O que fazer em Ilhabela (SP)


  Ilhabela  9443 visualizações

Um dos refúgios mais procurados por quem busca fugir das cidades, Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, tem uma natureza verdadeiramente abençoada. É até difícil eleger qual a praia mais bonita. A cada nova que o viajante descobre, encanta-se por algo que não havia na anterior. O conselho, então, é tentar conhecer o maior número de praias possíveis. O preço a se pagar, no entanto, vem em forma de borrachudos, presentes em toda a ilha.

DUBBI  adicionou foto de Ilhabela Foto 1

Divulgação/Shutterstock

Há muito o que fazer em Ilhabela, seja nas praias ou fora dela. O Dubbi conta com o maior prazer!  

Praias
Há muito o que fazer em Ilhabela, e boa parte disso se resume às maravilhas de suas praias. São todas paradisíacas, mas, segredo, se tem uma que os viajantes voltam completamente apaixonados é a Praia de Castelhanos. A natureza quase intocada e praticamente selvagem é um dos grandes charmes. Tanto que, desde 2014, vigora o acesso controlado ao local, com entrada de apenas 107 veículos por dia, sendo 42 de veículos particulares e 65 para jipeiros cadastrados para levar turistas.

DUBBI  adicionou foto de Ilhabela Foto 2

E como é a praia? Além de um visual encantador, com areias branquinhas e água de azul vibrante, possui 1,5 km de extensão, nos quais é possível a prática de surf e passeio de canoa. Quem curte mergulhar também terá um espaço tranquilo para apreciar o mundo marinho do local. Defintivamente, um lugar obrigatório para quem busca o que fazer em Ilhabela.

A estrada que leva até a praia de Castelhanos tem 23 km de extensão, boa parte dela de terra e com cascalhos. De jipe, gasta-se pouco mais de uma hora. Pergunte pelas cachoeiras que têm no caminho, são belas e valem uma parada, garante o viajante Nick Sevdalis, de Americana.

DUBBI  adicionou foto de Ilhabela Foto 3

A praia do Jabaquara, recomendação da viajante Aline Malezan, é a última praia cujo acesso é feito de carro, por um trecho já de terra. É uma praia calma, com ar selvagem. São apenas 500m de extensão, mas suficientes para tornarem ela uma das principais opções para quem busca o que fazer em Ilhabela. Tamanha calmaria de suas águas fazem a praia do Jabaquara ser muito procurada para pesca e caça submarina.

DUBBI  adicionou foto de Ilhabela Foto 4

Aline também gostou muito da praia da Feiticeira. Novamente quem dá as caras por lá é a tranquilidade, apesar de ser uma praia de tombo. Em seu canto esquerdo, abriga um antigo casarão em estilo colonial. Duas cachoeiras desaguam entre a praia e a costa ao sul.

Se quiser aproveitar um circuito de praias, com várias em um só dia, emende a praia da Feiticeira com a do Julião, Praia Grande, Veloso, Curral e Ilha das Cabras. “Ficam próximas uma da outra, dá para conhecer de uma só vez”, afirma William Espindola, de Guarulhos. Entende quando dizemos que há muito o que fazer em Ilhabela em suas praias?

Na Ilha das Cabras, William aproveitou para mergulhar. “É baratinho e bem divertido para a primeira experiência com mergulho. Há o profissional por lá também”, completa.

Para quem prefere agito, a do Curral é a mais badalada. Diferente do clima selvagem das outras que já descrevemos, ela possui uma completa infraestrutura, com hotéis, pousadas, bares e restaurantes. É também um bom lugar para admirar o pôr do sol, a despeito da ampla sombra de área verde que serve de refúgio para aqueles que não querem ficar ao sol. Afinal, uma coisa não impede a outra, não é mesmo?

DUBBI  adicionou foto de Ilhabela Foto 5

Repelente
Nunca, jamais, em hipótese alguma o viajante que procura o que fazer em Ilhabela deve se esquecer de levar o repelente. Ilhabela tem muitos mosquitos e pernilongos, principalmente os temidos borrachudos, em uma quantidade muito acima do normal para uma cidade praiana. Quem é alérgico costuma sofrer ainda mais. Se for o seu caso, vale a pena investir em um repelente mais robusto, de fabricação caseira, que costuma ter um efeito protetor mais duradouro.

DUBBI  adicionou foto de Ilhabela Foto 6

Outra dica que costuma ser eficaz é a da viajante Malu Almeida, de São Paulo. “Uma semana antes da viagem eu tomei vitamina do complexo B (7 cápsulas, uma por dia). Para não falar que eu não fui picada, eu tomei 1 picada! hahaha. Valeu a pena!”, conta.

Cuidado por onde anda
A viajante Vanice Cristina Fundão, de Itatiaia, quase foi atropelada andando nos calçadões à beira-mar, por isso ela contou a experiência no Dubbi. “Os ciclistas correm muito e atropelam você se estiver na via deles. Ande sempre na faixa de pedestres e não seja um turista desavisado igual eu fui”, diz.  

Onde comer
A vila no centro concentra boa parte do agito do que fazer em Ilhabela à noite. Por lá, inúmeros restaurantes de todos os gostos povoam os quarteirões. A viajante Luana Santos, recomenda a Borrachudo Sanduicheria. O nome pode lembrar os mosquitos desagradáveis, mas o lanche é uma delícia. “É bem cheio e demora para ser atendido, mas o lanche vale muito a pena”, afirma.

DUBBI  adicionou foto de Ilhabela Foto 7

Outro lugar que concentra a vida noturna e as opções do que fazer em Ilhabela à noite é a praia do Perequê. No shopping Ardhentia, dentre os vários estabelecimentos, escolha aquele que tiver música ao vivo.

A Jana Almeida, de Pouso Alegre, recomenda um dos mais procurados de Ilhabela, o Cheiro Verde. “A comida é farta e muito boa”, garante. Para os amantes de crepe, a dica esperta é da Malu Almeida, de São Paulo: a creperia N´Areia. “É maravilhoso e vem com muito recheio”, afirma. O estabelecimento está em dois lugares: na praia do Perequê e na vila do centro.

O viajante Dennis Carlotti, de São Paulo, amplia as opções. “Para self-service, o Max Paladar Ilhabela, na praia do Perequê, e, para pizza, o Caminho da Pizza, em Itaquanduba”, diz.

Onde ficar
A viajante Laís Albuquerque, de São Paulo, hospedou-se na pousada Le Refuge, a 900 metros da praia do Curral. “Ela é distante da vila central, mas é uma gracinha. À propósito, ela proporciona uma vista impagável”, diz.

Já o viajante William Espindola, de Guarulhos, passou as noites na Pousada Refúgio da Harmonia. “Lugar é legal e o pessoal mais ainda. Mesmo após o checkout aproveitamos um pouco da piscina e do bar”, conta.

Tem mais dicas do que fazer em Ilhabela? Deixe nos comentários e inspire viajantes!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 7 anos atrás

Parabens pelas dicas.

Eliane Souza

Eliane Souza comentou 7 anos atrás

Adorei o post! Para quem gosta de cachoeira, recomendo também a da Toca. Ela fica numa propriedade particular mas vale a pena pagar a entrada, tem boa estrutura, banheiros e repelente rs. Me encantei com os beija-flores que ficam na entrada.

Polyy Lima

Polyy Lima comentou 7 anos atrás

A Praia do Jabaquara é linda e muito tranquila. De noite recomendo uma parada na creperia N’Areia.. o crepe de nutella tem tanto recheio que nos deixa até mais feliz *-*

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ilhabela,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.