Leonardo Lopes

 Roteiro; Custos de viagem e Câmbio, Passeios e Pontos Turísticos   Cuzco, Arequipa, Puno, Peru

Arequipa, Puno e Cuzco de carro - Roteiro de 6 para 5 dias.

Olá a todos. Estou planejando junto com minha namorada um tour pela América do Sul, onde faremos uma viagem de 24 dias de carro, pela Argentina (Salta, Jujuy), Chile (Atacama) e Peru, com objetivo principal Machu Pichu. Porém, refazendo uns cálculos e por questões de logística, teremos que cortar alguns dias. E queremos saber se conseguimos montar um passeio interessante com 5 dias na Etapa Peru, saindo de Tacna. Inicialmente, nós iríamos direto para Puno, mas foi recomendada Arequipa. Então o plano passou a ser:
Chegada em Arequipa no final da tarde (estaremos vindo de Tacna na fronteira). Ainda teremos a noite para tentar conhecer um pouco da cidade e a Plaza de Armas para jantar.

Aí começa em si o roteiro:
Dia 1 (AREQUIPA) - Conhecer o Museu Histórico e o Monastério Santa Catalina. Almoço e pegar estrada de subida para Puno, que já vi que é bem pesada com o desnível, chegando lá já de noitinha. Dormir em Puno.
Dia 2 (PUNO) - Fazer o passeio das Ilhas Flutuantes. Não sabemos quanto tempo leva, mas se for um dia inteiro, iriamos dormir mais uma vez em Puno.
Dia 3 (PUNO/CUSCO) - Fazer o passeio da Rota do Sol, com paradas em Pukara, Raqchi e na igreja de Andahuaylillas. Chegando em Cusco de tarde ainda (como tarde e noite livres).
Dia 4 (CUSCO) - Dia livre para turismo em Cusco. Não sei o que fazer kkkkk.
Dia 5 (OLLANTAYTAMBO ou AGUAS CALIENTES) - A ideia é fazer o passeio do Vale Sagrado. Pernoite em Ollanta ou Águas Calientes. Ainda falta decidir, por causa do carro.
Dia 6 (MACHU PICHU) - Enfim, acorda em Ollanta (ou Aguas) e ir pra Machu Pichu. Depois, retornar direto para noite em Cusco.

Após, saída logo cedo do "dia 7" em direção à Puerto Maldonado e depois Rio Branco/AC.

Esse roteiro foi feito baseados em relatos e dicas, mas nosso plano original só permitia 5 dias. Assim, estamos analisando algumas possibilidades:
a) Antes, iriamos fazer o caminho de Puno à Cusco a noite após chegar das Ilhas, mas vimos os atrativos da Rota do Sol, a vista do caminho, os mirantes e as paradas que citei, então incluímos o segundo pernoite em Puno e um dia só para esse caminho.
b) Arequipa também não estava nos planos iniciais, mas incluí essa parada por recomendações. Mantenho esta cidade ou vou direto para Puno?
c) Puno já estava, pois eu queria conhecer o Lago Titicaca. Porém li que o melhor do Lago é fazer o passeio das Ilhas, pois Puno é muito pobre de atrativos. Então, se uma manhã em Puno for o bastante com passeios curtos, seguimos após o almoço pela Rota do Sol.
d) Um dia inteiro para Cusco? Ou a tarde/noite da chegada de Puno, junto com o resto do dia após voltar de Machu Pichu, são o bastante? E também, não sei o quanto gasto de tempo para Machu Pichu. Um dia inteiro de passeio?
e) Já vi relato de bate-volta de Cusco x Machu Pichu. Será que daria para fazer Vale Sagrado e subir pra Machu Pichu no mesmo dia?

Uma observação, que estaremos de carro próprio montando nosso horário e não tenho problemas com estradas a noite.

Gostaria de debater estas várias possibilidades, ou quem sabe descobrir novas ideias.
Desde já, muito obrigado a todos que acompanharam essa longa e embolada dúvida rsrsrs

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Historiador, Natureza, Fotógrafo, Romântico

Responda a dúvida de Leonardo

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

1 Resposta

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 2 anos atrás

Ola Leonardo, muito bom seu roteiro, pena voce não ter mais dias por la, pois eu acrescentaria mais um dia em Arequipa, e iria passear no Valle del Colca, conhecida pelos condores, é um visual deslumbrante, o canion mais profundo do planeta, é show.. mas ai vc teria que tirar um dia de algum outro local, ou caso possa acrescente esse dia..

Machu picchu deixe um dia para ele, não acho que vale correr e fazer 2 passeios no mesmo dia, sendo que o vale sagrado tb é muito bonito,,,

bem, sobre puno/titicaca, eu li mto a respeito, e a maioria disse que é muito bonito, mas é meio feito pra turista ver, não é bem "vida real" ... e foram vários que me disseram isso, tanto é que tirei do meu roteiro e coloquei a cidade de Ica/huacachina, (Peru) onde tem um oásis no meio de dunas, que antigamente era um recanto para milhonários e agora é uma região para turistas se divertir com um visual meio desértico, mas se é seu sonho ir pra la, não perca a oportunidade e vá...

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Cuzco, Arequipa, Puno, Peru,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.