O que fazer na Colômbia: 9 experiências incríveis


  Colômbia  2818 visualizações

Não tem como não gostar da Colômbia.

Além da hospitalidade sem igual, o país oferece diversos tipos de experiências, desde grandes cidades até pequenos pueblos e praias de mar azul turquesa. Como dizem os órgãos oficiais do turismo, a Colômbia é puro realismo mágico, e o único perigo é não querer voltar. Listo aqui algumas experiências que vão te fazer suspirar:

Desbravar Bogotá

 Roberta Fernandes adicionou foto de Colômbia Foto 1

Bem no coração dos Andes está a capital e a maior cidade da Colômbia. Bogotá mescla, com maestria, modernidade, edifícios coloniais, tijolinhos e muitas áreas verdes. Adicione diversos atrativos culturais, vida noturna agitada, gastronomia rica e um povo para lá de hospitaleiro e pronto! Está aí um prato cheio para quem gosta de grandes cidades. 

A grandiosidade também se vê na altitude de 2.640 metros acima do nível do mar (estamos falando da 3a capital mais alta do mundo, atrás apenas de La Paz e Quito). Dá para admirar essa grandeza toda no Cerro de Monserrate, o mirante mais famoso da cidade. É possível subir de teleférico ou de trenzinho para apreciar Bogotá de uma altura de 3.152 metros.  Lá em cima fica o Santuario del Señor Caído de Monserrate e também dois restaurantes, o Casa San Isidro e o Casa Santa Clara.  

Minha vista favorita é a de La Calera, um município vizinho de Bogotá. Aproveite para almoçar em algum dos restaurantes da região (o Casa de Piedra tem empanadas incríveis) e curtir o visual, que é incrível. Nem parece que está tão pertinho de uma cidade grande. 

Para quem curte história o bairro de La Candelaria é um prato cheio. É lá que fica o Museo del Oro, com a maior coleção de peças pré hispânicas do mundo. Pertinho tá o Museo Nacional, perfeito para aprender um montão sobre a história da Colômbia. 

Apaixonar-se por Medellin

Roberta Fernandes adicionou foto de Colômbia Foto 2

A capital de Antioquia e segunda maior cidade do país deixou de ser um dos lugares mais perigosos do mundo para se transformar em referência em inovação, empreendedorismo e projetos pedagógicos e culturais. Diversas parcerias entre o governo, empresas e instituições foram fundamentais para promover essas mudanças em Medellín. Rolam boatos de que é a cidade mais cool e queridinha dos colombianos, e o clima agradável ainda rendeu o apelido de "ciudad de la eterna primavera". 

Conhecer o Jardim Botânico, o Parque de La Luz, o Parque de los Pies Descalzos, a biblioteca EPM e a Plaza de las Esculturas (cheia de obras de Botero) são programas imperdíveis. 

Surpreender-se com um pouco de neve em pleno Caribe

Roberta Fernandes adicionou foto de Colômbia Foto 3

A Sierra Nevada é onde você vai encontrar neve em pleno Caribe. A cadeia costeira de montanhas mais alta do mundo é um paraíso para amantes de aventura. Os picos mais altos são o Colón e o Bolívar, com 5.775 metros de altura. 

Também é por lá que você vai encontrar a Ciudad Perdida, também conhecida como Teyuna. Berço dos índios Tayronas, uma das culturas mais antigas e avançadas do mundo pré-hispânico, a cidade foi encontrada em 1976 e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981. Não é raro encontrar comparações com Machu Picchu, já que é uma das maiores cidades antigas. Acredita-se que se tratava do maior centro político e econômico dos Tayronas, e a civilização foi diminuindo até desaparecer completamente após a chegada dos espanhóis. Para ver (e entender) mais dessa história é possível fechar passeios com trilhas de quatro a seis dias com agências ou guias. 

Pueblos como Minca e vilajeros como Taganga completam os (muitos!) motivos para voar para Santa Marta.

Explorar o Parque Tayrona

Roberta Fernandes adicionou foto de Colômbia Foto 4

Pertinho de Santa Marta, a 35 km, está o que muitos classificam como o lugar mais lindo da Colômbia. Claro que a denominação pode soar presunçosa, mas não injusta... são 12.000 hectares de trilhas e praias como Castilletes, Playa Brava, Arrecifes, La Piscina e o Cabo San Juan de la Guía, tudo rodeado de mar cristalino. Só é permitido pernoitar em locais autorizados, e os lugares de camping costumam oferecer barracas e redes para alugar.  

Impressionar-se com as ruínas arqueológicas de San Agustín

Roberta Fernandes adicionou foto de Colômbia Foto 5

No departamento de Huila você vai encontrar a maior coleção de vestígios arqueológicos em pedras vulcânicas. O Parque Arqueológico de San Agustín tem diversos exemplares de estátuas de culturas pré-hispânicas que habitavam a região há mais de 3.500 anos. O significado da maioria delas ainda não foi muito bem explicado. 

Encantar-se por Cartagena

Roberta Fernandes adicionou foto de Colômbia Foto 6

Românticas sacadas com flores, casarões de arquitetura colonial, cafés e restaurantes formam o cenário cinematográfico da cidade muralhada de Cartagena de Índias. Quem busca o lado mais autêntico da cidade costuma curtir o bairro de Getsemaní, que já foi barra pesada, mas hoje é reduto de jovens e mochileiros.

Lugares legais para ver: Museo del Oro (mais modesto que o de Bogotá, mas ainda interessante), Igreja de Santo Domingo, Parque Bolívar, Castelo de San Felipe de Barajas, Convento la Popa e Café del Mar (o pôr do sol mais famoso da cidade).  

As praias de Cartagena não são bonitas, quem quiser ver o mar do caribe tem que se deslocar para as islas del Rosario. A isla del pirata e a isla del encanto são lindas, mas a praia mais visitada é a Playa Blanca, na isla Baru. Quem quiser encarar a areia branquinha e o mar azul turquesa deve chegar cedo para fugir da multidão de turistas e vendedores ambulantes. 

Roberta Fernandes adicionou foto de Colômbia Foto 7

Voltar ao passado na Villa de Leyva

Roberta Fernandes adicionou foto de Colômbia Foto 8

Em Boyocá, a três horas de Bogotá, você vai se deparar com ruas de pedras e fechadas brancas que remetem a outros tempos. Fundada em 1572, Villa de Leyva ainda conserva muitos traços (e encantos) da época colonial. Ali pertinho, em Sutamarchán, rola a Gran Tomatina Colombiana, inspirada no famoso festival em Buñol, na Espanha. 

Bailar Salsa em Cali

Roberta Fernandes adicionou foto de Colômbia Foto 9

Santiago de Cali é a terceira maior cidade da Colômbia e respira o mais caribenho dos ritmos. Fundada em 1536, Cali combina história, música, festa, templos religiosos, montanhas e uma gastronomia marcada por influências espanholas, indígenas e africanas. Vale visitar o mirante Sebastián de Belalcázar, o cerro de las três cruces, o gato del río e o museo arqueológico la Merced - além de bailar até amanhecer. 

Ver estrelas no deserto de Tatacoa

Roberta Fernandes adicionou foto de Colômbia Foto 10

É a partir de Neiva que é possível chegar em Villavieja, onde está a segunda maior zona árida do país. São mais de 300km de terra vermelha e cactos de até 5 metros de altura. Além disso, a posição estratégica do deserto (muito próximo à linha do Equador), o céu limpo e a ausência de luzes artificiais fazem de Tatacoa o destino perfeito para quem quer ver estrelas.

Animou? Tem mais sobre a Colômbia aqui! E se tiver mais dicas de experiências incríveis nesse país lindo é só deixar nos comentários :) 

Fotos: Arquivo pessoal e reprodução

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Nossa, Roberta, que apanhado legal! É, vou ter que voltar; vi aqui que não conheço ainda a Colômbia, rss.

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Adorei seu relato! Tenho vontade de conhecer a Colômbia mas sempre bate uma dúvida: o que fazer la? Encontrei a resposta. Obrigada.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Colômbia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.