Por que a Ilha da Madeira é a melhor ilha para se visitar na Europa?


  Madeira, Portugal, Funchal  4058 visualizações

A Ilha da Madeira é um pontinho no meio do Oceano Atlântico que fica cerca de 500 km da costa africana e a quase 1000 km de Lisboa. E depois de tanto viajar, digo sem nenhuma dúvida, que esta ilha é um dos meus lugares preferidos no mundo.

E não sou só eu que digo isso. Nos últimos 6 anos, a Ilha da Madeira ganhou 5 vezes o prêmio de melhor ilha da Europa para se viajar, deixando para trás todas as ilhas gregas, a Sicília e Malta - isso para falar só de algumas.

DUBBI  adicionou foto de Madeira,Portugal,Funchal Foto 1

Foto: Com a ausência de rios foram construídos esses canais por toda a ilha para levar água da parte norte para o sul. Na Ilha da Madeira, esses canais são chamados de Levadas.   

Mas por quê?

Por quê a Ilha da Madeira é tão premiada?

Acredito que um dos segredos é a forma como ela lida com o turismo e com seu ambiente.

Os hotéis da Ilha da Madeira têm a maior taxa de ocupação de Portugal e, ainda assim, a ilha não passa aquela sensação de "caos turístico" (over tourism) que já vemos em alguns lugares do mundo. A ilha grega de Santorini, por exemplo, embora seja um dos lugares mais bonitos que já tenha visto, é extremamente vazia durante o inverno e se transforma num formigueiro humano durante o verão. É 8 ou 80. E é justamente esse desequilíbrio que faz o turismo ganhar olhares de vilão - principalmente quando o destino recebe em épocas de alta temporada uma quantidade de pessoas muito maior do que pode comportar. Na Madeira, felizmente, esse desequilíbrio não existe.

Mesmo tendo um período de alta temporada, no verão, a Madeira tem uma série de eventos e atrativos distribuídos ao longo de todo o ano. Esse equilíbrio, que começa na agenda, faz dela um lugar para ser estudado por outros destinos que querem investir no turismo.

Claro que a ilha reúne uma quantidade enorme de vantagens geográficas que fazem ela ser atrativa o ano todo. O fato da ilha ter uma temperatura agradável até mesmo no inverno, ajuda bastante. Da mesma forma, a combinação de natureza (montanhas, florestas e pontos de mergulho) com os atrativos urbanos ricos em arquitetura e história também conta muito. É verdade que nem todos os destinos têm a sorte de ter essa variedade de coisas num espaço tão concentrado.

Mas o trunfo da ilha é saber utilizar tudo isso de forma pensada e sem destruir essas vantagens.

Pequenas ilhas sempre me chamaram atenção por um motivo:

  • Elas precisam saber se virar bem em muitas coisas porque sabem que não tem vizinhos próximos para pedir socorro. Em outras palavras, qualquer impacto ambiental que acontece numa ilha é sentido de um jeito muito rápido por quem está nela.

DUBBI  adicionou foto de Madeira,Portugal,Funchal Foto 2

Foto: No centro de Funchal, capital da Ilha da Madeira, um aviso de multa que pode chegar a 50 euros para quem jogar bituca de cigarro no chão.

O ponto é que a Ilha da Madeira me parece ser um desses raros locais do mundo que sabem utilizar e proteger bem os recursos e as vantagens que têm sem explorarem os turistas. E como o turismo é o setor mais forte da economia da Ilha da Madeira, isso não é só uma questão de sobrevivência, mas também de inteligência.

Na Madeira existem florestas e montanhas incríveis e você não paga nada para conhecê-las. No entanto, é preciso pedir uma licença para visitá-las. E fique atento, porque não ter essa licença é sinônimo de multa pesada para você. E isso não tem nada a ver com burocracia.

A licença é feita de um jeito bem rápido e você não precisa desembolsar nenhum centavo para conseguí-la. Mas a ilha precisa saber quem está na floresta no caso de um eventual incêndio - até mesmo para investigar as causas dele. Faz sentido, não?

Essa maturidade na conservação dos recursos naturais veio com o passar dos anos e teve seus erros ao longo da história, mas hoje a ilha colhe os frutos desse aprendizado e tem muito a ensinar. Basta olhar para ela!

E se você quiser ver de perto tudo que a Ilha da Madeira oferece, a TAP tem voos diários e diretos para lá partindo de Lisboa.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Madeira, Portugal, Funchal,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.