Denise Santos

 Roteiro; Custos de viagem e Câmbio, Curiosidade e Inspiração   Brasil

Planejamento: qual a antecedência

Salve galera viajante,

Minha pergunta hoje não está relacionado a nenhum lugar em especifico. Mas é pra conhecer um pouco mais dos hábitos dos viajantes.

Meus amigos me acham louca por eu estar sempre procurando algum lugar (inspiração) ou por começar a planejar as viagens com meses de antecedência. Gosto de pesquisar muito sobre os lugares, o que fazer , conhecer em cada lugar, quando ir, qual melhor horário etc.
As vezes pesquiso tanto que parece que já fui, rs.

E vocês como fazem?

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Natureza

Responda a dúvida de Denise

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

13 Respostas

Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Boa tarde Denise,

Tudo bem?

Acho que sou meio maluco até porque não conto apenas com meses e meses de antecipação e planejamento, mas por ter milhares de roteiros prontos e diversos lugares do mundo que nem se quer passei por perto hahaha!

Várias dicas que dou aqui são de lugares que nunca fui, não só dicas mas opçoes de roteiros, pra onde ir, onde não ir, o que visitar, como ir e tudo mais!

Todo dia eu pesquiso algo novo, todo dia mesmo, sem pular um e se não procuro sobre algo novo eu incremento o que tenho sobre algum lugar já, alguma noticia, dica, novidade sobre algum dos roteiros que já pesquisei e tenho escrito!

Toda semana olho preço de passagens para vários lugares, mesmo que eu não vá, pra ter noções de preços.. estou sempre atualizando minhas informações sobre alguns hostels, campings, hoteis e tudo mais.. enfim, quando a ideia e o tempo surgem, já começo a me programar economicamente, mas o roteiro, o que fazer, como ir e o que não fazer eu mais ou menos que ja tenho pronto e escrito.

beijos =)

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 3 anos atrás

Idem Denise,

Adoro planejar, acho que faz parte da viagem também.. sem contar que a gente já vai conhecendo um pouco do lugar.. Sempre me planejo com muita antecedência.. e fico até meio nervosa quando o ano vai acabando e não tenho roteiro definido ainda rsrs

Fábio Ayub Brasil (Leve Sem Destino)

Fábio Ayub Brasil (Leve Sem Destino) Brasília

respondeu 3 anos atrás

Olá Denise!

Geralmente eu e minha noiva começamos a planejar tudo entre 4 e 5 meses de antecedência. Pois assim, a gente consegue maior disponibilidade em hospedagem e preços muiiiito mais baratos (e põe muito nisso).

Também gostamos de planejar tudo mesmo, pesquisar a fundo na internet. Por isso, como temos um blog, dizemos que viajamos 3x: Uma só planejando, outra fazendo a viagem e outra escrevendo no blog.

Até a próxima e boa viagemm! 

Fábio Brasil (Leve Sem Destino)

Martha Sousa

Martha Sousa São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Olá, Denise.

Também sou do time que adora planejar uma viagem. Planilha, relatos, blogs e afins me fazem viajar antes de sair de casa. Geralmente estou sempre lendo alguma coisa sobre destinos de viagens, mas coloco a mão na massa mesmo para definir o roteiro, hostels, atrações, etc....cerca de uns 9 meses antes da viagem. 

Abraços.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 3 anos atrás

oi Denise... acho que todo viajante está sempre pensando no próximo destino né? Esse mundo é tão grande e interessante!

Eu adoro pesquisar e planejar e aí vale qualquer fonte de pesquisa, mas só faço isso com cerca de dois, quatro meses antes da viagem. Nunca vou com roteiro programado, mas sim com lista de lugares que eu quero conhecer. Lá, dependendo de minha disposição, decido o que fazer naquele dia.

Gosto dos blogs onde os blogueiros me contem suas experiências, sensações... gosto de ler os detalhes antes de ir. 

Quando não estou planejando a próxima viagem, estou lendo sobre viagens. Gosto de viajar com outros viajantes. Gosto de ler sobre experiencias e de ver fotos.

Estou acompanhando a viagem de uma blogueira, a Zê, pela Toscana de motorhome. Dificilmente em minha vida viajarei de motorhome, pq não é meu estilo de viagem, então estou super curtindo viajar com ela através de seus relatos.

beijos Ana

Dani Endler Sobieszczanski

Dani Endler Sobieszczanski São Leopoldo

respondeu 3 anos atrás

Denise, tu não é a única maluca aqui não hahaha

Estou planejando minha primeira grande viagem (31 ou 32 dias na Europa, passando provavelmente por 6 países). Comecei o planejamento com um ano de antecedência. Primeiro porque preciso juntar dinheiro para a viagem, segundo porque gosto de saber cada detalhe do local para onde estou indo.

Durante este planejamento, fico olhando todos os dias o valor do câmbio das moedas que eu preciso (Libra e Euro no caso), além de já ter lido milhares de blogs de viagem, fazer perguntas aqui, começar a olhar hostels, passagens e etc. 

Quando comecei esse planejamento, entendi que a viagem começa muito antes de entrar no avião. Por exemplo, já sei te explicar muitas coisas sobre Londres ou Amsterdã (que são os lugares sobre os quais mais li até agora) sem nem ter colocado os pés lá.

Já tenho uma planilha (que juntei de vários exemplos de planilhas de outros viajantes) onde vou colocando o resumo da viagem, ideias de hospedagem, orçamento, melhores formas de deslocamento dentro e entre as cidades e um pré roteiro de atrações que reviso quase que diariamente meu desejo, da forma que eu sonho que seja.

Óbvio que também pode ser legal decidir uma viagem de última hora. Quem dera poder, em plena quinta-feira, dizer "hoje vou comprar passagens para ir ao Caribe semana que vem!". Mas ainda prefiro a "viagem antes da viagem" ;)

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Planejamento é base de criar um esquema de estrutura para qualquer projeto.

No caso de turismo, se inicia com a data inicial da viagem. Se são meses, semanas, dias ou horas, depende de cada um.

Portanto, a propria pessoa tem que criar a sua propria forma de tempo antecipado de programação.

Após isso, determinar o prazo final.  Criou-se o periodo determinado. Não deve ser definitivo. Bom deixar um ou dois dias de folga da data determinada, sendo antes ou depois.

Em seguida, achar o lugar ideal e desejado. Dessa forma dar seguimento as pesquisas sobre o local, como chegar, formas de chegar, locomover-se, visitar, etc.

Assim, é um exemplo de plano de roterização turistica.

Abçs

Fernando

Adriana Schranck

Adriana Schranck Porto Alegre

respondeu 3 anos atrás

Oi Denise,

Comigo depende muito de como eu decidi viajar ou pra onde eu vou. Minha irmã por exemplo acabou de voltar do Caminho de Santiago de Compostela, ela passou meses planejando a viagem e comprando as coisas para a caminhada. Quando eu decido sair do país eu me preparo com documentação o quanto antes, mas em relação a lugares que vou visitar deixo sempre pra última hora, principalemnte porque gosto de escutar as pessoas do local e ouvir as dicas que elas dão. 

Tenho uma irmã que mora em NY, já visitei ela algumas vezes e na última, eu decidi uma semana antes, então minha única preocupação foi a passagem. Hahaha.

Mas acho que isso vai de cada um. Principalmente se a pessoa tem ou não experiência em viajar. Como sou um pouco viajada eu nunca me preocupo muito cedo e geralmente ja sei o que preciso levar. Mas minha mãe por exemplo que viaja pouco sempre faz malas enormes para viajar poucos dias.

Adri

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés)

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés) São Paulo - SP

respondeu 3 anos atrás

Oi Denise!

Eu acho super legal procurar e pesquisar antes da pessoa chegar naquele lugar!

É muito bom ir um lugar e não ficar "boiando"! Você ver um parque e saber que ele é importante por um motivo, que um prédio histórico é conhecido por algum fato importante! 

Nós também sempre fazemos uma pesquisa antes de conhecer uma cidade! Não só dos pontos mais importantes, mas também de lugares desconhecidos pelo grande público! 

Eu acho essencial fazer uma pesquisa sobre o lugar que você vai conhecer! Saber os horários, o esquema do transporte, quando os estabelecimentos estão abertos e fechados! Acho isso tudo essencial para otimizar a viagem! Ter um roteiro planejado facilita muito a vida e evita diversos perrengues! Às vezes já com o roteiro organizado você consegue fazer tudo o que planejou e conhecer mais coisas ainda!

Continue nesses planejamentos, você está no caminho certo! Abraços!

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 3 anos atrás

Ola Denise,

bom sempre estou com a cabeça na proxima viagem, mes que vem vou pra Europa, que ja está tudo ok... mas ja estou pensando na seguinte... mas eu faço o mesmo que voce, sempre planejo antes, pois tambem gosto de saber o que tem no destino pra fazer, visitar, comida, cultura, etc... e com isso vc ja vai conhecendo o destino e se familiarizando....assim como muitos tb faço planilhas consulto preços mesmo sem saber se um dia vou pra esse destino ou não....acho que é vírus do viajante, pois todos nós fazemos.... 

Passaporte com Pimenta - Maytê

Passaporte com Pimenta - Maytê  Lleida

respondeu 3 anos atrás

Olá Denise, 

Também sou a louca da viagem rsrsrs... adoro pesquisar sobre o assunto! 

Tenho algumas planilhas prontas com roteiros (incompletos) de possíveis viagens rsrsrs... ou seja sobrou um tempinho e uma graninha é só abrir a planilha e ver o que encaixa. rsrsrsrs...

Pesquisar sobre esse assunto é sempre bom!

Se quiser pesquisar um pouco mais, tenho um blog de viagem =D Quem sabe se identifica com ele ;)

Passaporte com Pimenta veja o que acha e depois me fala!!

Boas Viagens para você rsrs

Jeannie Klein

Jeannie Klein Brasília

respondeu 3 anos atrás

Sou do time "manicos por viagens" !!

Concordo que o planejamento de uma viagem já é em si uma viagem! Sou do tipo que mergulha no destino muito antes dele virar um objetivo.

Por exemplo, quero ir as olimpiadas de Tokyo em 2020. Já fiz uma estimativa de preços e já sei qto vou precisar de grana. Começo desde já a pesquisar na blogosfera tudo sobre o pais e salvar no My Maps.

Já tenho vários destinos na minha wishlist.. assim, qndo aparece uma promoção ou qndo sei qndo vou tirar mainhas férias já tenho ideia de quais os lugares se encaixam no meu momento (tempo/dinheiro/disposição/vibe).

Logo, viagem estou planejando viagens todos os dias! heheeh

Malu Almeida

Malu Almeida São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Denise, então somos duas loucas! hhahahaha

Porque eu sempre planejo minhas viagens com meses de antecedencia e as vezes nem fui viajar ainda e já to pensando na próxima...

eu sempre fecho a viagem sabendo todos os passeios que eu quero fazer (pra tentar não errar na quantidade de dias tbm)
 
 

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Denise

Escreva a sua resposta...
RESPONDER
Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.