Quinze minutos de fama em Tangamandapio


 Tangamandapio, México      11473 visualizações

Em novembro de 2014, eu e o meu amigo Tiago fizemos uma viagem de 24 dias pelo México. Fãs das séries Chaves e Chapolin, pretendíamos visitar o máximo de referência possível aos seus personagens. Uma das nossas metas era conhecer Tangamandapio.

Sim, a legendária terra natal do carteiro Jaiminho existe! Ela se chama Santiago Tangamandápio (nome de origem chichimeca que significa “tronco podre que se mantém de pé na água”) e fica no estado de Michoacán, no centro-oeste do país.

Heitor M. Corrêa adicionou foto de  Foto 1

Para chegar lá, contratamos com a nossa agente de viagem um guia, o Daniel, que nos levaria de carro para uma visita rápida – já que o lugar tem apenas 10 mil habitantes – no caminho entre Guanajuato e Guadalajara.

Após algumas horas de estrada, surge a placa: “Bienvenidos a Tangamandapio” – com direito a um desenho do Jaiminho do lado. Foi inevitável descer do carro e tirar algumas fotos. O legal é que o Daniel, que também passou a infância assistindo às séries, estava tão empolgado quanto nós, e nos agradeceu a oportunidade de ir àquele lugar que nem sequer a maioria dos mexicanos conhece.

Logo na entrada, está a principal (se não a única) atração turística da cidade: obviamente, a estátua do Jaiminho, inaugurada em 2012 para homenagear o personagem que pôs Tangamandapio no mapa. Novamente paramos o carro e saímos para fotografar.

Heitor M. Corrêa adicionou foto de  Foto 2

Sem querer querendo, havíamos aparecido no lugar certo na hora certa. Ao chegar perto do monumento, nos deparamos com um cinegrafista da Televisa, a rede de TV responsável pelos seriados. Naquela semana se comemorava no México o Dia do Carteiro, por isso ele estava fazendo uma reportagem sobre o assunto. Ao saber que o Tiago e eu éramos brasileiros e tínhamos ido até lá por puro fanatismo, o sujeito decidiu nos entrevistar!

Ele ainda nos contou que também havia conversado com o antigo carteiro local, agora aposentado. Pensamos: já que estamos aqui, por que não conhecer o homem também? Seguimos as indicações e, não muito longe dali, encontramos o simpático Tito “El Cartero” Escobar.

Heitor M. Corrêa adicionou foto de  Foto 3

Batemos um bom papo com ele, que falou com orgulho do dia em que o Jaiminho em pessoa, ou melhor, o ator Raúl “Chato” Padilla, visitou Tangamandapio, em 1983, além de nos mostrar um recorte de jornal em que os dois aparecem juntos numa foto.

No fim das contas, não sabemos se a entrevista chegou a ser exibida na TV, embora tenha sido filmada – pelo menos, durante o resto da viagem, não conseguimos pegá-la. Mas parte da fala do Tiago foi publicada nessa matéria, no site da Televisa.

Seja como for, o que vai ficar marcado é esse dia histórico, que nós nunca evitaremos a fadiga de lembrar!

Heitor M. Corrêa adicionou foto de  Foto 4

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Túlio Bragança

Túlio Bragança comentou 8 anos atrás

CARAAAAAAAAAAAAAAAAAMBA! Sensacional. Conte mais aí da viagem e dos outros lugares que vcs foram. Chegaram a ir pra Acapulco? Ou acabaram indo pro Guarujá mesmo?

Heitor M. Corrêa

Heitor M. Corrêa comentou 8 anos atrás

Sim, Túlio, fomos a Acapulco, e ficamos hospedados no mesmo hotel em que foi gravado o episódio do Chaves. Na Cidade do México, visitamos os túmulos do Ramón Valdés (Seu Madruga) e da Angelines Fernández (Dona Clotilde). Em Cancún, estivemos na frente do condomínio onde morava o Chespirito (poucos dias antes da morte dele =[). E chegamos a fazer contato com a filha do Rubén Aguirre (Prof. Girafales), mas não pudemos visitá-lo porque ele tinha acabado de sair do hospital...

Janaína Santos

Janaína Santos comentou 7 anos atrás

Muuuuuuuuuuito Bacana, ameiii!

Charles Freitas

Charles Freitas comentou 7 anos atrás

Olá Heitor! Sensacional essa visita a Tangamandapio! Você teria mais alguma dica de roteiros relacionados a Chaves/Chapolin na cidade do México?

Heitor M. Corrêa

Heitor M. Corrêa comentou 7 anos atrás

Oi, Charles! Na Cidade do México, você pode visitar o cemitério Mausoleos del Ángel, onde estão sepultados Ramón Valdés (Seu Madruga) e Angelines Fernández (Dona Clotilde).

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.