Viajar é Bom Para Sua Saúde!


  Brasil  3125 visualizações

Fábio Ayub Brasil (Leve Sem Destino) adicionou foto de Brasil Foto 1

O site MatadorNetwork listou 7 Fatos Científicos que  provam que Viajar é bom para sua saúde. Nós, o casal Leve Sem Destino, identificamos muito da lista em nossas próprias experiências. E como não poderia ser diferente, trouxemos esse excelente artigo para você, caro leitor. Adaptado à nossa forma de enxergar cada tópico. O texto original você encontra no negrito em azul.

 1- Receita para aumentar sua imunidade: Viaje mais!

 Pesquisa publicada no site ExperienceLife intitulada: “Sujeira, germes e outras amigáveis imundices” (tradução livre), afirma que - Expor seu corpo a uma variedade de bactérias não é apenas seguro, mas  essencial para a imunidade e saúde humana.

É aquela velha história, crianças que crescem brincando na terra, parquinho, se sujando horrores, beijando o cachorro da família e beliscando a ração do mesmo tendem a se tornar adultos saudáveis, ao contrário daquelas que mal pisam no chão descalços e, não raro, são acometidos de doeças recorrentes e por vezes, severas.

E por que viajar aumenta a imunidade?! Ora, quando você sai do seu ambiente, para outra Cidade/Estado/País, seu corpo tende a se adaptar a milhares de novas bactérias, fazendo-o muito mais forte!

Obs: Isso não quer dizer que você pode “burlar” sua higiene básica viu?! Rituais cotidianos de higiene devem ser uma constante, a diferença aqui são as novas bactérias a que seu corpo será exposto.

 2- Mais viagens, menos estresse

 Acredito que essa informação não seja nenhuma novidade para você, mas é bom reafirmar: Em média, após 3 dias de iniciada uma viagem, você tende a se sentir mais relaxado e descansado, menos ansioso e com uma melhora evidente no humor. E o melhor, segundo a mesma pesquisa, os benefícios não desaparecem após o retorno à rotina, durando ainda alguns dias ou semanas.

 3- Viajar melhora a atividade cerebral

 De acordo com as próprias considerações do Matador: “Viagem expande sua mente. Você conhece novas pessoas, se adapta a diferentes situações, se torna mais global e culturalmente consciente. Isso tudo é bom para sua saúde, pois novas experiências aumentam a flexibilidade cognitiva, mantendo a mente afiada. Estudos têm mostrado uma ligação entre turismo e um aumento da criatividade, um sentido mais profundo de consciência cultural e crescimento pessoal.”

Pronto, é exatamente essa a sensação que nós sentimos com todas nossas experiências com viagens que tivemos até aqui. E digo mais, para nós, sair da zona de conforto é a forma mais eficaz de se evoluir como ser humano. Quanto mais longe, maior o choque cultural, maior o sentimento de necessidade de adaptação e menor o pré-conceito. Já falei em outra postagem e repito: As culturas e tradições são aquilo que seus olhos vivenciam, não o que os telejornais informam.

4- Viajar diminui o risco de doença cardíaca

Este tópico tem muito a ver com o segundo, pelo simples fato de que pessoas que costumam fazer pausas (férias ou pequenas escapadas em finais de semana/feriados) se tornam menos estressadas e ansiosas. Na pior das hipóteses, ainda que você trabalhe constantemente com pressão e cobranças, tais intervalos lhe ajudarão a diminuir os agentes estressores.

 5- Viajar nos mantém em forma

 Sim, mas calma lá. Nós não estamos falando sobre passar férias em um ResortCruzeiro all Inclusive, ok? Vamos ser mais específicos ao perfil do viajante-aventureiro-explorador-curioso. “Mas eu não sou aventureiro”. Amigo(@), se você gosta de conhecer determinado local caminhando, fazendo seus registros, mergulhando (em mares, rios, lagoas), enfim, explorando o mínimo esperado, você já está fazendo, provavelmente, mais do que estaria no seu dia a dia. E isso é super válido para sua saúde física e mental. Muitas vezes perdemos horas no trajeto, por isso, as horas restantes devem ser bem aproveitadas.

 6- Há muitos locais no planeta com propriedades curativas

 Com este tópico nós não poderíamos concordar mais. O texto do site menciona fontes termais naturais na Turquia, Islândia ou Costa Rica. Mas gente, pra quê ir tão longe!? Locais com propriedades de cura, que melhoram a aparência da pele, aliviam dores, estresse, aumentam a longevidade, isso nós temos aqui, demais!

Onde? Eu sei que você já sabe, mas sim, vá a Chapada dos Veadeiros e a todas as nossas outras Chapadas. Conheça nossas praias de água doce em Alter do Chão (Em breve, no blog), praias paradisíacas de águas mornas do nosso Caribe Brasileiro - Maceió, Maragogi, São Miguel do Milagres. Praias espetaculares de águas geladas e renovadoras: Arraial do Cabo, Cabo frio, Parati, entre tantas outras. Tenha contato direto com a natureza no nosso Amazonas, Pantanal, Cerrado, entre tantas outras biodiversidades. Relaxe nas nossas lagoas - Lagoa do Paraíso, Lençóis Maranhenses. Por fim, a cura está aqui, caro leitor. Apenas vá!

7- Viajar aumenta sua longevidade

Entendemos este tópico como a junção de todos os tópicos anteriores, pois como já mencionado, viajar reduz os níveis de estresse, aumenta a imunidade, melhora a saúde do cérebro, nos torna mais ativos, aprimorando nosso aspecto físico e mental. Logo, receita para um envelhecimento saudável: Viaje! O máximo que você puder. Permita-se experimentar o melhor que nosso planeta tem à oferecer. sem medo de ser feliz! :)

E aí, gostou do artigo?! Concorda? Veja mais em: levesemdestino.com

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Fabio, concordo. Minha terapeutadiz que quando to no limite, a receita dela é "vai viajar". Ajuda muito no stress e outros tratamentos da psique.

Fábio Ayub Brasil (Leve Sem Destino)

Fábio Ayub Brasil (Leve Sem Destino) comentou 7 anos atrás

Fernando, nós do Leve Sem Destino, estamos estressados. Portanto, viajaremos semana que vem! rsrs

Mônica Rodrigues

Mônica Rodrigues comentou 7 anos atrás

Isso mesmo Fernando, a vida é muito curta para se estar demasiadamente estressado! É um sopro! Não deixe de aproveitar o melhor que ela tem a oferecer! :)

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Ótima reportagem, Fábio! Na minha idade, creio que é o melhor que faço por mim mesma. Um abraço.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.