Luiza Diz

 Equipamentos e Acessórios de viagem, Curiosidade e Inspiração   Noruega, Islândia, Finlândia, Canadá

Fotografando a Aurora Boreal

Oi pessoal!
Alguém que entende de fotografia e já tenha fotografado a aurora boreal (ou austral), poderia dar dicas e sugestões?
Eu acabei de comprar uma DSLR e por enquanto tenho a lente do kit (ainda estou aprendendo a 'brincar' com ela antes de me aventurar em outras lentes).
Valeu! ;**

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Natureza, Fotógrafo

Responda a dúvida de Luiza

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Fabricio Koehler

MELHOR RESPOSTA

Fabricio Koehler São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Olá Luiza, tudo bem? Não sei se já fez as fotos, mas de qualquer forma, seguem algumas dicas para este tipo de foto (e a maioria neste estilo, estrelas, lua, paisagem noturna, etc). Tripé (como muitos disseram, é o primeiro ponto, e talvez o mais importante. Depois configure a camera para o modo Bulb (o obturador fica aberto o tempo que você quiser, tendo que apertar duas vezes, a primeira para iniciar a captura e a segunda para encerrar), com esta configuração é extremamente importante colocar um tempo de espera de 2s entre o apertar do botão e o ínicio da captura, para que a foto não fique tremida (sim, só o apertar do botão já suficiente para tremer a imagem). Sobre ISO, recomendo um valor baixo entre 100 e 400, pois o tempo de abertura compensa a baixa luminosidade, eu costumo fazer esse tipo de foto nortuna deixando de 30s à 120s, e nunca tive problema com baixa luminosidade. Outro ponto é a abertura, mas esse é um item muito pessoal, você deve usar a abertura conforme seu interesse de foco/desfoque, levando em consideração o motivo da fotografia, por exemplo para foto somente da paisagem utilize abertura minima algo entre f/18 e f/22, agora se tiver uma pessoa na foto, utilize uma abertura maior (f/4 ou f/5) para fazer o foco na pessoa e deixar o fundo com efeito "desfocado". Espero ter conseguido ajudar.

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 3 anos atrás

primeiro item .. tripé...pra não sair tremida....abertura máxima...e deixe no modo manual....e joga o Iso no maximo, no começo é dificil, mas procure praticar em locais "semelhantes" com pouco luminosidade.....ai vc vai vendo no que ta errando e vai aperfeiçoando....

Patricia Kameda

Patricia Kameda São José dos Campos

respondeu 3 anos atrás

Olá Luiza. 

O tripé é essencial, principalmente por causa do foco. Vc terá que deixar a câmera no manual e ajustar as configurações. 

Além disso um disparador remoto pode te ajudar a não mexer no equipamento depois q vc posicioná-lo para tirar a foto.

O equipamento ficará no manual, e se vc tiver uma lente grande angular te ajudará a captar melhor a paisagem. Caso não tenha tente deixar na menor distância focal da sua lente.  Geralmente nos kits vem com uma lente 18-55mm ou 18-150mm, tente tirar foto no 18 mm. Tem que ficar treinando antes e testar o que vc acha melhor, mas comece a tirar foto noturna  em lugares com baixa luminosidade para vc ver. 

A abertura tem que ser a máxima para que se possa entrar mais luz ( menor valor), e ISO geralmente mais alto, ai teria q testar no 400,800 ou mais. 

Espero ter te ajudado!

Cassia Shira

Cassia Shira

respondeu 3 anos atrás

Oi Luiza! Estive no Canadá ano passado especialmente para fotografar a Aurora Boreal. Fui para Whitehorse 

Para fotografar a Aurora Boreal é fundamental ter um tripé, pois o tempo de exposição a luz deve ser longo, no mínimo 15 segundos, dependendo da intensidade da luz.

Quanto a abertura, deve estar focada no infinito.

O ISO também é importante, no minimo 800.

Para estas confogurações, a câmera deve estar no modo manual para abertura e velocidade.

Não use flash! Como você quer captar as luzes do céu, o flash vai iluminar todo o ambiente e vai atrapalhar a captura da imagem desejada.

É legal fazer vários testes com diversas configurações. Vc vai querer fazer várias fotos. É incrível!

Se tiver interesse, no meu site no Flickr, tem algumas fotos que fiz por lá.

https://www.flickr.com/photos/cshira/albums/72157660603104826

Espero que tenha ajudado!

Lugares mencionados
RUTECN

RUTECN  campo grande

respondeu 3 anos atrás

Luiza, não entendo de câmeras, mas estive em fevereiro em Tromso e sei que para fotografar a aurora boreal é preciso botar no manual com abertura máxima e exposição prolongada, acima de 10 segundos (quanto mais prolongada, melhor). Foi a orientação da guia, e quem fez isso tirou fotos excelentes. Ah, e lógico, precisa de um tripé. Espero que suas fotos saiam ótimas; eu tive que comprar as que ela tirou, rss. 

Douglas Blog Me Leva de Leve

Douglas Blog Me Leva de Leve São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Oi Luiza,

Nunca fotografei aurora boreal, mas uma coisa é certa. Você precisará de um tripé bom, pois as fotos são tiradas em longa exposição por causa da baixa luminosidade.

Precisa do tripé pois qualquer tremida na câmera vai estragar a foto. Depois que você tiver um tripe, treine bastante fotos noturnas.

Espero ter ajudado.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Noruega, Islândia, Finlândia, Canadá,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Luiza

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.