O que fazer em Holambra (SP)


  Holambra  5435 visualizações

Holambra, a Cidade das Flores, de colonização holandesa, é uma das mais charmosas cidades do interior de São Paulo. Não apenas por causa das flores espalhadas por todos os cantos, mas também por ser um local todo bem cuidado e com inúmeros estabelecimentos agradáveis para comer e beber com qualidade. As visitas a fazendas e sítios proporcionam um contato com a natureza que irá encantar a todos os viajantes.

DUBBI  adicionou foto de Holambra Foto 1

Quer saber o que fazer em Holambra? Confira a seguir!

Expoflora
Nos meses de agosto e setembro acontece o evento mais famoso da cidade, o Expoflora, que em 2016 teve sua 25ª edição. A cidade se enche de flores e plantas de todos os tipos, como mini petúnias em forma de coração e violetas dobradas. Novidades também são lançadas, como mudas de plantas cultivadas em vidro, que têm a proposta de não demandar muito tempo para o cuidado, ótimo para não deixar as plantinhas morrer em meio a um dia a dia corrido.

DUBBI  adicionou foto de Holambra Foto 2

O evento, este ano, contou com duas praças de alimentação com 16 lanchonetes e cinco restaurantes, incluindo fast foods tradicionais e comidas típicas da Holanda. Só fique atento ao conselho da viajante Pri Fujihara: “A cidade fica mega lotada e todos os lugares têm fila para comer e beber”. Portanto, caso não goste de muito agito, escolha outra época do ano, embora as flores estejam em menor número.

Moinho Povos Unidos
Inaugurado em 2008, o moinho Povos Unidos é uma cópia fiel dos famosos e tradicionais moinhos holandeses. É o mais alto dos três moinhos que existem no Brasil, com 38,6 metros de altura, e outra grande atração para quem busca o que fazer em Holambra. As pás do moinho holambrense possuem 12 metros cada e envergadura de 24 metros de ponta a ponta, com uma tração que gera 60 cavalos de força.

DUBBI  adicionou foto de Holambra Foto 3

Tudo isso dá para conferir de perto, subindo no mirante do moinho, que revela ainda uma vista incrível de toda a estância turística. São dez andares até chegar lá, sendo que em sete deles é possível visitar e aprender alguma coisa, como histórias de moinhos pelo mundo, a importância dos moinhos na construção da Holanda, o material utilizado para se erguer um, dentre outros.

O valor da entrada é de R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia.

Campos de flores
Afinal, de onde saem tantas flores que são vistas na Expoflora (e também em toda a cidade em épocas normais)? Dos campos de flores, uma das principais atrações para quem busca o que fazer em Holambra. O acesso aos campos, no entanto, só é possível através das agências de turismo. A vantagem é que dá para personalizar bastante o roteiro, escolhendo de onde quer sair, aonde quer chegar e até os locais que pretende visitar.

DUBBI  adicionou foto de Holambra Foto 4

Há vários tipos de flores disponíveis à visitação, como rosas e gérberas. Nos passeios, o viajante aprende, por exemplo, que foi graças a técnicas especiais de plantio e cultivo, como a produção em estufas, trazidas diretamente da Holanda, que permitiram que a produção local de flores e plantas atingisse níveis de qualidade altíssimos, e se expandisse por todo o mercado brasileiro.

As empresas mais conhecidas são a Theos Turismo, Holambrasil, Real Holambra, e Bloemen Tour.  

Turismo rural
Há muito o que fazer em Holambra em meio às flores, mas é bom deixar claro que a cidade não se resume a elas. Tanto que o turismo rural é muito forte por lá. E, quando falamos em turismo rural, é aquele mais roots, de andar a cavalo, fazer trilhas e visitar cachoeiras. O Sítio Estrela do Leste Arurá trabalha com a criação de jacarés-de-papo-amarelo. Além de aprender mais sobre a espécie, sempre tão ameaçada de extinção, é possível inclusive tocar em um (fique tranquilo que não é perigoso e nem irá causar danos aos bichos).

DUBBI  adicionou foto de Holambra Foto 5

No Osvaldo Sia Turismo Rural, é possível ter um dia completo de diversão, com pescaria, piscinas, restaurantes, churrasqueiras, trilhas, campos de futebol e vôlei de praia. Já no Rancho da Cachaça, hora de aprender como a cachaça artesanal é produzida (e, claro, degustar as mais variadas cachaças feitas ali).

Onde comer
A gastronomia de Holambra é um de seus pontos fortes. São inúmeros bons restaurantes, de comida típica holandesa ou não. A viajante Pri Fujihara recomenda o Restaurante Confeitaria Martin Holandesa. O cardápio é absurdamente delicioso. Alguns exemplos são a pannekoeken, tradicional panqueca holandesa, e a diny speciaal, um mix de salsichões, chucrute e batatas à moda da casa. Isso porque nem falamos da confeitaria ainda, com inúmeros doces holandeses, tais como appelflappen (folhado de maçã), tompoes (folhado de baunilha) e o victóriastengels (folhado com corn flakes).

DUBBI  adicionou foto de Holambra Foto 6

Divulgação/Shutterstock

O Casa Bela é outro restaurante muito falado e bastante recomendado para quem procura o que fazer em Holambra. De entrada, peça a pupunha in natura assada servida na própria casca com azeite de ervas. Para sair um pouco dos pratos típicos holandeses, prove a pescada da casa, que serve duas pessoas. É o cambucu grelhado, servido com tomate fresco, alcaparras, azeitona preta, cebola roxa e risoto de maracujá. E como é quase impossível não voltar às origens holandesas, é muito gostoso o hollandse tafel, com eisbein, salsichão holandês, kassler, purê de maçã, chucrute e stamppot (purê de batata típico).

Para se aventurar em uma pizza (afinal, cidadezinhas charmosas como Holambra sempre possuem uma pizzaria gostosa), a Dr. Pizza, com 13 anos de tradição, é a mais procurada - serve também pratos e porções.

Onde ficar
No centro de Holambra, o Hotel Villa de Holanda é um dos mais procurados pelos viajantes. Ele é bem simples, com quarto espaçoso e limpo, e como sua localização é privilegiada, está a poucos metros de várias das principais atrações do que fazer em Holambra.

Bem ao lado, encontra-se outra pousada confortável e tranquila, a Pousada Oca. Na parte interna, um jardim com palmeiras e um espelho d’água com carpas criam um espaço zen. Os apartamentos dispõem de ar condicionado, cama king size e wi-fi gratuito.

Tem mais dicas do que fazer em Holambra? Deixe nos comentários e inspire viajantes!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Purpurine Lira

Purpurine Lira comentou 7 anos atrás

Não vamos esquecer da Confeitaria Zoet en Zout e o seu famoso doce de rosas, com vista para o lago Vitória Régia :D

Daniela

Daniela  comentou 7 anos atrás

Só dá para visitar a cidade no dia da ExpoFlora?

Pri Fujihara

Pri Fujihara comentou 7 anos atrás

Que máximo ser citada por aqui! :) Visitem Holambra, é uma cidade tão charmosa e tão bem pensada nos seus mínimos detalhes! E Holambra não é só Expoflora! Eu por exemplo, fui fora de época e amei!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Holambra,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.