Visita Rápida à Cidade Maravilhosa + Arraial do Cabo


  Rio de Janeiro, Arraial do Cabo  4786 visualizações

"Cidade Maravilhosa, cheia de encantos mil."

Sim, a maioria de nós já ouviu essa música, não é?

E a minha curiosidade em descobrir se era mesmo maravilhosa a cidade do Rio de Janeiro bateu mais forte em Dezembro/16.

Dificilmente eu programo uma viagem em Dezembro. Prefiro viajar em outras épocas do ano, em baixa temporada. Mas, minha programação mudou quando tive que sair em férias seguindo a programação da empresa, e ví nesses "dias de folga" uma oportunidade de fazer algo diferente.

Eu ouvia falar de Arraial do Cabo há alguns anos. Certa vez, meu pai comentou comigo que um amigo tinha ido à Praia do Forno. Quando vi as fotos, me encantei.

Todo ano quando ia pesquisar sobre algum destino, eu lembrava de Arraial, mas sempre deixava para depois. Porém, ano passado foi diferente e resolvi que precisava conhecer aquele lugar lindo das fotos que ví lá atrás.

Como nunca tinha ido ao Rio de Janeiro, decidí montar um roteiro que eu conseguisse juntar os dois lugares numa viagem só. Resultado: Foi uma das viagens mais legais que eu já fiz.

Eu ouvia tantas coisas sobre o Rio de Janeiro, mas depois de poucas horas eu simplesmente me apaixonei. Saí de lá querendo muito voltar.

Nosso Roteiro:

Programação Roteiro
Dia 1 Barra da Tijuca e Praia da Joatinga
Dia 2 Corcovado (Cristo), Morro da Urca e Pão de Açúcar (Bondinho), Forte de Copacabana e Arpoador
Dia 3 Viagem para Arraial do Cabo/ Tarde na Praia Grande
Dia 4 Passeio de Barco (Praia do Farol e Praias do Pontal do Atalaia)
Dia 5 Praia do Forno/Prainha
Dia 6 Prainhas do Pontal do Atalaia
Dia 7 Praia Grande/Retorno para SP

Conforme o roteiro acima, ficamos 2 dias na Cidade Maravilhosa.

Logo no primeiro dia, já ficamos encantados. Fomos conhecer a Praia da Joatinga (ou Praia do "Joá" para os mais íntimos). 

Estávamos hospedados num hotel localizado na avenida do Pepê. Do hotel pedimos um Uber para chegar até a Praia do Joá. O próprio motorista, que era carioca, nunca tinha ido até lá.

O lugar é lindo! Pena que chegamos a tarde e a maré já estava alta. Fiquei com medo de atravessar (#medrosa). Mas, mesmo ali nas pedras, já sentimos a sensação de "dever cumprido". Mais um lindo lugar pra recordar - E voltar!!

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 1

E, apesar do pouco tempo que tínhamos no Rio, não poderíamos deixar de ver o Cristo e andar de bondinho, então dedicamos o nosso segundo dia aos dois lugares mais famosos da cidade.

O dia estava lindo...muito sol e céu azul!

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 2

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 3

Eu gostei muito da vista que se tem do Cristo, mas gostei ainda mais da vista de cima do Pão de açúcar. Foi uma das mais lindas que eu já ví. Eu poderia passar o dia todo só contemplando a paisagem. Rendeu belas fotos e lembranças incríveis.

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 4

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 5

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 6

Depois de dois dias muito bem aproveitados, eu e meu marido pegamos um ônibus para Arraial do Cabo.

Eu já sabia que era um lugar bonito, mas quando chegamos em arraial e logo da janela do ônibus vimos que a água era mesmo azul (sem filtro) como víamos nas fotos, eu me perguntei porque demorei tanto pra ir para este lugar.

Temos um "caribe brasileiro" de verdade!

Em Arraial, passamos pela Prainha, Praia Grande (onde ficamos hospedados), Praia do Farol, Praia do Forno, e o meu lugar preferido em Arraial: Prainhas do Pontal do Atalaia.

Da escada que dá acesso à praia você tem um visual lindo de um mar tão azul que impressiona.

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 7

Uma coisa que gosto muito de fazer é apreciar o Pôr do Sol. Lá em Arraial, tivemos esse privilégio todos os dias, lá na Praia Grande. A melhor maneira de encerrar o dia!

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 8

Dica:

Já vi algumas pessoas perguntando o que dá pra fazer no Rio de Janeiro em um dia. 

Eu estava sem carro. Utilizei taxi, uber e cabify. Isso me fez ganhar tempo indo de um lugar a outro sem ter que depender do transporte público.

Eu consegui ir ao Cristo e ao Pão de açúcar no mesmo dia e ainda sobrou tempo para ir ao Forte de Copacabana e Arpoador e ainda voltar à Barra, onde eu estava hospedada,  pra curtir o fim da tarde. Como?

Fechei tudo com antecedência pela internet. Comprei o ingresso para o Cristo + Transporte (Van) saindo da praça do Lido, em Copacabana, para o primeiro horário (saindo por volta das 8h da manhã). Quando chegamos lá, havia poucas pessoas no Cristo. Conseguimos tirar muitas fotos e apreciar a vista de cima do Corcovado. Para voltar, pegamos a Van de volta para o mesmo ponto de partida (no nosso caso, praça do Lido). Da Praça do Lido até o Pão de Açúcar eram poucos minutos. Não gastamos nem 10,00 para chegar até lá. E para pegar o bondinho, estudante ainda economiza, porque tem direito a meia-entrada.

Por volta das 14h já tínhamos visitado dois pontos turísticos super legais e ainda tivemos a tarde livre para conhecer mais lugares famosos do RJ.

Pode ser que eu tenha dado sorte de não ter tanta fila em pleno mês de Dezembro? Talvez! Mas, na minha opinião, vale a pena comprar pelo menos o ingresso do Cristo para o primeiro horário e tentar unificar as duas atrações no mesmo dia sim!

Uma pena não ter tido mais tempo para conhecer um pouco mais da cidade. Fiquei com gostinho de "Quero mais".

Apesar de todos os problemas que ouvimos com relação à cidade, eu posso dizer que SIM, o Rio de Janeiro continua lindo! E unindo Arraial do Cabo na mesma viagem...Fica perfeito! 

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 9

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 10

Ju Pires adicionou foto de Rio de Janeiro,Arraial do Cabo Foto 11

Onde aperta pra voltar no tempo?! Rsrs

Ju Pires

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Juh Oliveira

Juh Oliveira comentou 7 anos atrás

Maravilhoso seu roteiro! Apesar de moradora da região metropolitana, nunca fui ao Cristo, nem ao Bondinho. Agora, Arraial é sensacional! Acho imperdível e sempre indico pra tdos que vem ao Rio. Que bom que vc quer voltar, tem mta coisa linda no estado pra conhecer ;)

Ju Pires

Ju Pires comentou 7 anos atrás

Oi Juh, Obrigada! :) E vc me ajudou com umas dicas viu... Antes da viagem, eu perguntei aqui no Dubbi sobre como chegar nas Praias do Portal do Atalaia e vc respondeu a minha pergunta :) Fui de táxi barco. Foi ótimo! Barato e rápido. Adorei! O trajeto em si já é parte do passeio. Abraço!

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Ju pires adorei seu relato! Nunca tinha ouvido falar da praia do Joá. É uma praia com estrutura para ficar o dia ou é mais paradisíaca? Em Arraial você recomenda ficar em um bairro/hotel em específico? Parabéns!!!

Karine Takabayashi

Karine Takabayashi comentou 7 anos atrás

Parabéns! Amei o post...será muito útil para minha próxima viagem! Estou louca para conhecer Arrail do Cabo! Bjs

Cristiana Macedo Pimentel

Cristiana Macedo Pimentel comentou 7 anos atrás

Que foto de por-do-sol maravilhosa em Arraial!! Babei!!

Ju Pires

Ju Pires comentou 7 anos atrás

Olá!! Desculpa pela demora na resposta (estou fazendo TCC rsrs) Respondendo a pergunta do Caio.. A praia não tem estrutura para passar o dia...não vi quiosques ou pessoas vendendo coisas por lá...e a maré vai subindo, então a faixa de areia fica bem pequena e para atravessar nas pedras dificulta um pouquinho...mas é tão linda que dá pra passar horas só contemplando a paisagem. Em Arraial eu recomendo ficar próximo à Praia Grande. Achei o local melhor do que a Prainha...não só pela praia em si, mas pela facilidade em encontrar restaurantes, mercado e farmácia. Fiquei na Pousada do Timoneiro. Recomendo!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Rio de Janeiro, Arraial do Cabo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.