Arte Música e Cultura, Aventura, Mochilão   Peru, Machu Picchu

Machu Picchu é acessível?

Pessoal,

Estou procurando alternativas pra viajar no meio do ano e uma das opções que me vieram à cabeça é o Peru. Gostaria de conhecer aquela parte de Arequipa, Puno, Cusco, Machu Picchu...
Como sou cadeirante e pretendo viajar sozinho, gostaria de saber como é lá em termos de acessibilidade, especialmente em Machu Picchu. Como chegar lá? E pra se locomover pelo local? Se eu pegar um tour ou um guia dá pra me virar bem?

Meu perfil de viagem: Caçador de Artes e Design, Gastronômico, Historiador, Natureza, Fotógrafo

Responda a dúvida de Heitor

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

10 Respostas

Turistando.in (Juliana)

MELHOR RESPOSTA

Turistando.in (Juliana) São Paulo

respondeu 8 anos atrás

Olà Heitor

Faz muito tempo que visitei MP (2011), mas acho que ela é bem pouco acessìvel!

Voce até consegue chegar là! Hà um onibus que sai de Aguas Calientes até MP, mas acho que o onibus nao é acessìvel. Precisaria ver se hà algum horàrio ou taxi que và até là.

Ao chegar là em cima, hà lances de escada (mas nao vi se existem rampas). 

Me lembro que o inìcio do parque é uma pista reta, mas toda a cidade é cheia de escadinhas.

Acho que voce deveria entrar em contato com o pessoal de Machu Picchu para saber se hà acessos à cadeirante e até mesmo algum guia especializado.

Puno é a cidade mais feia do paìs, mas acredito que voce queira conhecer o lago Titicaca, certo?

Bom, voce terà que contratar uma excursao. Eu me lembro que me buscaram no hotel em que eu estava e nos levaram até o porto.
A viagem é possìvel, mas como voce vai sozinho, vai depender da boa vontade das pessoas em te ajudar a entrar no barco.

A excursao que eu fiz foi para a ilha de Uros e para a ilha de Taquile. A Uros é plana, mas Taquile està no alto da montanha, mas nao me lembro de escada, apenas rampa. 

O centro de Arequipa é uma cidade plana e muito bonita! Uma excursao que eu te aconselho fazer é o caminho para o Vale do Colca.
Como a excursao é feita em van e todas as paradas sao planas, acredito que voce iri curtir bastante!

O centro de Cuzco também é plano e te aconselho ficar por là.

Nao se esqueça da altitude. Voce precisarà de muita força e folego para caminhar pela cidade!
Lembro-me de ter encontrado em Aguas Calientes 3 rapazes de Minas e eles disseram que, mesmo sendo esportistas, tiveram dificuldades para subir em alguns locais!

Eu mesma sofri bastante! Me lembro que um caminho levemente inclinado me cansava!

;)

Jennifer Lorena

Jennifer Lorena

respondeu 6 anos atrás

Oi Heitor td bom ?

Eu fui com a minha familia (somos 6) a 3 anos atras se nao me engano. no mes de janeiro/2015 e um dos meus irmaos é cadeirante, no caso dele, ele precisa que alguem o leve pra la e pra ca, nao tem controle motora nos bracos. Do Cusco vc acha opcao de ir de van ate uma das cidade que tem uma estacao de trem que o leva ate a cidadeziha perto d Machu Pichu, pois o Machu Pichu é um templo sacerdotal, que fica escondida no meio das montanhas verdes (incrivel) . Na epoca (a passagem de trem tava como 101 dolares por pessoa, ida e volta, contia um cha e bolachinhas) CARO, porem a viagem é no maximo 2hrs, nosso caso foi como 1h30. Bom, em relacao ao Machu Pichu, a acessibilidade nao é muito boa, isso comeca principalmente na parte quando vc chega la na cidade (depois de 2hrs ou 1he30, a qual vc precisa comprar os tickets, e ainda comprar as passagens de onibus como no valor de 11 dolare na epoca, (nao tem rampa), isso pra vc chegar ate o `Machu pichu`,quando vc chegar na entrada do machu pichu... bom vc vai se deparar com escadas, tem rampa (mas ela é meio como posso dizer angulo 40.., e em seguida vai passar na roleta, e entao vc vai se deparar com uma das paisagens mais surreais do mundo (lindo!)

No caso do meu irmao ele tinha com ele umas 5 pessoas pra ajuda-lo a subir nos degraus nada facil de subir me refiro aqueles degraus mais altinho. Porem nós conseguimos leva-lo ate quase o altar hehehe. 

O que eu recomendo a vc, no caso do Machu Pichu, seria legal vc levar umas pessoas pra lhe dar uma mao. 

Vale apenas ir la, serio.!

Meu irmao tava querendo muito ir, e ao mesmo tempo desacreditado, por questao de la nao ser muito acessivel, mas no final deu tudo certo :D

Talvez se vc conversar com os guias pra lhe darem uma mao, vc precisaria de como 4 pessoas pra subir os degraus (me refiro o altinho), mas no geral vc aproveita bastante a vibe , a paisagem, la é bem lindo!

 se vc quer mesmo conhecer Machu Pichu, vale mesmo apena!

espero ter tirado uma de suas duvidas

abracos e boa viagem.

sandra paula

sandra paula

respondeu 8 anos atrás

Oi Heitor, acho um pouco complicado, pq eu fui em abril passado e eu tenho 56 anos e já foi complicado para mim.

A altitude te deixa muito cansada e com uma cadeira de rodas e sozinho será impossivel vc conhecer toda Macchu Picchu, até pq qdo eu estava lá tinha um rapaz caderante, mas tinham dois rapazes levantando a cadeira dele.

Janaina stall

Janaina stall Joinville

respondeu 8 anos atrás

Olá! 

Fui pra lá em Outubro, acho que para chegar lá não teria muito problema em ir de trem, acho que seria acessível, o difícil seria a locomoção por lá mesmo, muitas subidas e escadas, e trilhas estreitas e de terra e pedra.. 

VTL -

VTL -

respondeu 8 anos atrás

Olá. Viajamos uns 30 dias pelo Peru, de norte a sul, tudo por nossa conta e usando transporte público local. Há lugares muito precários e com pouca infraestrutura. Alguns lugares utilizamos micro bus ou van, tudo muito apertado e desconfortável. Não conseguimos visitar Arequipa pois havia uma greve de mineradores e estavam cercando várias rodovias. Isto nos faz ficarmos presos em Nazca por 4  noites e tivemos que mudar trajeto.

Infelizmente, acho que Machu Picchu não seria boa opção. Como já disseram, o soroche, não de montanha é bem forte e  a cidade Inca é em sua maioria sobre e desce, sendo alguns trechos de escada estreita e degraus altos de pedra. A maior parte dos passeios a partir de Cuzco envolvem subidas ou São em terrenos pedregosos ou grama. Mas, acho que você deve buscar mais informações na Internet e também contactar várias agências de lá para saber das possibilidades. Só não saía contratando nada sem ter certeza pois para vender eles dizem qualquer coisa. Boa sorte. 

Tryanda Verenna

Tryanda Verenna São Paulo

respondeu 8 anos atrás

Olá  Heitor !

Sou agente de viagens e prezo de mais pela economia.

A primeira coisa é definir quantos dias vc vai ter livre.

Depois vai escolher o aereo mais barato mesmo que seja o pior ou o melhor se quiser gastar.

Alugue um hotel ou hostel por apenas 3 a 4 dias e leve dinheiro...

Assim enquanto você  passeia tem tempo de ver os lugares que gostaria de ir.

Compre pelo expedia ele parcela em 12 sem juros ou se preferir Hoteis.com

Eles tem o menor valor.

Nunncaaaaa compre booking mesmo ja estando em viagem pode ssurpreender com resultado surante a viagem ou ser peho de surpresa.

Posso montar um roteiro pra você caso queira.... e você me paga um valor simbólico pela ajuda e eu te dou suporte se precisar....assim você  estara mais seguro e ainda economizará  muitoooo .Posso te garantir se cotar em qualquer lugar como decolar....cvc...tam ou loja multi marca o que vc gasta de comissão  sai muito maior.

Posso fazer com vc on line,podemos marca no shopping ou se preferir em casa.

Espero ter ajudado .

Dennis Carlotti

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 8 anos atrás

Bom dia Heitor,

Não é nada acessível viu cara.. digo a respeito de ir sozinho, sozinho.. os caminhos de pedra, as subidas, não ajudam em nada e realmente causam impedimentos para seguir adiante no passeio.. você teria que ir realmente com uma agência, guia, e com pessoas para acompanhá-lo no trajeto..

Li um blog de um cadeirante que fez esse trajeto, de uma conferida:

http://cadeirantenatrilhainca.blogspot.com.br/2011/02/oitavo-dia-cidade-sagrada-do-incas.html

Espero que consiga te dar uma boa base de tudo, e que você consiga ir tranquilo..

Boa viagem =)

Catia Miranda

Catia Miranda

respondeu 8 anos atrás

Heitor,

Acredito que em Cuzco você não terá problemas.

Já para visitar Machu Picchu utilizando os meios comuns, terá.

Para ir de Águas Calientes até Machu Picchu, são 30 minutos em um microonibus com uma porta pequena e sem lugar para cadeirante. Chegando no sítio, o único lugar que tem rampa é a entrada em si. Lá dentro tem alguns planos, porém, com escadas curtas e altas entre esses planos.

Turistando.in (Juliana)

Turistando.in (Juliana) São Paulo

respondeu 8 anos atrás

Heitor

Encontrei sem querer em meus arquivos (estou arrumando os links de meus textos sobre o Peru) uma foto da entrada de MP (em 2011)

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Peru,Machu Picchu Foto 1

Veja que tem uma rampinha ao lado da escada! Porém, nao sei se voce consegue ir muito longe!

Apesar de ter vàrios trechos planos, o local é cheio de escadinhas

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Peru,Machu Picchu Foto 2

(neste link vc ve essa foto bem ampliada: http://1.bp.blogspot.com/-8dSaYu9Qp_0/T14qWIn9XHI/AAAAAAAAFDE/elVBHDkpAIw/s1600/Machu+Picchu+29jul2011++%252869%2529.JPG)

Mas me conte quando for! ;)

Ana Redig

Ana Redig Rio de Janeiro

respondeu 8 anos atrás

Heitor,

Fui há muitos anos e espero que tenha melhorado, mas estruturalmente era algo bem ruim em termos de acessibilidade. A maior parte do piso das ruas é de pedra bastante irregular. As próprias ruínas, os lugares mais legais de conhecer, são todas construídas nas encostas, com escadas de degraus altíssimos, todos em pedra.

Hoje Machu Picchu tem controle de número de visitantes, podem ter criado algo para a visita à antiga cidade. Te recomendaria procurar um site local pra ver se fizeram alguma mudança nessa direção.

Mas Cuzco, por exemplo, que é uma graça e imperdível, tinha, quando eu fui, chão de pedra, totalmente impeditivo pra cadeira de rodas.

Você já conhece Barcelona? Esta sim é uma cidade acessível. Até a praia e o metrô, além de ser uma cidade extremamente afetiva e linda. Eu recomendo! Bon voyage!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Peru, Machu Picchu,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Heitor

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.