Pedro Raimundo

É possível fazer marrocos sem guia?

estou indo para o Marrocos dia 28 de março, e estou querendo fazer Marraquexe, um dia de Saara, e fez, e voltar de barco para a Espanha onde vou seguir para Portugal. Alguém aqui já fez o Marrocos sem Guia, ou uma guia pontual, ou seja pra cada tour que eu queira fazer?
Os preços estão proibitivos, uma vez que estarei numa viagem ao total de 34 dias.
Algumas Perguntas:
-É possível fazer roteiro de carro sem guia?
- É tranquilo viajar de carro?
-Alguém tem indicação de hotéis mais baratos?

Sei que são várias perguntas, mas estou reticente com o que já ouvi de amigos. Não sei se encontrarei a mesma estrutura de outros lugares no mundo.
Obrigado.

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Pedro

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

3 Respostas

Mateus Gaspar

MELHOR RESPOSTA

Mateus Gaspar

respondeu 4 anos atrás

Olá Pedro:

Pode fazer Marrocos sem guia, mas não será a mesma coisa! Ficarão por descobrir os verdadeiros encantos que só um local conhece, aqueles lugares fora das vulgares rotas de turismo e que são o mais autêntico e encantador.

Acabamos de voltar de um passeio de 9 dias pelo Marrocos reservado directamente com o guia Rachid, um marroquino que fala um português perfeito. Não poderíamos ter tido melhor. Éramos um grupo difícil, viajando com meus pais e filhos (4 e 5). Ele foi paciente, gentil, fantástico com as crianças, bem informado e alterou o itinerário conforme necessário para acomodar nossas necessidades.

Nos sentimos muito seguros. Rachid era um ótimo condutor e extremamente conhecedor de todas as cidades que visitamos. Eu o recomendo para quem viaja para Marrocos. Ele fez esta uma das nossas melhores viagens de sempre!

Todas as acomodações sugeridas por ele e reservadas por nós mesmos foram ótimas. Ficamos em riads na maior parte e eles fizeram a experiência ainda melhor. A comida, hospitalidade e beleza foram de alto nível.

Com ele contratamos o serviço de carro e guia, a um otimo preço, pois o carro era novo e o guia TOP!

Ele trata tudo por WhatsApp, embora ao escrever possa dar erros, o seu português falado é perfeito, pois já viveu no Brasil.

Não procure mais e fale com ele: +212672361216 (whatsapp)

Aldo Cruz

Aldo Cruz São Paulo

respondeu 5 anos atrás

Oi Pedro,

Totalmente possível fazer sem guia. Todo marroquino se acha um guia em potencial, então em qualquer cidade alguém vai te abordar, e você decide se quer usar o serviço da pessoa ou não. Mas é tudo muito fácil e tranquilo. 

Eu fui em 2011, entrei por Marrakesh, de avião direto de São Paulo, e sai por Tanger, indo pra Espanha passar uns dias.

Copio aqui um post que fiz há algum tempo.

Em 2011 passei 15 dias no Marrocos e fui para Marrakesh, deserto do Saara, Casablanca, Meknes, Fez e Rabat. É tudo muito surpreendente e gostei muito da viagem. A cidade que sem dúvida foi mais instigante para mim foi Marrakesh, seguida por Fez.

Sobre transporte: fizemos todos os trechos de trem, que é seguro, funciona bem, no horário, e tem uma primeira classe razoável, com cabines para 6 pessoas. Dá pra comprar as passagens por lá mesmo, na véspera ou mesmo no dia da viagem. A estação de Marrakesh é maravilhosa.

Sobre segurança: em nenhum momento nos sentimos inseguros. Estava eu e duas mulheres sendo uma morena e uma oriental. O país é uma monarquia, e a maioria das pessoas é muçulmana. Todos adoram a família real (ou fazem que) e é impressionante a demonstração de fé das pessoas. Nas horas das preces, todas as mesquitas anunciam, e tem gente que chega a estender seu tapete na rua e fazer sua oração ali mesmo. Em todas as cidades nos sentimos muito seguros.

Sobre mulheres: é um país de maioria muçulmana, porém liberal. Tem mulheres que andam inteiramente cobertas, algumas só com véu no rosto, outras só com lenço na cabeça, outras com calça jeans e camiseta, enfim, tem de todo jeito. Só não é adequado usar roupa cavada e decotada nem shorts. Tem até prostituta na rua, do jeito que a gente conhece, e com as roupas que a gente conhece.

Sobre bebida: Dentro da Medina (cidade murada) só se encontra bebida alcoólica nos hotéis, mas na cidade moderna tem muitos bares que vendem bebida na boa.

Sobre o assédio: Como o lugar é pobre, acho que todo marroquino se considera um guia turístico, e eles assediam mesmo. Mas é só resistir que eles desistem, sem ofensas nem agressão.

Casablanca: Não foi das cidades preferidas. No Marrocos os não muçulmanos não podem entrar em mesquitas, mas em Casablanca está a segunda maior mesquita do mundo, a Mesquita Hassan II, que vale a pena visitar, mesmo que só a parte externa. É impressionante. 

Marrakesh: A cidade é incrível e tem muito o que se fazer e ver. As atrações principais são a Mesquita Koutubia, Palácio Bab Aganou, Palácio El Bahia,  Túmulos Saadianos, Palácio El Badi, e o grande lance é a Place Jama El Fnaa, onde se encontra de tudo, desde barbeiros, amestradores de macacos, dentistas, vendedores de água, encantadores de serpentes etc. etc. etc. A praça tem muitas barracas de comida, e vai se transformando no decorrer das horas. É um lugar muuuuuuito interessante e dá pra ficar horas por lá. Claro que vai depender do seu perfil de viajante e do quanto você pode se interessar por outras culturas. Ah, não deixe de tomar um suco de laranja e comer um monte de tâmaras, pistaches e damascos. Também não deixe de conhecer (e se perder) no souk de Marrakesh. Souks são os mercados de rua onde você vai encontrar de tudo, desde roupas, artesanato, móveis e objetos de decoração, jóias, bijouterias, calçados.......... Uma festa pros olhos.  

Ficamos cinco dias em Marrakesh e no sexto dia fomos para o deserto e passamos uma noite em uma tenda. Contratamos o serviço em Marrakesh mesmo, porque lá tem muuuuuuuitas agências locais que fazem esse programa.

Contratamos um carro com motorista que nos levou até Zagora, uma das entradas do deserto do Saara. Foram 8,5 horas para percorrer 370 km até Zagora, pela montanhas Atlas, passando por várias cidades, entre elas Ouarzazate. Uma paisagem espetacular. Saimos de Marrakech às 8:30 e chegamos em Zagora às 17, e na tenda às 18:25, depois de 1:25 h de camelo. Voltamos no dia seguinte, após uma noite no deserto.

Uma experiência inesquecível. Muito bom mesmo.

Boa viagem

Melo Vidal

Melo Vidal Rio de Janeiro

respondeu 4 anos atrás

Olá ,fui recetemente ao Marrocos e queria partihar um pouco minha experiencia com a Palmerie Marrocos Tours.Costumamos viajar sempre de férias mas raramente usamos o serviço de guias,mas como decidimos viajar  em cima da hora e dada a dificuldade com a língua, resolvemos contratar o serviço de guia turístico em português. Sem termos recomendação prévia, tivemos que recorrer para a internet,ao Dubbi e Tripadvisor. Encontramos algumas agências que ofereciam este serviço mas havia uma  que parecia ser bastante utilizada por brasileiros e portugueses nos chamou a atenção_ a Palmerie Marrocos Tours. Dados os depoimentos favoráveis, resolvemos fazer contato, via e-mail, prontamente respondido, já com uma proposta inicial de roteiro e preços bem atrativos para um tour privado.Em seguida conversamos por chamada de WhatsApp com o Abdull,propriétario da agencia e um Marroquino muito simpático. A forma atenciosa e profissional diminuindo todas as dúvidas e com sensibilidade para captar o que realmente queríamos, foi fundamental para que tomássemos a decisão de ir frente na contratação e, em menos de uma semana do contato inicial, já estivéssemos sendo recebidos em Casablanca.

Mesmo tudo correndo tranquilamente, logo no início da viagem tivemos o contacto da Ana,uma brasileira que pertence a equipe e que nos ajudou durante todo o processo verificando se tudo estava correndo bem e assim mostrando um execelente acompanhamento do nosso tour.Viajamos por quase todo o Marrocos (CasaBlanca, Rabat, Chefchaouen, Meknés, Fez, Ifrane, Arfoud, Deserto de Merzouga, Gargantas do Toghra, Aît Bem-Haddou, Marrakech). 

Tivemos em nossa companhia nos 9 dias o guia Abdull e motorista Said que foi capaz de dirigir diariamente longas jornadas, com extrema responsabilidade e atenção. E ambos se desdobraram em nos atender, sempre com extrema boa vontade mas, ao mesmo tempo sem se tornarem intrusos, o que resultou numa viagem muito agradável. Nas cidades de @Fez e @Marrakech, contamos com os guias locais Samir e Habib, exímios conhecedores da história local. 

Assim,gostariamos de postar estas informações para ajudar a outros que, como nós, recorrem a este site na busca de informações para a contratação de um serviço privado de guia turístico em Marrocos. E não hesitamos em recomendar a Palmerie Marrocos Tours e toda sua equipe.

Se estão procurando por guia em portugues no Marrocos entre em contacto com eles.

Whatsapp+212 658-352967 

www.palmeriemarrocostours.com

https://www.instagram.com/palmeriemarrocostours/

Espero ajudar.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Marrocos, Marrakech, Fez, Tânger,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.