Curiosidade e Inspiração   Canadá

O que fazer para ter dinheiro pra viajar?

Bom, com a crise que assola o Brasil essa pergunta se faz necessária a quem tem uma vontade enorme de viajar, fazer um intercâmbio, conhecer pessoas novas, mas que vive a vida de estudante e que não possui renda fixa mensal.

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Ana Carolina

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

12 Respostas

Relatos de Viagem  - Laís

MELHOR RESPOSTA

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 3 anos atrás

Oi Ana, realmente em tempos de crise fica mais difícil.. eu ainda não consegui fazer um intercâmbio, seja por falta de tempo ou dinheiro.. isso que ja sai da faculdade há quase 7 anos e trabalho desde então..

Mas pra viagens de férias ou feriadões o que faço pra juntar dinheiro é mesmo economizar.. priorizar a viagem em vez de outras coisas como sair, cinema, jantares e principalmente coisas - roupas, sapatos (que são muito caros).. Sou muito econômica e penso que uma viagem pode te dar muitas outras coisas como cultura, experiências e sensações diferentes.. então o segredo mesmo é planejamento, economia e ficar atento à boas promoções..

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Boa tarde Ana,

A resposta é planejamento, apesar que sem renda fixa mensal fica mais difícil..

Você vai ter que se basear com o que ganhar e o que necessitar pagar, abrindo mão de alguns possíveis gastos que você queira fazer com o dinheiro que sobrar.. ou seja, se você ganhar 1000 e tiver 500 pra pagar, destes outros 500, você vai ter que reservar uns 250/300 pra uma poupança, ou alguma outra forma de guardar essa grana pra viagem que pretende fazer, abrindo mão de outros desejos e as vezes até necessidades..

Eu sempre planejo dividindo os gastos durante o tempo que tenho pra pagar, vou pagando passagem, hospedagem tudo parcelado até o momento do embarque, ou o curso no caso de intercâmbio, e procurando reservar um dinheiro por fora que já será estipulado por uma conta que fiz e já sei o quanto será necessário ter mais ou menos pra levar ou ter em conta..

As vezes tens que prolongar a ideia de quando quer viajar, pra um pouco mais pra frente, nunca meta os pés pelas mãos. Procure sempre a melhor temporada pra conseguir bons preços, preços baixos com hospedagens, procure a possibilidade de usar os pontos do cartão de crédito por milhas, tenha alertas de promoções de passagens para o destino que pretende ir, procure contato de pessoas próximas ou conhecidas que estejam pelo destino afim de buscar uma forma de hospedagem mais barata ou até mesmo de graça..

É díficil, mas juntando de pouquinho em pouquinho e se planejando direitinho você consegue =)

Malu Almeida

Malu Almeida São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Ana, eu sempre faço assim: guardo o mesmo valor por mês. Aquele valor é sagrado e vai ser usados nas viagens. Se não der pra fazer outras coisas no mês, eu não faço... mas aquele dinheirinho que eu guardei não sai da poupança ahahahha 

Enfim, não tem como não se privar de algumas coisas pra guardar dinheiro, né? Mas se a vontade de viajar é maior, vale a pena!

Diana Emidio

Diana Emidio Guarujá

respondeu 3 anos atrás

Verdade Ana... no meu caso ralo bastante pra bancar minha viajens, Grande parte da minha grana das viagens é economizando, parei de gastar fortunas em baladas, bares, me policío mais com meus gastos fúteis, como aquela bota maravilhosa que vc "acha" que precisa e na realidade é só mais um gasto desnecessário, parece muquirana, mas não é não.... poupando um pouco sempre sobra uma graninha extra pra gastar pelo mundo a fora! bjs 

Jeannie Klein

Jeannie Klein Brasília

respondeu 3 anos atrás

Ana Carolina,

Eu acredito que é essencial no seu caso ter um objetivo, traçar um plano e persistir!!! Se é um sonho ou uma necessidade fazer um intercâmbio pare, pegue uma caderneta e anote simplesmente tudo o que vc gasta. Do cafézinho à balada. Da compra por necessidade àquela coisinha q vc compra por compulsão. Do batom à ida semanal ao salão. Vc ficará supresa com o quanto vc gasta no final de um mês.

Tem um provérbio japonês que eu gosto muito: Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e entao, viva o que eles sonham.

Como vc não tem renda fixa e ainda estuda, sugiro vc fazer um cofrinho (não precisa ser um arrumadinho, pq seu objetivo é economizar, pode ser uma garrafa pet lacrada com superbonder). Faça uma equiqueta com o seu objetivo,começe a colocar em prática e  juntar seu dinheiro.

Outra ideia é sempre que alg perguntar oq vc quer ganhar de aniversário, natal, dia dos namorados, explique a pessoa o seu objetivo e peça que contribua na realização do seu sonho! Te digo por experiência própria, quem gosta de vc vai ajudar com o maior prazer!!! ;)

Mateus Souza

Mateus Souza São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Na crise...economize.

Não tem muito jeito, Ana, é fazer o máximo de bico que conseguir e deixar de gastar com coisas supérfluas. Eu faço o seguinte: gasto por mês o dinheiro do aluguel e contas e mais uns 400/500 reais para comer, sair com os amigos, etc. O resto eu guardo. E me policio o máximo para não passar esse teto.

Bárbara Fonseca

Bárbara Fonseca

respondeu 3 anos atrás

Ana Carolina, tudo bem?

De outubro a abril deste ano, eu e uma amiga minha fizemos um mochilão de seis meses pela América Central. Visitamos seis países.  Uma das formas de economizar foi trabalhar em troca de hospedagem e alimentação. A maior parte dos contatos que fizemos foi por meio do Workaway, já ouviu falar? É bem legal e possibilita você não só economizar, como também conhecer outras culturas de uma forma bem diferente. Outra maneira de economizar é se hospedar por meio do Couchsurfing. Usamos duas vezes e foi super tranquilo, acima do que esperávamos. Na nossa primeira parada, a Cidade do Panamá, além da casa para ficar, o nosso host nos buscou no aeroporto e nos levou para conhecer melhor a cidade, ou seja, mais uma economia. Além disso, acho bacana você conversar com as pessoas e ser cara de pau mesmo. Veja só, estamos fazendo um blog de viagem e um dos focos é a gastronomia. Por causa disso, busquei informações sobre a culinária do Panama e de pessoas envolvidas em projetos na área. Conheci um cara super bacana que também nos hospedou em sua casa e, ainda, me conseguiu um trabalho remunerado de três dias. É só estar aberto que as coisas acontecem, gata! Nos dias de hoje, com toda essa tecnologia, não há mais desculpas para não viajar! Beijos, boa viagem =)

Dayane Nascimento

Dayane Nascimento São Paulo, Brasil

respondeu 3 anos atrás

Oi Ana! Realmente é complicado tudo isso, eu tenho muita vontade de fazer um intercâmbio, por isso comecei a colocar dinheiro na poupança com mais frequência! 

Sei que pra você é mais difícil ainda por não possuir renda mensal mas o que aconselho é que assim como disseram, você poupe o máximo, corte gastos surpérfluos se tiver essas coisinhas!

Espero que consiga conquistar  o seu objetivo o quanto antes!!

Abs

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 2 anos atrás

Bom Ana, como eu trabalho, guardo uma parte do meu salário como se fosse uma conta fixa, para as viagens, mas pra quem ainda é estudante e não trabalha é bem difícil mesmo, ja passei por isso, caso vc tenha algum tipo de renda, seja mesada, de estágio, procure guardar o máximo que puder, poupar é o melhor caminho, não exagere nos gastos com roupas, baladas, essas coisas, não precisa deixar de sair, apenas coloque na balança o que vale mais a pena.

João Keppler

João Keppler

respondeu 2 anos atrás

Ana Carolina, todo Real economizado ajuda! Vai por mim. Ainda mais se você vai viajar em um lugar barato como a Bolívia ou a Ucrânia. 

Esse artigo dá 17 dicas para economizar no seu dia a dia para te ajudar a viajar: http://foradazonadeconforto.com/como-economizo-dinheiro-para-viajar-tanto/

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 3 anos atrás

oi Ana...

Planejamento e um pouco de sacrifício! Deixo muitas vezes de sair ou comprar coisas para economizar.

Uma ação que me ajudou muito foi, todo mês, colocar um dinheiro em uma poupança de viagem (pode ser um porquinho de viagem também). Assim, quando atinge determinado montante, estou pronta para viajar.

Além disso, você pode ir pesquisando destinos, avaliando os custos de estar naquele lugar, para saber quanto deve ir juntando. 

Ana

Caram Marcelo

Caram Marcelo Rio de Janeiro

respondeu 2 anos atrás

Ana, 

Eu faço uma caixininha em moeda estrangeira. Já tentei economizar em reias e não deu certo, já que, no primeiro aperto, usei o dinheiro.

Além disso, você deve ver a viagem como uma prioridade, então, economizar no dia-a-dia ajuda muito!

Comece praticando o desapego e revendo seus hábitos de consumo, principalmente, em roupas e outros supérfulos.

Abraços, 

Caram

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Canadá,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Ana Carolina

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.