mas só fique atento ao itinerário, principalmente se quiser ir ao Parque do Caracol. Quando eu fui, descobri que o ônibus de volta do parque para a Canela passaria só às 18h e, pra piorar, ainda eram 14h rsrs.

Outra opção é o BusTour nele você consegue conhecer as duas cidades por um preço fixo graças ao sistema hop on/hop off, ou seja, você desce na parada em que deseja e depois não paga nada pra pegar o mesmo busão.

Para Porto Alegre, tem ônibus direto saindo para Gramado/Canela e vice-versa.

Espero ter ajudado, cara.

Boa viagem!

Lugares mencionados
  1. Canela , RS
  2. Gramado , RS
rute noguchi

rute noguchi campo grande

respondeu 1 ano atrás

Oi, Lucas,

Com certeza eu alugaria um carro, não pra conhecer Porto Alegre, mas para ir às cidades que quer. Aquela região é muito linda, e eu estendiria até Bento Gonçalves, onde são produzidos os melhores vinhos do Brasil. Além de conhecer as vinícolas, você pode visitar pequenos produtores e suas plantações, o que é muito interessante. Geralmente, a gente se depara com eles sem precisar fazer desvios ou ter conhecimento prévio da região.

No sul, existem muitos restaurantes em beira de estrada que servem excelentes refeições e vendem deliciosos embutidos. Nossa, eu curto muito aquelas paradas, e é essa flexibilidade que o carro nos proporciona. 

Boa viagem!

Dani Endler Sobieszczanski

Dani Endler Sobieszczanski São Leopoldo

respondeu 1 ano atrás

Lucas, te indico alugar um carro. Afinal, se tu mora em SP, vai tirar de letra o trânsito de Porto Alegre. O caminho para a Serra (onde se encontra Gramado  e Canela  ) é muito bonito e muito mais prático fazê-lo de carro. Até porque, assim, você economiza muito tempo em deslocamento entre as cidades ;)

Lugares mencionados
  1. Gramado , RS
  2. Canela , RS
Tiago Imperatori

Tiago Imperatori Lajeado

respondeu 1 ano atrás

Lucas, eu recomendo que você alugue um carro para aproveitar ao máximo toda a região que irá passar, talvez incluindo outras cidades em seu roteiro.

Antes de chegar a Gramado, inclusive, você poderá conhecer Três Coroas e visitar o Templo Budista (pesquise horários e dias de visitação) que vale muito a pena.

Alugue o carro saindo de POA e, se você ainda não conhece a capital e tem tempo de sobra, faça um passeio. Eu adoro a minha capital! hehe

Partindo de POA em direção à serra o melhor caminho é subir pela Rota Romântica (se for com sol melhor ainda).

Tenho algumas matérias publicadas no site Trilhas e Aventuras, onde sou colunista de viagens, e talvez você possa se interessar sobre as dicas sobre Gramado e Canela. Há várias coisas bem interessantes que podem te ajudar a programar melhor o seu roteiro por lá.

Espero que goste.

Abraços,

Tiago

Silvania Andrade Oliveira

Silvania Andrade Oliveira

respondeu 4 meses atrás

Vou chegar às 22hs é perigoso pegar estrada pq fiz uma locação para Porto Alegre para ir a Gramado, e melhor pegar um transfer e só pegar o carro em Gramado ou é tranquilo a viagem até lá esse horário? 

Responda a dúvida de Lucas

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.