Uma aventura pelo Sul do Brasil


  Florianópolis, Cambará do Sul, Gramado, Canela, Bento Gonçalves  4270 visualizações

Nas últimas férias resolvemos conhecer algumas cidades do Sul do nosso pais. Região que tem de tudo um pouco e agrada a todos os gostos.

A princípio o plano era conhecer Bento Gonçalves com suas Vinícolas, mas como a viagem era de carro, resolvemos fazer um roteiro com paradas no caminho para chegarmos até lá.

Fizemos o seguinte roteiro:

São Paulo =>Florianópolis => Cambará do Sul => Gramado e Canela => Bento Gonçalves => Curitiba => São Paulo

Nossa viagem ocorreu em fevereiro de 2016. A viagem de SP até Florianópolis foi bastante tranquila, mas pegamos muito transito na própria cidade de Florianópolis.

Em Florianópolis ficamos acampados no Parque Estadual do Rio Vermelho. O Parque possui uma estrutura muito bacana e é enorme.

Em Florianópolis conhecemos algumas praias, projeto Tamar, Parque Estadual do Rio Vermelho, Mercado Municipal e alguns pontos do centro. Como o tempo não estava dos melhores não pudemos aproveitar as belas praias de Floripa.

Saindo de Florianópolis fomos para Cambará do Sul, onde temos acesso ao Parque Nacional da Serra Geral e Parque Nacional de Aparados da Serra, parques esses que dão acessos aos maravilhosos Cânions.

Em Cambará ficamos num camping dentro de uma fazenda que na realidade é uma pousada. Camping bastante rustico e com muito pouca estrutura, mas com uma paisagem maravilhosa.

O passeio aos Cânions é fantástico, o lugar é magico, maravilhoso! O acesso não é dos mais fáceis. Por estradas de terra e bastante esburacadas, mas vale cada solavanco dentro do carro. Quem prefere pode contratar o passeio com as agências locais.

O único ponto de atenção é com o fenômeno da viração, um fenômeno climático comum na região, onde a neblina sobe por dentro dos cânions e encobre tudo. Simplesmente parece não haver cânion. Dessa forma o ideal é sempre telefonar para o parque e perguntar como está a visibilidade, assim não se faz viagem perdida aos Cânions, ainda mais com as condições da estrada. Ariscamos ir um dia, mesmo sabendo que não havia visibilidade.  Ficamos por mais de 2 horas no parque, e não deu visibilidade. Mas valeu a caminhada no local.

Conhecemos os Cânions de Itaimbezinho e Fortaleza. Mas não nos foi possível fazer todas as trilhas dos dois cânions, por isso voltaremos.

Para os mais aventureiros e com bom preparo físico há a trilha do Rio do Boi, onde se faz uma trilha de muitas horas pela parte debaixo do Cânion.

Um outro passeio bacana que fizemos, dessa vez através de agencia, foi a rota das cachoeiras, com um carro 4x4. Nesse passeio se conhecem algumas cachoeiras locais, e em algumas há parada para banho. Em um dos locais visitados o jipe passa por dentro de um rio.

A cidade de Cambará do Sul, é bem pequena e tranquila, o grande atrativo é a visita aos Cânions. Há na cidade alguns restaurantes bacanas e tradicionais que valem a pena a visita.

Saindo de Cambará fomos para Canela, onde nos hospedamos no Camping do Sesi. Pudemos conhecer as cidades de Gramado e Canela.

Para quem pensa que essas cidades são apenas chocolate, fondue e guloseimas, está enganado. A região possui diversos atrativos naturais e lugares bacanas a serem visitados.

Pudemos conhecer o Mundo a Vapor, que é muito bacana, principalmente se estiver com crianças. Nele se pode conhecer o mundo das maquinas a vapor, tudo em miniatura. Conhecemos também o Mini Mundo, onde se pode ver diversas construções do mundo todo em tamanho miniatura.

Visitamos ainda o Parque da Ferradura e o Parque do Caracol. Muitos já devem ter ouvido falar. Uma cachoeira incrível, mas para se chegar ao pé da cachoeira se faz necessária a descida de uma pequena escada de mais de 700 degraus…mas depois é necessário subir de volta. Então...sebo nas canelas. Vá com tempo se quiser fazer a descida, pois é bastante cansativo e então é necessário parar diversas vezes no percurso.

Além desses passeios há as tradicionais visitas as lojas de chocolate, que são todas temáticas e bem decoradas. Pudemos ainda conhecer uma vinícola local, muito bacana também.

Depois saímos de Canela e nosso destino foi Bento Gonçalves. Os principais atrativos são o passeio de Maria Fumaça que vai de Bento Gonçalves a Garibaldi, a visita as Vinícolas e a região conhecida por Caminhos de Pedra.

Vinícola é o que não falta. Fizemos a visita guiada a duas delas, onde todo o processo de fabricação do vinho é apresentado, a característica de cada um, e ainda podemos prova-los. Cremos que a visita guiada a 2 vinícolas seja mais do que o suficiente, senão fica repetitivo. Nas outras, vale a visita para se provar os vinhos é claro. E deixe espaço na bagagem para trazer algumas garrafas de volta.

Além das vinícolas fizemos o roteiro Caminhos de Pedra, visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.

Ali pudemos visitar construções antigas, conhecer um pouco da cultura dos imigrantes, e saborear muita coisa gostosa.

Depois de alguns dias com muito vinho em Bento Gonçalves, demos início a nossa viagem de volta, fazendo uma pequena parada em Curitiba para revisitar alguns pontos turísticos, mas em uma outra oportunidade falamos um pouco mais sobre essa cidade muito bacana.

Foram 2326 km percorridos, novos lugares conhecidos, novas aventuras e muita histórica para contar!

Denise Santos adicionou foto de Florianópolis,Cambará do Sul,Gramado,Canela,Bento Gonçalves Foto 1

Vista dos Canions em Cambará do Sul

Denise Santos adicionou foto de Florianópolis,Cambará do Sul,Gramado,Canela,Bento Gonçalves Foto 2

Lago Negro em Gramado

Denise Santos adicionou foto de Florianópolis,Cambará do Sul,Gramado,Canela,Bento Gonçalves Foto 3

Vinícola em Bento Gonçalves

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Eliane Souza

Eliane Souza comentou 7 anos atrás

Denise, adorei seu post pois ainda não conheço bem o sul mas está na minha lista. Valeu pelas dicas!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Florianópolis, Cambará do Sul, Gramado, Canela, Bento Gonçalves,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.