Um sentimento estranho de liberdade


  Europa, Suécia, Espanha, Dinamarca, Alemanha  2106 visualizações

                  Yasmin Graeml adicionou foto de Europa,Suécia,Espanha,Dinamarca,Alemanha Foto 1

Em uma viagem, há uns 8 anos, conheci no avião uma moça que estava voltando de um mochilão pela Europa. Não lembro o rosto nem o nome dela, mas lembro de ter ficado fascinada pelas histórias que eram muito parecidas com as que meu pai me contava de quando ele tinha mochilado por aí. Viajar sozinha e quase sem planos parecia algo tão aventureiro e para pessoas tão grandes… talvez em um futuro muito distante chegasse a minha vez.

Mas o tempo passa rápido e aqui estou eu. De volta ao Brasil depois de um mês passeando pela Europa. Viajar sozinha é um pouco assustador e ao mesmo tempo libertador.  Minha primeira parada foi Estocolmo na Suécia. Cheguei lá e percebi que não tinha ninguém me esperando no aeroporto, nem uma “mãe GPS” para achar o caminho. Eu tinha que fazer isso sozinha. Santo Google Maps foi meu primeiro pensamento, mas depois descobri que, apesar de ser muito útil, segui-lo nem sempre é uma boa ideia… O trem que ele mandava pegar custava 280 Seks (dinheiro sueco). Sem ideia de quanto valia comprei e acabei pagando 36 dólares em um trem do aeroporto para o centro de Estocolmo. Minha primeira lição: Sempre pesquisar a opção mais barata e não a mais rápida e saber quanto valem as moedas!

Passei minha primeira noite em Estocolmo. Estava sozinha em um hotel e a ficha caiu que a aventura estava só começando. Saí para uma caminhada noturna, mas fui uma menina comportada. Voltei cedo para ter uma boa noite de sono e aguentar o longo dia que eu teria pela frente. Na manhã seguinte sai cedo para explorar a cidade, antes de pegar o trem para Östersund no norte da Suécia, onde iria encontrar algumas amigas para uma parte da viagem.

Depois dos reencontros e aventuras quase no polo norte, na Suécia e Dinamarca, passamos 4 dias em Berlin. Nos próximos posts vou contar mais sobre como são as cidades e a vida por lá. Minhas amigas seguiram para Munique e eu sozinha para Barcelona. Trens, trens e mais trens. Uma mãe quase louca no Brasil, ainda mais com a minha noite em Colônia, depois dos atentados do ano novo. Cheguei em Barcelona e, já mais esperta, agora sabia exatamente como chegar no hostel. Dividir um quarto com vinte meninas é um jeito rápido de fazer amigos. Eu era a “bebê” do quarto, a  maioria estava nos vinte e poucos. Quando perguntavam a minha idade e descobriam que eu só tinha 18 anos, as pessoas se espantavam um pouco. Achavam que eu era corajosa ou perguntavam se meus pais sabiam que eu estava lá.

De Barcelona fui para Madrid visitar meus tios e, para enlouquecer um pouquinho mais minha mãe, resolvi ir para Valência, Córdoba, Sevilha e Toledo! Ainda tinha três dias no meu Eurail pass (passe que eu podia usar dez dias) e não podiam ser desperdiçados. Foi um mês viajando, mas parece que fazem dois anos que fui para Suécia de tantos lugares e passeios. Quatorze trens, dois ônibus e mais uma viagem de carro… Cansativo, mas muito bem aproveitado! E, no fim desta viagem, não posso deixar de agradecer ao Google Maps por me ajudar a me perder um pouco menos, a  Lissandra da star turismo,  que precisou de tanta paciência com as minhas mudanças de rotas e problemas na hora de marcar o trem e, é claro, aos meus pais (que apesar de minha mãe não deixar eu respirar sem avisar ela no whats) que me ensinaram a viajar desde pequena e me dão tantas oportunidades de conhecer lugares maravilhosos!

Texto retirado do meu blog: Qualquer L'atitude e baseado nas minhas experiências em mochilar pela Europa.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa, Suécia, Espanha, Dinamarca, Alemanha,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.