O que fazer em Florianópolis


  Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, América do Sul  1901 visualizações

Visitar Florianópolis é uma experiência incrível, a Ilha da Magia, na minha opinião, é um dos melhores destinos brasileiros. Não importa se você é amante da natureza e gosta de tranquilidade ou se gosta de bares e baladas. Em Florianópolis você tem de tudo.

História


Inicialmente fundada como Nossa Senhora do Desterro em 1675, Florianópolis fazia parte da vila de Laguna, e somente em 1726 foi elevada à categoria de vila, assim desmembrando-se de Laguna.
Com sua boa localização estratégica, a ilha passou a ser ocupada militarmente. Esse fato contribuiu bastante com a ocupação de toda a ilha e também com o desenvolvimento da agricultura e indústria manufatureira de algodão e linho.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 1


Em 1823 a vila foi elevada à categoria de cidade, tornando-se capital da pronvíncia de Santa Catarina. Com grande investimento de recursos federais, esse foi um período de grande prosperidade para Desterro, com construções de prédios públicos, melhorias no porto e a organização de atividades culturais.


Em 1894, devido à grande influência do Marechal Floriano Peixoto, a cidade foi renomeada para Florianópolis em sua homenagem. A partir do século XX a cidade passou por profundas transformações, e hoje tem sua economia baseada no comércio, prestação de serviços públicos e turismo.
 
O que fazer em Florianópolis


Já visitei Florianópolis várias vezes, e sempre falta tempo para fazer tudo o que quero. É tanta coisa pra fazer que um mês seria pouco na ilha. Pra resumir um pouco, vou fazer uma lista das coisas que considero bacanas.


Meu lugar preferido em toda a ilha, aqui existem muitas opções, sejam atividades, restaurantes, barzinhos, etc. Eu recomendo:

  • Stand-up paddle
  • Passeio de barco
  • Sandboard. Leia logo abaixo sobre as Dunas da Joaquina  

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 2


Além dessas atividades, muita gente faz piquenique na beira da lagoa, ou passa a tarde caminhando pelas lojinhas de artesanato, e pra fechar o dia uma boa cerveja num dos diversos bares e restaurantes é uma ótima opção.


Ainda na Lagoa, recomendo 2 lugares ótimos. Bar do Boni é um restaurante na beira da lagoa que oferece boas porções e algumas opções de cervejas artesanais, recomendo a porção de isca de côngrio. E o The Black Swan é pub inglês de excelente qualidade, serve ótimas porções e oferece diversas opções de choppes, inclusive alguns ingleses.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 3

Passear pelo centrinho da lagoa é um bom passatempo, tem diversas lojinhas, bares, pessoas vendendo artesanato na rua, feirinhas e etc. Tem até um espaço de food trucks com várias opções. Bem bacana!

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 4

Beira Mar Norte


A melhor opção para fazer uma caminhada/corrida, passear de bike ou quem sabe até fazer um passeio de barco. A beira mar norte é uma boa opção para passar o final da tarde e ver pôr do sol, e depois jantar em um dos restaurantes ali localizados. 

Ainda na beira mar norte, existe um passeio de escuna, que visita a Baía dos golfinhos e muito mais. Confira nesse post da Alyssa como é essa aventura! 

Lagoa do Peri


Com 5km², a Lagoa do Peri é a maior lagoa totalmente de água doce da costa catarinense.  Localizada ao sul, é também o maior manancial de água potável da ilha.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 5

O local é um parque municipal e também reserva biológica, rica em fauna e flora. Em dias quentes, o parque serve como ponto de encontro para piqueniques, passeios e banhos refrescantes.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 6

Muito menos explorada que a Lagoa da Conceição, na Lagoa do Peri ainda é possível encontrar mata atlântica primária. Um lugar lindo, preservado e tranquilo, perfeito para fugir da muvuca dos pontos turísticos. 

As dunas da Joaquina


Já sonhou em fazer snowboard alguma vez? Eu sempre quis! Apesar de nunca ter feito, acho muito legal. Mas e que tal fazer algo semelhante?

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 7

Nas dunas da Joaquina você pode fazer Sandboard, que é muito semelhante, com a diferença de que ao invés de comer neve, você vai comer areia. E não se engane, você vai cair, o negócio é muito mais difícil do que parece.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Essas são algumas das muitas opções de lazer de Florianópolis. Para descobrir mais, acesse o link abaixo e veja o post completo, com muito mais dicas do que fazer, onde comer e até um mapa interativo com todas as opções.

O que fazer em Florianópolis

Tire a Bunda do Sofá.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás

Estive em Floripa recentemente e fiz algumas trilhas no sul da Ilha. Para quem tem um tempinho a mais e gosta de aventuras, é uma ótima opção

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, América do Sul,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.