Fer Gândara

Como planejar uma viagem muito longa? Por onde começar?

Olá! Estou pensando em realizar uma viagem pela América do Sul (ainda não decidi nada) e gostaria de saber se alguém tem alguma dica de por onde começar esse planejamento, caso já tenha realizado.
Quais caminhos dar prioridade, e quais deixar para trás?
Fazer mochilão fica mais caro ou mais barato que viagem de carro?
Tenho mil perguntas, mas quem puder ajudar com essas ou mais que puder ficarei feliz!

Obrigada

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Caçador de Artes e Design, Gastronômico, Historiador, Natureza, Fotógrafo, Esportista, Romântico

Responda a dúvida de Fer

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

1 Resposta

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Fer,

Sou fã de fazer viagens longas.  Tenho um método pessoal de planejamento para tais projetos.

* Inicialmente, o que eu desejo ver de verdade

Fazer um plano de longa distancia, o tempo que se tem disponivel para a viagem é o fator limitante.  Como voce colocou América do Sul, é amplo demais. Caso queira fazer um bom roteiro de auto, seguindo seu exemplo num todo, serão necessarios meses de viagem.

* Quais cidades principais

O desejo pessoal impera nesse momento. Se tem o desejo de fazer um passeio, tem as cidades sonhos envolvidas no roteiro.

* Avaliar as cidades

Cada cidade escolhida, o que tem pra visitar em cada uma, levando em conta o que pra voce é importante e fundamental para seu passeio. Nesse caso voce já começa o processo de dias necessários, eventuais ingressos e hospedagem. Inicia os eventuais custos.

* Época

Importancia de verificar a metereologia no periodo escolhido, já que podem encontrar os periodos de frio ou de chuvas, e voce ir visitar o litoral da localidade e não aproveitar, por exemplo. Além de se preocupar com a quantidade de malas, roupas que serão necessárias, etc.

Nesse plano simplificado, voce começa a montar o planejamento nas cidades, o que ver, dias de hospedagem, tipo de hospedagem, alimentação, em suma, terá uma ideia do quanto vai custar cada cidade visitada.

* Distancias entre as cidades.

Chega no projeto de roteirização. Qual as distancias entre as cidades escolhidas a serem visitadas. Ainda não é o momento do processo de projeção de todo roteiro, simplesmente, entre as cidades desejadas.

Exemplo: Digamos que no Uruguai, voce escolheu Montevideo, Punta del éste e Colonia del Sacramento. Começa os processo de distancias entre essas cidades locais. Analise o tempo de km entre elas, quanto levará de carro, se as rodovias são pedagiadas, ai voce terá o processo de deslocamento e logico, novos custos que devem ser inclusos nas contas do planejamento da viagem.

OBS: Esses eventuais custos, começam a delimitar o que voce tem disponivel (quanto pretende gastar no total dessa viagem, disponibilidade) e as eventuais despesas já analisadas.

O que voce pode fazer, é escolher e fazer esse processo por cada país desejado na visita da sua viagem.

Depois de cada país e roteiros determinados nas localidades, faça o projeto maior, que é ligar as cidades no geral.

* Roteirização Global.

Agora cabe unir as cidades, usando a logica de menores distancias e formando sequencia, evitando idas e voltas para os mesmo ponto, o que pode alongar custos e deslocamentos (tempo da viagem).

Dica: No inicio da viagem, cabe fazer trechos mais longos (500/600 km) num dia. Na volta, melhor encurtar as distancias feitas de carro, exigindo um pouco mais de paradas. Cansaço e os desgastes do passeio, devem ser levando em conta, para evitar stress de convivio.

Com esses pontos ligados, voce tem o custo de combustivel, tempo de distancia entre cada trecho, eventuais pontos de paradas entre trechos, etc.

Não esqueça, que para viajar de carro na américa do sul, tem que fazer um seguro especial.

Me alonguei, mas espero ter ajudado nesse inicio de projeto.

Mais informações, entre em contato.

Abçs

Fernando

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América do Sul,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.