Paula Leite

 Guias e Agências de viagem, Roteiro; Custos de viagem e Câmbio, Passeios e Pontos Turísticos, Curiosidade e Inspiração, Vistos e Imigração, Hospedagem, Transporte   Jordânia, Petra - Wadi Musa, Marrocos, Marrakech

Jordania e Marrocos

Estou com enorme vontade de conhecer esses países, se possível, de uma vez só. (Claro q depende de tempo e principalmente, de dinheiro)
Quais as dicas desses lugares vcs poderiam me passar? Obviamente dormir no deserto nos dois países é meu plano principal. O que mais é imperdível? Como viajo sozinha, costumo fazer meios ou pacotes inteiros, pois sei que mulher sozinha é sempre um problema (já tive vários mesmo com pacotes). Mas onde eu costumo fazer não customiza os pacotes e acho que não faz os dois juntos. Qualquer dica nesse momento é muitíssimo bem-vinda!

Meu perfil de viagem: Natureza, Fotógrafo

Responda a dúvida de Paula

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

1 Resposta

Aldo Cruz

Aldo Cruz São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi Paula,

Antes de mais nada, você tem consciência que o Marrocos fica muito distante da Jordânia né ? Faria sentido você incluir a Jordânia em uma viagem que fizesse para o Egito, Líbano e Israel, por exemplo.

Bom, não conheço a Jordânia, mas já fui pro Marrocos. Passo abaixo um resumo que fiz pra uma outra dubbi. 

Em 2011 passei 15 dias no Marrocos e fui para Marrakesh, deserto do Saara, Casablanca, Meknes, Fez e Rabat. É tudo muito surpreendente e gostei muito da viagem. A cidade que sem dúvida foi mais instigante para mim foi Marrakesh, seguida por Fez.

Sobre transporte: fizemos todos os trechos de trem, que é seguro, funciona bem, no horário, e tem uma primeira classe razoável, com cabines para 6 pessoas. Dá pra comprar as passagens por lá mesmo. A estação de Marrakesh é maravilhosa.

Sobre segurança: em nenhum momento nos sentimos inseguros. Estava eu e duas mulheres sendo uma morena e uma oriental. O país é uma monarquia, e a maioria das pessoas é muçulmana. Todos adoram a família real (ou fazem que) e é impressionante a demonstração de fé das pessoas. Nas horas das preces, todas as mesquitas anunciam, e tem gente que chega a estender seu tapete na rua e fazer sua oração ali mesmo. Em todas as cidades nos sentimos muito seguros.

Sobre mulheres: é um país de maioria muçulmana, porém liberal. Tem mulheres que andam inteiramente cobertas, algumas só com véu no rosto, outras só com lenço na cabeça, outras com calça jeans e camiseta, enfim, tem de todo jeito. Só não é adequado usar roupa cavada e decotada nem shorts. Tem até prostituta na rua, do jeito que a gente conhece, e com as roupas que a gente conhece.

Sobre bebida: Dentro da Medina (cidade murada) só se encontra bebida alcoólica nos hotéis, mas na cidade moderna tem muitos bares que vendem bebida na boa.

Sobre o assédio: Como o lugar é pobre, acho que todo marroquino se considera um guia turístico, e eles assediam mesmo. Mas é só resistir que eles desistem, sem ofensas nem agressão.

A cidade que eu mais gostei foi Marrakesh. Fiquei 5 dias na cidade e ficaria mais. É uma cidade é muito instigante, e tem muito o que fazer e conhecer.

No sexto dia fomos para o deserto e passamos uma noite em uma tenda. Contratamos o serviço em Marrakesh mesmo, porque lá tem muuuuuuuitas agências locais que fazem esse programa.

Contratamos um carro com motorista que nos levou até Zagora, uma das entradas do deserto do Saara. Foram 8,5 horas para percorrer 370 km até Zagora, pela montanhas Atlas. Uma paisagem espetacular. Saimos de Marrakech às 8:30 e chegamos em Zagora às 17, e na tenda às 18:25, depois de 1:25 h de camelo. Voltamos no dia seguinte, após uma noite no deserto.

Uma experiência inesquecível. Muito bom mesmo.

Boa viagem

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada e feita sob medida para você?!

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim!

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.