Sola no Mundo

Dicas para Serra do Cipó

Oi pessoal!
Dia 1 de janeiro vou pra Serra do Cipó com a família. Minha mãe é mais trilheira que eu e ela que teve a ideia dessa viagem. Alguém já foi? Vi que tem bastante cachoeira, tem alguma que é especial?
Tem algum restaurante legal? E o parque vai mesmo ser fechado?
Valeuu

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Natureza, Fotógrafo, Esportista, Romântico

Responda a dúvida de Sola no Mundo

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Telma Terra

MELHOR RESPOSTA

Telma Terra Belo Horizonte

respondeu 2 anos atrás

Em toda a área da Serra do Cipó, existem várias cachoeiras e trilhas, algumas totalmente desconhecidas por turistas. Por isso aí vão algumas das principais cachoeiras e dar dicas de como chegar até elas:

Cachoeira  Grande -  é a de a de mais fácil acesso, e talvez por isso fique a maior farofa nos feriados.. Pode-se ir de carro (2,5 Km de estrada de terra), entrando à direita no Hotel Veraneio. O lugar possui  infra-estrutura como:  bar, estacionamento, aluguel de caiaques e área para churrasco. Custa 5 pratas a entrada . 

Poço Azul - caminhada de +/- 45 minutos a partir da Cachoeira Grande. A água é limpinha e parece um aquário natural. Vale a pena ir com alguém que conheça o caminho. Dá pra ir de bike , mas tem que ter uma certa habilidade. 

Cachoeira  das  Andorinhas - é difícil acesso e é necessária a companhia de um guia , pois é fácil se perder. São 2 horas de andada. Vale a pena ir de cavalo. Bike só pros "profissas".

Cachoeira  da  Farofa - fica dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó é uma das mais famosas. É aconselhável a companhia de um guia do parque, pois achar o caminho é meio difícil. A partir da portaria do parque, são +/- 2 horas de caminhada. A cavalo  ou bike demora mais ou menos 45 minutos.

 

"Pra chegar em qualquer lugar tem que andar muito."

Ribeirão  Mascate - rio com  águas  cristalinas e com fundo de pedras. É passagem obrigatória para quem vai para o Canyon das Bandeirinhas. O Ribeirão Mascate possui á claras. Fica a +/- 8 Km da portaria do parque. O caminho é de trilhas e pode-se perder facilmente. Fica a 2 Km do canyon.

Canyon  das  Bandeirinhas - É chamado de Canyon das Bandeirinhas porque é formado pela Serra das Bandeirinhas. É um lugar muito bacana, mas é longe pra caceta (de 3 a 4 horas de caminhada  da portaria do parque). São 12 km de distancia, por isso o grande lance é ir de bicicleta.

 

Estátua do Juquinha - foi feita em homenagem a um Sr. que nasceu e morreu na Serra e trabalhava vendendo  e dando flores na região.Ele fica na parte alta da serra, a 21 Km (estrada de terra) do Camping Véu da Noiva. Pára-se o carro a 100 metros da estátua. Esta estátua é referência para se pegar a trilha para a cachoeira da Capivara

John Gabrich

John Gabrich Belo Horizonte

respondeu 1 ano atrás

Há varios restaurantes muito bons na Serra e com vários preços também, todos "colados" um no outro.

Há realmente, várias cachoeiras.

As mais populares:

- Cachoeira Grande. A entrada para essa cachoeira fica logo no início da Serra, logo após o hotel Veraneio, depois da ponte. Há estacionamento no local, a entrada é paga (quando estive lá foi R$ 30/pessoa), a trilha é super limpa e tudo lá dentro é muito bem estruturado. Há banheiros. Não há restaurantes. Há acesso também para a Cachoeira do Tomé.

- Véu da Noiva. Há duas entradas para essa cachoeira. Uma delas é pelo camping da ACM. Essa entrada é paga (não sei o valor) e há uma estrutura boa lá dentro, mas desconheço os detalhes.

A outra entrada é pela famosa trilha dos escravos (logo acima da entrada do camping - seguindo a estrada, uns 100 metros subindo a estrada em direção ao Mirante). Essa entrada é grátis e é por onde a maioria das pessoas sobe. Mais ou menos 1,5 km de caminhada. Não é nada muito pesado, mas vale o esforço. Um detalhe: indo por essa estrada, deve-se virar na primeira entrada à direita na trilha e seguir em frente. É uma das mais visitadas!

Outras cachoeiras:

- Capivara, Tombador, Serra Morena I, II e III, Gavião, Farofa, Andorinhas etc...

Recomendo baixar o app Maps.me, baixar o mapa da Serra e se guiar por ele. O bom é que ele funciona off line e muito bem diga-se de passagem!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Minas Gerais,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.