Vinho Madeira – Uma experiência única e cheia de personalidade


  Madeira, Portugal  2918 visualizações

Licoroso, aromático, com sabor secular e original. Assim é o Vinho Madeira, típico da Ilha mais linda do Atlântico. Caracterizado por ser cheio de individualidade, sabor, fortificado e com alto teor alcóolico, também é considerado um dos melhores do mundo.

Esse vinho faz parte da história da Ilha desde 1450, sua produção começou logo após o descobrimento de Madeira pelos Portugueses em 1419. Eles tinham como objetivo transformar a ilha em uma grande plantação de uvas, já que o clima era ideal para fabricação de vinhos.

Para você ter uma ideia do que é  esse sabor, saiba que o vinho da madeira era o favorito de personalidades como Napoleão, Churchill and Shakespeare. Imagina só?! Ele também foi a bebida do famoso brinde em comemoração a declaração da independência dos Estados Unidos, em 4 de Julho de 1776.

DUBBI  adicionou foto de Madeira,Portugal Foto 1

Algo que originalmente foi direcionado somente para exportação, tornou-se emblemático com o passar dos anos e hoje é apreciado no mundo todo, como uma iguaria sem precedentes e tão particular que é impossível de se copiar .

Quem me conhece sabe que amo vinhos e, antes de conhecer Madeira, já tinha ouvido falar que era imperdível e eu tinha que experimentar. Tive um pouco de preconceito, já que nunca fui grande fã de vinhos licorosos, mas acabei ganhando uma garrafa de aniversário, então, porque não provar? 

Primeiro gole. Ual! Uma explosão de sabores. Não sabia se era fruta ou algum vegetal que dava aquele aroma tão único e fresco, mas era impossível um gole só. E a garrafa foi-se rapidinho entre conversas e risadas.

DUBBI  adicionou foto de Madeira,Portugal Foto 2

Conhecido por ser um vinho para todo tipo de ocasião, pode ser facilmente encontrado em restaurantes e casas noturnas. Não existe um tipo exato de situação para consumi-lo, mas existe uma infinidade de rótulos que se adequam a todos os paladares.

Para conhecer melhor as safras e estilos, fui ao Pereira D’Oliveira. Lá é oferecida  uma degustação completa de vinhos madeira, de 3 anos a 15 anos.  Provamos desde a versão seca até a mais doce, em suas taças específicas para uma experiência mais completa. Além de vinhos , nos serviram também a famosa broa de mel e o bolo de mel com nozes. Acredite, é uma experiência imperdível!

DUBBI  adicionou foto de Madeira,Portugal Foto 3

As uvas mais famosas estampadas nos rótulos dos vinhos madeira são: brancas sercial, boal, malvasia e verdelho. Mas os vinhos mais finos são feitos com as uvas bastardo, complexa, terrantez e listrão. Porém, você não precisa entender de uva para escolher um bom vinho na Ilha. Todos tem altíssima qualidade e garanto que qualquer escolha te proporcionará uma experiência e tanto. Aproveite para levar algumas garrafas pra casa, pois em Madeira o vinho é considerado bem acessível em termos de preço, mas fora da ilha os preços são equivalentes aos vinhos mais caros do mundo, e  não é pra menos!

Você deve estar se perguntando como chegar nesse paraíso para experimentar esse vinho exótico e tantas delícias...

Quando fui, pesquisei bastante e a melhor cia aérea para chegar lá é a TAP pois tem voos diários direto de Lisboa e um ótimo custo benefício. Além disso, recomendamos que você conheça o Viagem para Madeira. Eles são especializados na ilha e organizam viagens personalizadas fan-tás-ti-cas por lá! 

Já conhece a Madeira? Ficou com vontade de experimentar um dos melhores vinhos do mundo? Conta pra gente aqui nos comentários!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Madeira, Portugal,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.