Paula Leite

 Roteiro; Custos de viagem e Câmbio, Passeios e Pontos Turísticos, Transporte   Istambul, Turquia

Dicas Istambul

Terei 2dias inteiros na cidade e gostaria de dicas para preencher o roteiro da melhor forma possível.
No primeiro dia, já tem a escalação completa: Santa Sofia, mesquita azul, palácio Topkapi, hipódromo e Gran Bazar.
Queria dicas para o segundo dia, li opções como bazar egípcio, bazar de especiarias, barco no Bósforo, palácio dolmabahu, mesquita suleymaniye (solidão), torre gálata.. queria saber o que é realmente válido conhecer, alguma sugestão?
Outra coisa que eu gostaria de saber, como se locomover na cidade de maneira tranquila? (Lembrando que vou sozinha) táxi é tranquilo? Barato?
Qualquer dica é bem vinda!

Meu perfil de viagem: Natureza, Fotógrafo

Responda a dúvida de Paula

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Aldo Cruz

MELHOR RESPOSTA

Aldo Cruz São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi Paula,

Não sei se você já reservou hotel, mas acho fundamental que você fique em Sultanahmet, que é a região onde estão concentradas muitas atrações turísticas, inclusive todas essas que você já mencionou. De uma olhadinha na internet porque muitos hotéis oferecem serviço de transfer, e a oferta de hotéis na região é enorme, para todos os bolsos.

Quanto ao seu segundo dia, eu excluiria o passeio no Bósforo, porque é um programa de pelo menos umas 4 horas, então praticamente mata o dia.

Já o Palácio Dolmabahçe é uma construção moderna (anos 1800) e totalmente estilo europeu. Eu não gostei de ter visitado porque parece qualquer palácio europeu do século XVI/XVII com todos aqueles dourados, tetos pintados, lustres de cristal etc. Não foi legal pra mim, porque conheço vários castelos nesse estilo, mas caso você tenha curiosidade, pode ser uma boa pedida.

Não deixe de visitar a mesquita Süleymaniye, que na minha opinião é mais bonita que a mesquita Azul. Ela fica localizada no topo de uma colina e é espetacular por dentro e por fora. Além da própria mesquita, pode-se visitar também a tumba do Solimão I e sua esposa Roxelana. Se você se interessar por história, de uma lida sobre o Solimão I. Ele foi um sultão muito importante para a Turquia e sua esposa foi muito influente.

Você pode primeiro visitar o Mercado de Especiarias, que fica perto da Mesquita Nova, na extremidade da ponte Gálata, no lado ocidental.

Saindo do mercado pela porta dos fundos, você poderá percorrer o bairro de ruazinhas estreitas e cheia de comércio de rua, muito pitoresco, e seguir à pé até a Mesquita Süleymaniye. Não sei se você gosta de andar, eu gosto. É uma caminhada de mais ou menos uma hora.

Saindo da mesquita, atravesse a ponte gálata e vá até a Torre. Vale a pena a bela vista de 360 graus que se tem de Istambul lá de cima. Se ainda tiver tempo e disposição, vale uma caminhada pelo lado oriental da cidade. Ande pela rua Stiklal, cheia de comércio, até a praça Taksin, que foi palco de muitas manifestações na cidade.Depois volte de metrô.

Acho que assim seu segundo dia estará completo.

Boa viagem  

Helô Cassanho

Helô Cassanho Barcelona

respondeu 1 ano atrás

Oi Paula, eu também fui sozinha a Istanbul, fiquei 1 dia e meio. É bem tranquilo se locomover com metrô ou tram (metro de superfície) e bem barato. Não precisei de taxi.

Tem uma balsa que você pode atravessar para o lado asiático que você paga com o cartão do metrô, pode ser uma opção mais rápida pra cruzar o Bósforo.

Achei tranquilo andar pelo centro histórico da cidade, mas inventei de ir ao Taksim de noite e andei até a torre de Gálata, não me senti muito segura. Quando cheguei lá a torre já estava fechada para visitação, não pude subir, então se for para aqueles lados é melhor ir de dia.

Se você for fã de Agatha Christie pode visitar o Pera Palace Hotel, onde ela escreveu o livro Assassinato no Expresso Oriente, fica perto da torre de Gálata.

Apesar de Istanbul ser uma cidade cosmopolita é muçulmana, então evite roupas curtas, justas ou decotadas. Nas mesquitas só pode entrar de saia longa e cabeça coberta. As mais turísticas tem essas peças pra você se cobrir, as outras mesquitas não tem nada, então recomendo que vá de saia e leve um lenço, para poder entrar em qualquer lugar.

O hotel que fiquei era o Yasmak Sultan, muito bom no bairro de Sultanahmet, como disse o Aldo.

Espero ter ajudado! :)

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada e feita sob medida para você?!

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim!

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.