Que dinheiro levar para uma viagem a Buenos Aires: dólares, euros ou reais?


  Buenos Aires  9951 visualizações

    Acabo de chegar de Buenos Aires e a pergunta continua frequente e  se engana quem pensa que não faz diferença esse planejamento. A dica vale apenas para Buenos Aires, outros lugares na Argentina não temos a mesma facilidade do uso dos reais, por exemplo, mas a estratégia da pesquisa vale para outros países, como Uruguai, Peru ou Bolívia. 
    Não esteja tão certo que o dólar é a espécie evidente de levar numa viagem a Buenos Aires, quer ver? 
  Utilizarei valores de uma viagem recente (julho de 2016). Acessando o site dolar.hoy, que nos dá em tempo real as conversões dos pesos argentinos para dólares, reais e euros, o resumo que fiz ao longo de uma semana, tendo como base 1000 reais (sim, devemos partir do poder de compra da nossa moeda):
 
OPÇÃO A: converter os reais diretamente lá, para pesos argentinos
 
1. No aeroporto (Banco de La Nacion): tx a 3,20, eu teria 3.200 pesos argentinos
2. Nas casas (credenciadas) no Centro da cidade: tx. a 3,50, eu teria 3.500 pesos argentinos
 
OPÇÃO B: converter no Brasil os reais em dólares e lá dólares em pesos argentinos
 
 1000 reais tornavam-se 292 dólares, numa tx a 3,42. Então , para trocar lá:
 
1. No aeroporto (Banco de La Nacion): tx a 14,50, eu teria 4234 pesos argentinos
2. Nas casas (credenciadas) no Centro da cidade: tx, a 15, 50 eu teria 4.526 pesos argentinos
 
OPÇÃO C: converter no Brasil os reais em euros e lá euros em pesos argentinos
 
  1000 reais tornavam-se no Brasil 267 euros, numa tx a 3,75. Então, para trocar lá:
 
1. No aeroporto (Banco de La Nacion): tx a 16,50, eu teria 4405,50 pesos argentinos
2. Nas casas (credenciadas) no Centro da cidade:  tx a 16.80, eu teria 4485 pesos argentinos
 
Assim, o que pode parecer uma bobagem pode te render uns bons vinhos :) A diferença entre a melhor (opção C, 2) e a pior (opção A, 1) é de 77 euros ou 290 reais. Isso, em cada 1000 reais. Em 2000 reais, teríamos uma economia de 580 reais e assim por diante. Aí vão te perguntar: putz, mas você vai gastar Euros na Argentina? Não, irei gastar o que os meus reais comprariam independente de conversão da moeda local. E melhor: eu prefiro que sobre para uma próxima viagem euros a dólares, vai de cada um.
 
Em relação à utilização do cartão de crédito, aí você deve pesar a perspectiva de alta ou queda do dólar e o seu programa de fidelidade para conversão de milhagens para avaliar se vale à pena a incidência do IOF. 
 
Comprovando, seguem as taxas do Banco La Nacion, em 08 de julho de 2016, Ezeiza (ah, funciona 24 horas, enquanto houver vôos chegando):
 
Lu Torres adicionou foto de Buenos Aires Foto 1
 
 
Então:
1. Não aceite de cara que reais ou dólares são as melhores opções.
2. Consulte o site dolar.hoy - a variação na sua chegada, se existir, será muito pequena, irrelevante.
3. Não aceite também que a troca no aeroporto continua sendo a melhor opção, pois mudou.
4. As casas credenciadas de câmbio no Centro da cidade com ótimas taxas ficam na Calle Sarmiento, na quadra entre 400 e 500 (procure pela Alpe, Multifinanza, por exemplo).
ATENÇÃO: Essas casas  - assim como os bancos - só funcionam em horário comercial. Portanto, avalie a troca caso chegue num final de semana ou feriado, pois as melhores opções estarão fechadas. Aí, a OPÇÃO C, 1 passa a ser a melhor delas. De toda forma, euros continuam valendo mais em qualquer situação.
5. Todo mundo já sabe, mas não custa lembrar: NUNCA troque nas casas não credenciadas ou com pessoas que certamente irão fazer parte da sua passagem pela Calle Florida: "Cambio, cambio...reales, euros, dolares..." Nunca ! O risco existe, então, não arrisque.
 
  E aí? Vale à pena fazer umas continhas rápidas ou não? Eu faço! 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Celso  Lobo

Celso Lobo comentou 7 anos atrás

Lu, ótima dica. Eu sempre me enrolo nessas contas na hora de viajar e acabo levando reais. Mas pela diferença apontada, vou ser mais cuidadoso. Abraço

Lu Torres

Lu Torres comentou 7 anos atrás

Opa, vale à pena :) Abração

Victor Machado

Victor Machado comentou 7 anos atrás

Nossa! muito bom mesmo, estou indo para Buenos Aires em janeiro. Mas, pelas contas não seria melhor levar Dolar( opção B2) ao invés de euro (opção C2) ?

Lu Torres

Lu Torres comentou 7 anos atrás

Oi Victor, vai depender das contas no momento da sua compra...o site que indiquei é um bom parâmetro, em relação ao câmbio do aeroporto (Banco La Nación), por exemplo, não havia diferença. Abração

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Buenos Aires,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.