Wagner Miranda

Logistica para torres

Bom dia viajantes! Estou programando uma viagem para o final de dezembro para Torres del Paine e gostaria de saber algumas opiniões sobre vestuários, alimentação, passagens a partir de BH, e grana... quanto levar para fazer o circuito O para dez dias. Lembrando que não vou alugar nada e vou acampar! obrigado!!!

Meu perfil de viagem: Mochileiro

Responda a dúvida de Wagner

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Vanessa Barreto

MELHOR RESPOSTA

Vanessa Barreto Curitiba

respondeu 2 anos atrás

Wagner, além das dicas que já foram dadas, recomendo que você dê uma navegada pela página oficial do parque, que tem todas as informações atualizadas, inclusive valores e o mapa detalhado do parque e circuitos:

http://www.parquetorresdelpaine.cl/es

Como você vai em alta temporada, vale a pena pensar no roteiro bem certinho, planejando onde vai acampar, pois alguns campings têm limite de vagas e pedem reserva antecipada e, em alguns casos, tem taxa tbem.

O parque tem uma estrutura ótima (exceto pela questão de internet, celular, caixas eletrônicos... esqueça tudo isso!), então é possível até mesmo alugar as barracas lá (mas lembre: fazendo reserva antecipada!). Como vc vai ficar vários dias, considere aliviar o peso da bagagem planejando a compra de comida (refeições) dentro do próprio parque também (no caso, nos refúgios). As refeições dos refúgios são caras sim, mas são muito bem servidas e um "conforto pra alma" no fim de um dia cansativo.

Ou seja, há muitas formas de fazer o roteiro, e vc pode mesclar os "perrengues" com algum conforto. Planejando bem, de repente, vale a pena pegar a última noite em um dos refúgios, por exemplo (vc vai merecer depois de tanto caminhar e carregar peso nas costas! hahaha).

No mais, estude beeem seu roteiro no parque, se informe e pesquise. Vale a pena o planejamento antecipado pra vc curtir melhor e evitar imprevistos neste lugar tão remoto! E fique bem atento às regras de acampamento do site oficial.

Sobre equipamentos: vá preparado para passar frio e calor no mesmo dia. Pra pegar chuva e vento. Lembre que manter suas roupas (as do corpo e as da mochila) secas é sobrevivência! E, pra vc que vai acampar, um bom saco de dormir (cuide pra ele não molhar!!!) e isolante térmico são imprescindíveis! 

Invista em meias boas, adequadas para fazer trekking. Eu usei muito aquelas "hastes" de caminhada, sabe? Também foram ótimas parceiras. Ajuda muito a aliviar o peso.

No mais, curta muito! Esse lugar é incrível e único!

um abraço

Marlus Hara

Marlus Hara

respondeu 2 anos atrás

Fala Wagner, tudo bem? 
Vamos ver no que posso te ajudar.

Fui com meu amigo em 2011 se não me engano. Fomos focados em fazer a trilha W do parque Torres Del Paine. Levamos 7 dias e 6 noites para todo o trajeto do parque. Um dia a mais do previsto por conta da chuva/neve que caiu. Era o mês de abril, fim do outono, início do inverno.

No seu caso, vai ser a época mais movimentada do Parque. Muitas famílias tiram esse período de férias escolares para fazerem excursões. "Farofeiros" mesmo. As trilhas são muito estreitas e estarão muito cheias e seu percurso com certeza será mais demorado que o esperado. Atente a isso. 

Por ser verão, terá chuvas abundantes. Vá preparado com roupas impermeáveis e capas para o mochilão. Barraca também, deve ter uma capa extra. O vento também é muito forte. 

Para chegar até o Parque, você tem duas opções:

1) Via El Calafate - Puerto Natales

2) Via Punta Arenas - Puerto Natales

O trecho do Brasil até El Calafate ou Punta Arenas você vai ter que ir de avião e fazer escala em Santiago ou Buenos Aires.

O segundo trecho até Puerto Natales será terrestre. Há ónibus ou transfers que fazem o trajeto.

El Calafate é interessante pois tem o Glaciar Perito Moreno e as geleiras. Gigantesco e vale a pena ficar um dia por ali.

Punta Arenas tem a Zona Franca, onde você pode comprar equipamentos, roupas e itens para cozinhar. (mantimentos deixe para comprar em Puerto Natales)

O seu "campo base" será a cidade de Puerto Natales. Lá você compra todos seus mantimentos, compra roupas se precisar, lanterna, pilha, fogareiro, panelas, etc. No nosso caso, alugamos uma barraca lá também. Ficamos em um hostal e, como voltaríamos para o mesmo hostal depois, deixamos algumas roupas que não íamos usar durante a trilha no Parque. SEGREDO aqui é aliviar AO MÁXIMO o peso da mochila. No nosso caso, como estávamos em dois, eu carreguei as comidas e meu amigo carregou a barraca. Seria interessante se você se juntasse com alguém no próprio hostal para dividir o peso. Além de ser um alívio nos perrengues, ter alguém para dar/receber suporte. =)

Com relação aos valores, não consigo te ajudar. Não lembro dos preços das coisas. E mesmo assim, faz já mais de 5 anos e muita coisa mudou de preço, com certeza. 

No mais, estou à disposição!

Abraços e boa trip!

Marlus Hara

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Torres del Paine,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.