Passeios e Pontos Turísticos   Alemanha, Berlim

Berllin em 4 dias

Oii gente,

Gostaria de dicas de quem já foi pra Berlim ou locais sobre o que fazer nesses quatro dias. O que é imperdível e também o que é ùnico de lá

Muito obrigada

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Marina

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Aldo Cruz

MELHOR RESPOSTA

Aldo Cruz São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Oi Marina,

Berlin foi uma cidade que me surpreendeu muito positivamente, a começar pela estação de trem.  A estação de Berlin (Berlin Hauptbanhof) impressiona. É linda, clara, toda envidraçada  e foi reformada para a Copa. É verdade aquela história de que as coisas são muito organizadas e que pessoas não jogam nem bituca de cigarro no chão. É tudo limpíssimo, as pessoas são agradáveis, solícitas, e a cidade é muito acolhedora. Dá prá falar inglês até com o motorista do ônibus.  Acho que vale a pena  ficar na cidade por,no mínimo, 3 noites.

Berlin tem um bom sistema de transporte público. Pode-se comprar um  “Berlin Welcome Card” http://visitberlin.de/en/article/advantages?tid=865&parent=863  que além de oferecer o uso ilimitado dos transportes públicos (por 48, 72 horas ou 5 dias), oferece descontos em algumas atrações turísticas. Eu não utilizei, mas acho que pode ser uma coisa a se pesquisar.

Pontos que eu acho que são interessantes:

1. Caminhar da Alexander Platz até o Portão de Brandenburgo, descendo a  av. Unter der Linder, que era parte da Alemanha Oriental. Nesse trajeto passa-se por muitos pontos turísticos como a Ópera, a Biblioteca Nacional, a catedral de Santa Edwiges, as igrejas de São Nicolau e de Santa Maria e o prédio da Prefeitura.

2. Memorial do Holocausto – Fica ao lado do Portão de Brandenburgo. Na verdade é uma obra de arte que parece um cemitério e inevitavelmente leva à reflexão sobre os horrores cometidos pelos nazistas contra os judeus durante o Holocausto. O legal é que os alemães fazem questão de não esquecer o horror que foi !

3. Portão de Brandengurgo – Um dos símbolos da cidade de Berlin, inaugurado em 6 de agosto de 1791. Quem não se lembra da comemoração aqui quando caiu o muro? Tem uma estória interessante sobre a escultura da carruagem com os quatro cavalos, no topo do portão, que se chama “quadriga”. A quadriga foi instalada em 1793, dois anos após a abertura, mas permaneceu pouco tempo lá em cima. As tropas francesas de Napoleão Bonaparte invadem Berlim, atravessando as portas de Brandenburgo em Outubro de 1806. Em Dezembro do mesmo ano, para simbolizar a dominação francesa, Bonaparte manda a quadriga para Paris. Esta apenas retornou a Berlin em 1814, após a guerra da libertação, e segundo a vontade de Frederico Guilherme III, a quadriga recebeu uma cruz de ferro e uma águia prussiana, e passou a significar a vitória (antes era um símbolo da paz).

4. Ilha dos Museus, onde há cinco museus, sendo que um dos mais importantes é o Pergamon, onde está o busto de Nefertiti, levada do Egito

5. Reichstag – é um prédio lindo, por fora e por dentro.  É possível entrar e ver sua cúpula de vidro. Foi construído para abrigar o parlamento do império alemão. Foi nesse prédio que em 1939 Hitler fez um discurso  histórico após a agressão à Polônia, que foi um dos estopins da 2ª. Guerra Mundial.

6. Coluna da Vitória – Está depois do portão de Brandenburgo, dentro do parque “Tiergarten”, que é um belo parque. É possível subir na torre, ver a estátua do anjo de perto (que aparece muito no filme “Asas do Desejo” do Win Wenders) e ter uma bela vista da cidade. O bom é que prá se recuperar da aventura, tem um biergarten bem ao lado da coluna !

7. O muro de Berlin é onipresente, e há uma “trilha” de pedra no chão, indicando onde ele ficava. Há vários pedaços espalhados pela cidade, que funcionam como obras de arte a céu aberto.

8. Topografia do Terror – É um museu onde ficava a sede da Gestapo e tem uma seção inteira do muro intacta.

9. Checkpoint Charlie – Era o ponto de fiscalização mais famoso de Berlin. O Checkpoint Charlie se tornou um símbolo da Guerra Fria, representando a separação do lado oriental e ocidental, e  para alguns alemães orientais uma estrada para a liberdade.

10. A região de Potsdamer Platz  foi totalmente destruída durante a Segunda Guerra e abandonada durante o período da Guerra Fria. Após a queda do Muro, a praça foi reconstruída e tornou-se um dos mais reluzentes símbolos da nova Berlim. Tem um edifício high tech da Sony, chamado Sony Center, onde tem uma porrada de novidades tecnológicas.

 A grande maioria desses pontos é possível alcançar à pé, e ficam concentrados na área mais turísticas da cidade. A caminhada da Alexander Platz até o portão de Brandenburgo, e depois até a Coluna da Vitória é grande, mas entre elas estão o memorial do hotocausto, a ilha dos museus, o reichtag, a ópera, a biblioteca nacional e outros prédios importantes. Acho que é um passeio pra um dia inteiro.

Não tenho nenhuma dica de restaurante, mas em Berlin tem muitas comidas de rua como as tradicionais “currywurst”, que são rodelas de salsicha fritas, cobertas com ketchup e curry em pó, muita comida turca como os kebabs,  tem também os  pretzels recheados e as famosas “almôndegas de Berlin” que são encontradas em muitas tendas pelas ruas.  Em muitos lugares achei que o catchup tem um tempero diferente e bom. Acho que é curry.

Para beber cerveja tem  os famosos  “biergarten” os  “jardins da cerveja”. São vários biergarten espalhados pela cidade, onde se bebe vários tipos de cerveja, acompanhado de pratos alemães. Enfim, comer e beber em Berlin não é um problema, e nada é muito caro !

A noite de Berlin é muito movimentada e na área central, na Hackescher Markt e na Hackesche Höfen  tem uma porrada de bares e restaurantes, cinemas, teatros, espaços culturais e de exposição. Um bom lugar pra ir tanto de dia quanto de noite.

Boa viagem !

Priscila

Priscila 

respondeu 2 anos atrás

Oi Marina!


Berlin tem bastante coisa pra fazer!

Os pontos principais , que vc não pode deixar de ir são:


- East Side Gallery ( muro de Berlim )

- Brandenburg Tor

- Memorial do Holocausto

-Potsdamer Platz

- Av Unter den Linden

- Checkpoint Charlie

- Alexanderplatz e torre de TV ( vc tem a visão de Berlim em 360 graus )

- Kurfurstendam (Av com lojas mais chiques, mas a região é bem legal de passear, tem lojas para todos os bolsos )

- Palacio do Reichstag ( pra visitar a cúpula vc precisa a agendar online, super tranquilo e não paga nada )


Isso é mais o básico, ah tem a catedral (Berlin Dom) que é linda , perto da Ilha dos Museus, se vc gosta de museus, o museu do Holocausto também !


Se vc quiser ver uma outra Berlin também, tem o bairro Kreuzberg pra visitar (tem um Kebab lá famoso).

Aproveite pra andar bastante, meio clichê né , mas Berlin é demais ! Sério !


E vc pode aproveitar pra fazer bate volta em um dia se quiser: Potsdam (pertinho), tem um campo de concentração perto também (Sachsenhausen), acho que dá pra encarar ir até Leipzig!


Espero ter ajudado !

;)


Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Alemanha, Berlim,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.