Por que o México é o melhor país na América do Norte?


  Cidade do México, Xalapa, Villahermosa, Palenque, Tulum, Playa del Carmen, Ciudad Juárez, Chihuahua, Puerto Vallarta  14028 visualizações

Como foi passar três meses viajando pelo México

Margareth Vasconcellos adicionou foto de Cidade do México,Xalapa,Villahermosa,Palenque,Tulum,Playa del Carmen,Ciudad Juárez,Chihuahua,Puerto Vallarta Foto 1

Olá! Me chamo Margareth e comecei uma viagem de volta ao mundo em Dezembro de 2015. Desde então foram diversas cidades visitadas e muitos países.


Antes de começar essa viagem, eu tinha viajado para o exterior apenas a trabalho e para os Estados Unidos, então tudo tem sido uma grande novidade, mas eu não estava preparada para o que veria no México!


O país é simplesmente sensacional. Impossível não se apaixonar por lá e querer ficar mais e mais tempo conhecendo cada canto e toda diversidade cultural. Assim como o Brasil, existem muitos “Méxicos” no México. Sei que o título desse relato é "polêmico", mas me apaixonei pelo país e queria passar essa paixão para mais pessoas...

A chegada, o trajeto e a saída do país

Estou viajando com meu marido, e nossa proposta de viagem é evitar avião. Viajamos de ônibus, trem, barco...tudo que nos faça aproveitar melhor o trajeto. Chegamos no México em 22 de fevereiro desse ano através da fronteira com a Guatemala.


Fomos muito bem recebidos e ganhamos logo de cara 180 dias para curtir o país. Nossa ideia era percorrer o teriitório de ponta a ponta, começando pelo leste e cruzando para oeste. Ou melhor, de oriente para poniente, que é como eles dizem. rs


Ficamo no país até maio e nosso trajeto foi: Palenque, Yachilán, Bonampak, Playa del Carmen, Chichén Itzá, Tulum, Campeche, Villahermosa, Xalapa, Puebla, Cidade do México, Guadalajara, Puerto Vallarta, Los Mochis, Chihuahua e Juaréz.


Nosso plano inicial sempre foi sair do México por Juaréz para entrar nos Estados Unidos. Talvez você tenha ouvido falar que lá é muito perigoso, ou até mesmo tenha assistido àquele filme “Sicario”. Bem, a realidade de hoje em dia é diferente.


A cidade é segura e as pessoas extremamente simpáticas. Decidimos sair por lá, pois é em Juaréz que a Margarita, drink típico mexicano, foi inventada. E, devo dizer, valeu muito a pena! Foi a melhor margarita da vida. O bar onde ela foi inventada se chama Kentuchy Club e fica a poucos passos da fronteira com os Estados Unidos.


Um fato interessante para ficar atento é que desde março o país mudou a política dos períodos de permanência. Eles nos deram 180 dias de permanência no passaporte. Pois bem, desses 180 apenas 7 eram “cortesia”.


Quando cruzamos a fronteira de Juaréz para El Paso (Texas) foi um quiprocó danado. Primeiro descobrimos que teríamos que pagar uma taxa de 500 pesos (cerca de R$100), já que ficamos mais de 7 dias pelo país. Depois foi um parto pra pagar, pois não é na imigração que paga… É algo novo e ninguém sabia dizer muito bem se era só pra quem saía por terra. Então, vale pesquisar essa questão antes de ir.


E, pra finalizar todo aquele dia insano, a imigração dos Estados Unidos nos barrou duas vezes antes de nos liberar. rs


Nós já tínhamos tirado o visto, B1/B2, pros EUA antes de sair de viagem, ainda no Brasil. Mas o agente da imigração cismou com a forma como pagaríamos nossa viagem pelos EUA. A questão é que trabalhamos online e custeamos a viagem com o que ganhamos a cada mês.


Depois de explicarmos detalhadamente nosso trabalho, mostrarmos nossas declarações de Imposto de Renda e tudo mais, o agente liberou. E ainda nos deu 180 dias!!! Mas só precisávamos de 90, pois pegaríamos um avião no Alasca, para a Sibéria, em Agosto.


De qualquer forma, todo o trabalho e custo valeu a pena. O país é incrível e eis o primeiro motivo: a cultura antiga do povo mexicano.

As civilizações pré-colombianas do país

O México é um país muito diverso. Na parte do sul, mais próxima a Guatemala e Belize, os Maias predominavam. Subindo mais para o norte do Istmo, há os Olmecas.


E na parte central até o norte, haviam os Aztecas. Muitos desses povos se originaram um dos outros, ou tiveram uma forte troca cultural e política. Alguns inclusive faziam casamentos entre os nobres de diferentes cidades para fortalecer os laços de união entre elas.


É sensaciona!l Existem diversos sítios, parques arqueológicos, meuseus, e cada um tem uma peculiaridade.


Por exemplo, em Bonampak há o que considero a “Capela Sistina” dos Maias - que é essa foto aqui embaixo. Em Xalapa o Museu de Antropologia tem peças de todo o país, muito bem catalogadas e conservadas. Além disso, foi lá também que assisti a uma lucha libre de verdade...rs 

Margareth Vasconcellos adicionou foto de Cidade do México,Xalapa,Villahermosa,Palenque,Tulum,Playa del Carmen,Ciudad Juárez,Chihuahua,Puerto Vallarta Foto 2


No meio da capital do país estão as ruínas Aztecas. Bem ao lado da imponente catedral, já que os espanhóis tentaram ao máximo suplantar a antiga cultura. Além disso, o Museu Anahuacalli, herança de Diego Rivera para os mexicanos, está repleto de peças pré-colombianas.


Sem contar a incrível pirâmide de Chichén Itzá que na época dos equinócios faz com que a serpente esculpida em suas escadas, desça aos olhos nus dos visitantes. É imperdível!


E como se não bastasse isso tudo, ainda existem os cenotes, que são formações naturais únicas da região de Yucatán.


Cada sítio, cada construção, cada cidade, guarda um segredo esperando ser explorado e um detalhe esperando ser observado. Sei que ainda ficou muita coisa para ser vista, mas isso é só mais uma desculpa, que nem preciso, pra voltar a visitar o país.


Outra desculpa, fajuta, é a culinária!

A culinária mexicana

Assim como cada região tem um sítio arqueológico e influência diferente de alguma civilização, cada região tem também um prato diferente. E isso é simplesmente sensacional!


Eu gosto de comer, bem e muito, e sempre gostei de comida mexicana. Mas, o que temos no Brasil não é comida mexicana de verdade, desculpe ser tão honesta. É apenas a visão que os americanos têm sobre o que é a comida mexicana, a TexMax.


Os tacos que vendem no mercado, aqueles duros que esquentamos no forno e recheamos, sabe? Você não verá pelo país. No México o taco é servido numa pequena tortilla de milho maleável. E existe uma infinidade de tipos de taco. Experimentei todos que via. rs


Tacos al pastor, tacos de suadero (um dos meus favoritos), tacos de cabeza (que é de cérebro de boi), tacos de lengua (da língua do boi), e assim por diante. De todos o que menos gostei foi o de cabeza, achei meio sem gosto e a textura é estranha.


Além dos tacos, existem muitos outros pratos deliciosos: pipían verde o rojo, mole (um molho com cacau), mixiote, pozole, enfrijoladas, chalupas, cemitas, chanclas, chilaquiles…e ainda têm o chapolin, uma espécie de grilo que eles comem frito. Agora fica fácil entender as antenas e uniforme do Chapolin Colorado...rs 


Sem contar as salsas, que são as pimentas. Lá as pimentas são saborosas. Picam (é como eles dizem que arde), mas têm sabor. Depois de umas duas semanas comendo as pimentas, eu já estava me sentindo super mexicana...hahaha Não conseguia mais comer nada se não tivesse uma pimentinha junto.


Eu me fartei de comer, porque sabia que sentiria saudade. E acertei...agora escrevendo esse post e lembrando de tudo, bateu muita água na boca.


E o melhor é que a comida é barata! Uma orden de tacos, porção com 5, sai uns R$5. É a melhor comida fast food da vida! Você verá muita gente comendo tacos de rua por todo o país. Para ter uma visão melhor sobre a culinária:

Margareth Vasconcellos adicionou foto de Cidade do México,Xalapa,Villahermosa,Palenque,Tulum,Playa del Carmen,Ciudad Juárez,Chihuahua,Puerto Vallarta Foto 3


México é daqueles países que todos deveriam conhecer. As pessoas são simpáticas, as cidades são lindas, a comida é incrível e a cultura é extremamente rica.


A capital, Cidade do México (CDMX), é uma das cidades mais inacreditáveis da América Latina. Só o Paseo de La Reforma já vale a visita.


Espero que esse post tenha levado um pouco da minha paixão pelo país até você e que ajude a quem estiver planejando conhecer esse lugar imperdível! =)

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Cidade do México, Xalapa, Villahermosa, Palenque, Tulum, Playa del Carmen, Ciudad Juárez, Chihuahua, Puerto Vallarta,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.